Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Lubango acolhe nacionais jovens

Gaud?ncio Hamelay, Lubango - 04 de Janeiro, 2017

Jovens angolanos juntos na capital huilana um ano depois

Fotografia: Arimateia Baptista

A cidade do Lubango está preparada para acolher os Campeonatos Nacionais de Basquetebol nos escalões de Sub-16 e Sub-18, com representantes das províncias de Luanda, Benguela, Huíla, Cuanza Sul e Lunda Sul. O certame é organizado pela Federação Angolana de Basquetebol, em parceria com a Associação local, prevê movimentar 22 equipas, das quais 10 do sector feminino.

O Campeonato Nacional de Sub-16 começa na sexta-feira até ao dia 16 do corrente e o de Sub-18 vai ser disputado entre 19 a 28 do corrente. Em declarações ao Jornal dos Desportos, o secretário-geral da Associação Provincial de Basquetebol da Huíla, Diogo Gomes, assegurou que o número de equipas "não pode exceder 12 masculinas".

Qualquer outro número maior tem reflexo directo no calendário de jogos. O tempo é determinado em função dos custos financeiros para cada equipa. Até ontem, o comité organizador local desconhecia o número exacto de participantes. A província da Huíla vai estar representada na competição de Sub-16 e Sub-18 por três equipas, mormente, Clube Desportivo da Huíla, Benfica Petróleo do Lubango e Heja Sports Clube, segundo Diogo Gomes.

A escolha de três agremiações desportivas tem a ver com o nível de organização e a competência técnica que apresentam. São as da província que movimentam o basquetebol nas categorias de sub-16. Para o sucesso dos eventos, a Associação local interage com  diferentes instituições para a criação de condições de segurança e de saúde.

O Comando Municipal da Polícia Nacional do Lubango, Serviços de Protecção Civil e Bombeiros e o Instituto Nacional de Emergências Médicas (INEMA) garantiram disponibilizar-se para a tranquilidade pública dentro e fora dos pavilhões, segundo Diogo Gomes. Para além das unidades hoteleiras disponíveis na cidade, o Complexo Escolar 14 de Abril possui  condições mínimas de acomodação para hospedar as delegações desportivas.

As chegadas das equipas participantes estão previstas para amanhã. "Estamos a aprimorar fundamentalmente as questões de higiene no Complexo Escolar 14 de Abril para oferecerem boas condições de hospedagem. Contamos com o apoio da Administração Municipal do Lubango e da Direcção Provincial da Juventude e Desportos", disse Diogo Gomes.

O Comité organizador local escolheu os pavilhões Multiuso de Nossa Senhora do Monte e do Gimnodesportivo do Benfica Petróleo do Lubango para albergarem os jogos oficiais. O pavilhão anexo 1 do Complexo Turístico Desportivo de Nossa Senhora do Monte vai servir para os treinos das equipas. Os árbitros, juízes de mesa e comissários de jogos estão preparados para apresentar "bom serviço", segundo Diogo Gomes.