Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Libolo lidera isolado BAI-Basket

Álvaro Alexandre - 01 de Março, 2014

Recreativo do Libolo regressa à liderança isolada do campeonato nacional da bola ao cesto depois da vitória ontem sobre o 1º de Agosto

Fotografia: Jornal dos Desportos

A equipa do Recreativo de Libolo reassumiu a liderança do Campeonato Nacional de Basquetebol, com 33 pontos, ao bater ontem no pavilhão Victorino Cunha, o 1º de Agosto por 83-75, na principal partida da última jornada da segunda volta da fase regular.

A determinação dos jogadores do Libolo empreendida no quarto  turno da partida foi fundamental para a vitória, depois de ter-se mostrado apáticos nos três primeiros turnos em que perdeu por 18-23, 34-39 e 51-53.

A jogar em casa, os militares começaram a definir cedo o rumo da partida. Decorridos cinco minutos, o domínio pertencia aos pupilos de Paulo Macedo, que venciam por 15-9.

A um minuto do término do primeiro quarto da partida o Libolo reduziu a diferença para quatro pontos (16-20). O 1º de Agosto marcou mais três pontos e o adversário converteu mais dois, fixando o resultado em 18-23.

Os primeiros dois pontos do segundo período  foram marcados pelo 1º de Agosto. A formação anfitriã geriu a liderança e a cinco minutos do intervalo maior vencia por 30-23.

Depois, o Libolo mudou o "figurino" do jogo e passou a pressionar mais o último reduto  dos militares. Esta dinâmica permitiu a redução da desvantagem para 29-34.

Os dois conjuntos foram para o intervalo com uma diferença de 5 pontos. o 1º de Agosto conservou a liderança na partida por 39-34. No reatamento, o Libolo entrou mais atrevido e tomou o controlo da partida. Fruto de maior concentração nos ataques realizados silenciaram os militares com pontos atrás de pontos.

Esta postura permitiu a equipa do Libolo passar a frente do marcador, pela primeira vez, aos três minutos do terceiro período com o placard a registar 42-39. 

A formação do Rio Seco teve que se aplicar a fundo para repor a história de jogo. Acabando por triunfar por 53-51. Segundo os indicadores transportados no período anterior, o Libolo voltou a anular a desvantagem e assumiu o rumo da partida. Aos 3 minutos, a formação do Cuanza Sul adiantou-se novamente no marcador (59-55). A saída de Olímpio Cipriano, principal obreiro da reviravolta, não retirou a crença guerreira do conjunto do Libolo. 

O 1º de Agosto tentou várias vezes anular a desvantagem mas a determinação dos libolenses fundamental para o triunfo de 83-75.

Para a jornada de ontem, a Universidade Lusíada bateu o Progresso do Sambizanga por 69-63.


NBA
Lebron comanda
vitória sobre Knicks


Após falhar a última partida LeBron James utilizou uma máscara para proteger uma fractura no nariz e, mesmo sem estar totalmente recuperado, foi o grande destaque do confronto, frente ao New York Knicks, a quem o Miami Heat venceu 108-82.

Em campo por quase 37 minutos, LeBron terminou como o cestinha do encontro, com 31 pontos marcados, além de quatro ressaltos e quatro assistências.

Depois dele, quem mais marcou pelo Heat foi Dwyane Wade, que anotou 23 pontos.

Do outro lado da partida, os Knicks foram comandados por Carmelo Anthony, que tentou levar a sua equipa à vitória ao marcar 29 pontos. Além dele, quem também se destacou foi Tyson Chandler, que alcançou um duplo-duplo ao marcar 19 pontos e fazer 16 ressaltos.

Para manter a sequência de vitórias (fez agora a sexta), o Miami Heat volta ao campo hoje, contra o Orlando Magic, novamente em casa.