Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Lubango acolhe Nacional de Sub-14

Gaudncio Hamelay, no Lubango - 21 de Dezembro, 2019

Fotografia: Edies Novembro

A Associação Provincial de Basquetebol da Huíla (APBH) trabalha na criação de condições, para albergar, em Janeiro de 2020, o campeonato nacional da modalidade nos escalões de Sub-14, em ambos os sexos.Henriques Albano, presidente de direcção da APBH, confirmou que na reunião com a Comissão de Gestão da Federação Angolana de Basquetebol, ficou decidido que as provas programadas deveriam ser adiadas de Dezembro para Janeiro de 2020.

 Garantiu que o campeonato nacional de basquetebol, nos escalões de sub-14 em masculino e feminino, tem o arranque previsto para o dia 7 de Janeiro de 2020, na cidade do Lubango.Para o efeito, o órgão reitor da modalidade nas terras altas da Chela, trabalha em coordenação com o gabinete da Cultura, Turismo, Juventude e Desportos da Huíla e alguns parceiros, para que as condições mínimas estejam devidamente organizadas na data do evento.

“Estamos a trabalhar para que esta prova saia. Estamos a trabalhar com o governo da província, sobretudo o Gabinete da Cultura, Turismo, Juventude e Desportos da Huíla e alguns parceiros, para que as condições minimas para o arranque da prova estejam devidamente organizadas na altura”, assegurou. Henriques Albano disse que além do Pavilhão Multiuso da Nossa Senhora do Monte, a comissão preparatória local está também em negociações, para que alguns jogos possam ser realizados no Pavilhão Gimno Desportivo do Sport Lubango e Benfica.

Acrescentou que a associação está igualmente a envidar esforços, no sentido de ver a possibilidade de conseguir subsidiar os preços de alojamento para as equipas participantes no certame. “Estamos a ver também a melhor forma de subvencionar em relação ao alojamento das equipas, de modos a não ficar muito caro”, disse.

Face a isso, Henriques Albano esclareceu, que a organização trabalha na criação de condições no complexo escolar 14 de Abril e no Magistério Primário do Nambanbe, para alojar as equipas mais desfavoráveis financeiramente.Confirmou que o aparato do asseguramento policial, do Instituto de Emergências Médicas (INEMA), estará disponível nos pavilhões de jogos, assim como nos locais de hospedagem das caravanas desportivas.