Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Luanda chumba proposta de Benguela

Melo Clemente - 22 de Abril, 2016

Os clubes de Luanda chumbaram a proposta da cidade das Acácias Rubras, Benguela

Fotografia: Jornal dos Desportos

Os clubes de Luanda chumbaram a proposta da cidade das Acácias Rubras, Benguela, que tencionava acolher da 31ª edição do Campeonato Nacional de basquetebol em seniores feminino, competição que arranca 28 de Junho do ano em curso, na capital do país.

Reunidos na última quarta-feira, numa das salas de reuniões da Federação Angolana de Basquetebol (FAB), sita no Complexo da Cidadela Desportiva, em Luanda, os representantes das formações do  1º de Agosto, actual campeã nacional, e Grupo Desportivo Interclube, detentor da Taça de Angola, convenceram a direcção técnica do órgão reitor da modalidade no país a "transferir" a prova de Benguela para a cidade de Luanda, maior polo de desenvolvimento do basquetebol, com particular realce para o sector feminino.

O caderno de encargo apresentado pelo Associação Provincial de Basquetebol de Benguela não convenceu os clubes da capital, tendo estes, decidido em fazer disputar a prova em Luanda.

Os representantes do 1º de Agosto e do Grupo Desportivo Interclube, Eva Nogueira e  António Rebelo, respectivamente, apontaram os elevados custos para fazer deslocar as suas agremiações para a província de Benguela.

"As condições que eles apresentam para acolher as delegações não são para equipas de alta competição. Portanto, é preferível realizarmos a prova em Luanda e nós Interclube custearmos as despesas do nosso confrade de Benguela (Inter de Benguela) para participarem no Campeonato nacional", defendeu António Rebelo, um dos responsáveis ligados ao basquetebol do Grupo Desportivo Interclube.

Posteriormente, seguiu-se o sorteio da 31ª edição do Campeonato Nacional, que vai ser disputado por apenas quatro equipas, designadamente, 1º de Agosto, Grupo Desportivo Interclube, Grupo Desportivo O Maculusso e Inter de Benguela.

Na primeira jornada da aludida competição, o Grupo Desportivo Interclube recebe às 16h00, no Pavilhão 28 de Fevereiro, o Inter de Benguela, ao passo que o Grupo Desportivo O Maculusso medirá forças com o 1º de Agosto, isto no dia 28 de Junho.

Em função do número reduzido de equipas, a direcção técnica da FAB em parceria com os clubes decidiram alterar os moldes de disputa da competição.

A fase regular será disputada no sistema de todos contra todos a duas voltas. A fase final obedecendo a hierarquização da classificação da primeira fase, os dois primeiros (1ºX2º) classificados disputarão a final, e os dois últimos as classificativas do terceiro lugar. Nesta fase as equipas disputam em confronto directo, no sistema de play-off, a melhor de três. A final vai ser disputada a melhor de cinco partidas.

Anteriormente, depois da fase regular, entrava-se directamente para uma final directa. As equipas poderão inscrever 16 atletas. As inscrições terminam a 10 de Junho.

Entretanto, a direcção técnica e de formação da FAB efectuou igualmente o sorteio da 26ª edição da Taça de Angola, cuja a primeira mão da primeira eliminatória acontece a seis de Julho. O jogo de resposta terá lugar a oito do mesmo mês. Já a final está aprazada para o dia 10 de Julho.

O 1º de Agosto terá pela frente o Interclube de Benguela, no Pavilhão Victorino Cunha, ao passo que o Grupo Desportivo Interclube vai defrontar o Grupo Desportivo O Maculusso. os vencedores de cada eliminatória disputarão a final, no Pavilhão Principal da Cidadela, às 18h00. Melo Clemente