Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Libolo tenta reabilitação

Melo Clemente - 20 de Janeiro, 2015

Extremo base Olímpio Cipriano pode ser uma das apostas do técnico Norberto Alves para o desafio desta noite diante da Lusíada

Fotografia: José Soares

A equipa sénior masculina de basquetebol do Recreativo do Libolo recebe hoje, no Pavilhão Dream Space, em Viana, a partir das 18h00, a formação da Universidade Lusíada, partida que marca o encerramento da primeira volta da fase regular do BIC Basket.

Depois de ter consentido duas derrotas consecutivas no último fim-de-semana, diante do Petro e 1º de Agosto, por 91-100 e 84-104, os campeões nacionais vão procurar regressar às vitórias. A jogar no seu reduto e com um adversário teoricamente inferior, o representante da vila de Calulo parte como favorito à conquista dos dois pontos em disputa.

Sexto classificado no Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores masculinos, BIC Basket, a equipa comandada por Norberto Alves pode desalojar a formação do Sporting de Benguela do quinto posto, caso vença os universitários, que agora estão sob liderança do técnico Raul Duarte.
Carlos Morais, Olímpio Cipriano, ambos extremos bases, e Braúlio Morais, base, podem estrear-se hoje no BIC Basket. 

Os atletas estavam sob cuidados médico mas já foram inscritos na Federação Angolana de Basquetebol para a temporada 2014/2015. O processo de recuperação do poste Francisco Machado continua lento, razão pela qual não foi ainda inscrito junto do organismo que tutela a modalidade. Com as inscrições de Carlos Morais, Olímpio Cipriano e Braúlio Morais o técnico Norberto Alves viu aumentado o seu leque de opções.

Apesar de reconhecer o poderio do Recreativo do Libolo, os pupilos de Raul Duarte vão procurar surpreender os libolenses, em pleno Pavilhão Dream Space, em Viana. A Universidade Lusíada ocupa actualmente a cauda da tabela classificativa do BIC Basket, com dez pontos, fruto de duas vitórias e seis derrotas. Militares e petrolíferos da capital partilham a liderança da prova, ambos com 19 pontos, seguidos do Grupo Desportivo Interclube e Atlético Spor Aviação ASA, ambos com 15 pontos.

A segunda volta da fase regular da 37ª edição do BIC Basket regressa já esta sexta-feira, com a disputa de quatro partidas. O Comité Desportivo da Marinha de Guerra defronta o 1º de Agosto, a formação do Grupo Desportivo Interclube mede forças com Atlético Sport Aviação (ASA), Progresso recebe o Libolo, ao passo que o Atlético Petróleos de Luanda tem pela frente o Futebol Clube Vila Clotilde.

REVELAÇÃO
Walter Costa destaca união da equipa


O espírito de união contribuiu para o êxito da campanha do 1º de Agosto na primeira volta da fase regular do Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores masculinos, de acordo com Walter Costa, técnico adjunto da equipa rubro e negra. O antigo internacional angolano falava à comunicação social no último sábado, quando fazia o balanço daquilo que foi a prestação da equipa, que em dez jogos conseguiu nove triunfos, contra apenas uma derrota.

"Felizmente  existe espírito de união na nossa equipa e isto tem sido fundamental para a nossa campanha. Vamos continuar a trabalhar a fim de melhorarmos o desempenho na competição", disse. Walter Costa revelou ainda que a equipa mostrou em algumas etapas algum cansaço, fruto das elevadas cargas físicas. “Os atletas estão a ser submetidos a elevadas cargas físicas, daí que tenham mostrado algum cansaço durante a primeira volta.

Vamos continuar a aumentar as cargas porque pretendemos aparecer em grande na ponta final do campeonato nacional”. Questionado sobre o desempenho da equipa durante a primeira volta, Walter Costa considerou-o positivo. “A nossa prestação foi positiva neste primeira volta do campeonato. Sentimos que a equipa ainda pode melhorar o seu desempenho, por isso, vamos trabalhar para nos tornarmos cada vez mais competitivos”.
M.C

BIC Basket
Norberto Alves 
está preocupado


O técnico principal do Recreativo do Libolo, Norberto Alves, está preocupado com as duas derrotas consecutivas no último fim-de-semana, diante do Petro e 1º de Agosto, com quem perdeu por 91-100 e 84-104. “As derrotas afectam muito as pessoas que estão habituadas a ganhar. Não é fácil lidar com o cansaço, 28 jogos em dois meses e pouco. Temos que compreender que esta prova é longa e decide-se em duas fases completamente diferentes, por isso, vamos continuar a trabalhar para melhoraro nosso desempenho na prova”.

Das chamadas equipas grandes, Petro de Luanda e 1º de Agosto, o Recreativo do Libolo é a única que soma já duas derrotas na primeira volta da competição.  Com a integração de Carlos Morais, Olímpio Cipriano e Braulio Morais a equipa vai ganhar outra dinâmica, disse  Norberto Alves. “São jogadores que emprestam outra qualidade ao nosso plantel. Penso que dentro em breve vamos poder contar com eles”.

Norberto Alves enalteceu o contributo de alguns jovens jogadores que responderam positivamente à aposta da equipa técnica. “Temos que enaltecer a entrega dos jovens atletas que tudo têm feito para ajudar a nossa equipa. Espero que mantenham a mesma determinação para o resto de temporada”.
M.C

NBA
City atropela Magic

 Kevin Durant , com um duplo-duplo de 21 pontos, 11 ressaltos e oito assistências, comandou o ataque dos Oklahoma City Thunder, que na deslocação a Orlando venceram por 127-99 os Magic. A formação de Oklahoma (20-20) construiu uma vantagem de 38 pontos na primeira metade do encontro, gerindo depois a vantagem alcançada. Destaque também para Russell Westbrook, que em 24 minutos fez 17 pontos e seis assistências.
Do lado dos Orlando Magic, a única boa notícia foi o regresso de Aaron Gordon, que estava lesionado desde o passado dia 15 de Novembro. Nas restantes partidas do dia, os San Antonio Spurs venceram os Utah Jazz por 89-69, enquanto os New Orleans Pelicans derrotaram os Toronto Raptors por 95-93.