Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Libolo perde final de Clubes

Francisco Carvalho - 17 de Dezembro, 2016

Recreativo de Libolo liderou a lista das equipas fracassadas

Fotografia: Jornal dos Desportos

Os dois últimos lances livres de Foster foram insuficientes para o Recreativo de Libolo superar as desvantagem sobre o Al Ahly Sporting Club do Egipto na partida da final disputada ontem no Cairo. A equipa angolana perdeu por 66-68 diante de uma equipa que há muito desconhecia o sabor do pódio mais alto da Taça de Clubes Campeões Africanos.

Com a derrota, o Recreativo de Libolo liderou a lista das equipas fracassadas, na qual o 1º de Agosto, a mais titulada da competição, contentou-se com o oitavo lugar.

A ascensão dos egípcios indicia uma nova página na história do basquetebol continental. Apostaram nas contratações de norte-americanos, à semelhança de equipas angolanas, que levaram à prova um novo modelo de tratar a bola. Com jogadas sincronizadas, equilibraram a partida desde o minuto inicial.

Os anfitriões entraram bem no jogo. Nos primeiros minutos, tomaram conta do resultado e conseguiram fazer 6-2 favoráveis aos campeões. A equipa angolana reagiu a desvantagem e conseguiu num curto espaço de tempo fazer 8-13. Com Olímpio Cipriano a carregar o piano, tudo parecia favorável aos angolanos. Antes do intervalo, o Al Ahly fez seis pontos contra um do Libolo e fixou o resultado no primeiro quarto em 14-13.

No segundo quarto, os caseiros entraram bem e conseguiram fazer 7-0 parcial. O Al Ahly esticou para 21-13. A diferença pontual foi fatal para os angolanos. A recuperação foi dolorosa.