Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Libolo e 1º de Agosto dominam

Melo Clemente - 06 de Abril, 2017

Libolenses e militares passearam classe na primeira mão dos quartos-de-final da Taça de Angola partidas disputadas na terça-feira

Fotografia: José Soares

As formações do Recreativo do Libolo e do 1º de Agosto estão praticamente apuradas para as meias-finais da Taça de Angola em basquetebol sénior masculino,  face aos triunfos obtidos na terça-feira, na primeira mão da segunda maior competição a nível da \"bola ao cesto\".

O Recreativo do Libolo superou com alguma facilidade a formação do Progresso Associação do Sambizanga, por 84-57, no Pavilhão Anexo número dois da Cidadela Desportiva, num embate em que os actuais detentores do troféu da Taça de Angola não encontraram resistência por parte do seu opositor.

Com este resultado (84-57), a formação do grémio de Calulo, que continua de pedra e cal na liderança da tabela classifictiva da39ª edição do Campeonato Nacional de basquetebol em seniores masculino, vulgo BIC Basket, com 44 pontos, tem assegurado praticamente o passe de acesso  às meias-finais da Taça de Angola.

A equipa do Recreativo do Libolo recebe no dia 11 do mês em curso, no Pavilhão do Dream Space, em Viana, a equipa liderada por Alberto de Carvalho \"Ginguba\", num prélio onde os visitados são claramente favoritos à conquista de mais um triunfo. Entretanto, o mesmo  pode dizer-se do Clube Central das Forças Armadas Angolanas, que venceu o Clube Desportivo Marinha de Guerra, no Pavilhão Victorino Cunha, por expressivos 103-57.

A Marinha de Guerra que apareceu algo desfalcada, foi incapaz de travar o jogo ofensivo do 1º de Agosto, alcançou deste modo, um resultado expressivo que pode permitir uma segunda mão tranquila.

No prélio do dia 11 do mês em curso, o técnico espanhol Ricard Casas vai aproveitar para pôr a jogar, os atletas que precisam de atingir a forma desportiva, para a ponta final do Campeonato Nacional, com realce para o jovem Johne Pedro, poste que na ponta final da temporada passada, contraíu uma lesão.

Quem também tem assegurada à passagem para as meias-finais da Taça de Angola, é a fomação do Atlético Sport Aviação (ASA), que venceu a sempre aguerrida equipa do Futebol Clube Vila Clotilde, por 78-53.

Na partida de destaque dos quartos-de-final, a formação do Atlético Petróleos de Luanda foi ao Pavilhão 28 de Fevereiro, arrancar o triunfo apertado, por escassos três pontos de diferança (79-76),num prélio em que os tricolores tiveram que se aplicar ao fundo na ponta final, para conseguir a vitória.

Antevê-se por isso, uma segunda mão muito disputada, entre petrolíferos da capital e polícias, desafio a ser disputado no Pavilhão Principal da Cidadela Desprtiva, no dia 11 do mês em curso. A formação do Recreativo do Libolo é  actual detentora do troféu da segunda maior competição, a nível da \"bola ao cesto\".

NBA
Base Westbrook
mira marca inédita

O Oklahoma City Thunder quebrou a série de duas derrotas seguidas na NBA, e atropelou o Milwaukee Bucks, por 110-79, na Arena Chesapeake Energy, em Oklahoma, na noite de terça-feira. Desta vez, o placar ficou em segundo plano. Isso, porque Russell Westbrook ganhou todos os holofotes ao igualar o recorde de 41 triplos-duplos na história da maior liga de basquetebol do planeta.

Westbrook, junta-se assim a Óscar Robertson, que na temporada 1961/62 também alcançou a marca, a defender o Cincinnati Royals.
Se repetir o feito nos próximos dias, Westbrook pode tornar-se uma lenda ,como único atleta da NBA a chegar a 42 triplos-duplos na carreira.

O lance, que determinou o triplo-duplo de Westbrook ,nessa noite, aconteceu quando restavam 9 minutos e 20 segundos para o fim do jogo. Com uma assistência para Taj Gibson, o camisa 0 do Thunder levou o ginásio ao delírio, e ouviu os berros de “MVP” do público, em referência ao prémio concedido ao melhor jogador da temporada.

Em todo o confronto da terça, em que o Oklahoma City Thunder não teve qualquer dificuldade para vencer, a prova disso são os 31 pontos de vantagem ao fim do duelo, Russell Westbrook marcou 12 pontos, teve 12 ressaltos e fez 13 assistências.

Fim de carreia
Andrés Nocioni
anuncia retirada

O extremo poste argentino, Andrés Nocioni, anunciou na segunda-feira, através de uma carta aberta publicada no seu perfil no Twitter, que  vai retirar-se do basquetebol, no final da actual temporada, em que está a defender o Real Madrid. Nocioni deve oficializar a decisão na terça-feira, num evento no camarote de honra do Estádio Santiago Bernabéu, em que vai ter a companhia do presidente do clube espanhol, Florentino Pérez.

"Pretendo melhorar minha conduta, meus hábitos. E, como está claro para mim que jamais conseguirei mudar o meu temperamento,  aposento-me antes que me expulsem", escreveu o atleta de 37 anos, a brincar com o próprio comportamento em quadra.

"Vivi como joguei. Fui sempre honesto e entreguei o meu coração, em cada clube em que estive, todos os dias, em todos os treinos, em todas as partidas. Deixo o basquetebol da maneira que desejo deixá-lo: a competir ao mais alto nível da Europa,  num clube de máxima hierarquia mundial", acrescentou.

Nocioni fez parte da histórica selecção da Argentina, campeã olímpica, em 2004. No ano passado, também disputou os Jogos, e embora não tivesse obtido uma medalha, teve algumas actuações de destaque, em especial na partida com o Brasil, na fase de grupos. O argentino foi o cestinha do duelo, com 37 pontos, e ajudou sua equipa a bater os donos da casa por 111-107.