Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Luanda organiza fase regular

Antnio Ferreira - 30 de Setembro, 2019

Fotografia: Edies Novembro

A capital da República de Angola, Luanda, é dos destinos seleccionados à organização de uma das fases da fase regular da Liga Africana de Basquetebol (BAL), edição de 2020, de clubes seniores masculinos. Eleitas estão sete cidades, designadamente, Cairo (Egipto), Dakar (Senegal), Lagos (Nigéria), Luanda (Angola), Rabat (Marrocos) e Monastir ou Tunis (Tunísia). Kigali (Ruanda) sediará o primeiro “BAL Final Four” e a “BAL Final”.
A fase regular tem o seu início previsto para o mês de Março de 2020, em seis cidades, com a participação de 12 equipas subdivididas em duas conferências e cada uma a jogar em três cidades, de acordo com comunicado da Liga Africana de Basquetebol.
No que tange aos clubes participantes, a circular da FIBA África não faz menção a eventuais convidados para a fase de pré-qualificação que deverá ter um máximo de 48 e vai decorrer de Outubro a Dezembro deste ano.
Na fase regular, as 12 equipas disputam cinco jogos cada, num total de 30 jogos. As três principais equipas de cada conferência qualificam-se aos “play-off”. As seis equipas - a "Super 6" - serão envolvidas em um torneio no sistema “round-robin” – todos contra todos -, para determinar as quatro que devem participar do “BAL Final Four” e da “BAL Final”, em Kigali (Ruanda), no final de verão de 2020.
Em comunicado, a Liga Africana de Basquetebol (BAL) também anunciou que a NIKE e a Jordan Brand serão os fabricantes exclusivos de equipamentos desta nova liga profissional. Estes anúncios foram feitos por Amadou Gallo Fall, presidente da BAL, durante um evento organizado no Museu das Civilizações Negras em Dakar, na presença de Andreas Zagklis, secretário-geral da FIBA, Alphonse Bilé, director Executivo da FIBA África, Adam Silver, comissário da NBA, Mark Tatum, vice-comissário da NBA, além de vários ex-actuais e actuais jogadores da NBA e da WNBA.
"Os anúncios marcam outro marco importante para esta primeira fase da Liga Africana de Basquetebol. Temos sete grandes cidades-sede e uma parceria líder em equipamentos e queremos agradecer a NIKE e a Jordan Brand pelo apoio neste novo empreendimento, fornecendo às equipas os melhores produtos disponíveis no mercado", disse Amadou Gallo Fall, presidente da BAL.
A NIKE e a Jordan Brand vão equipar as 12 equipas com camisas e calções, roupas de aquecimento, meias e roupas de treinamento, sendo seis equipa a cargo da NIKE e outras seis da Jordan Brand. A colaboração com a NIKE e a Jordan Brand marca a primeira parceria da BAL.