Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Lubango alberga Nacional de sub-16

Gaud?ncio Hamelay |-Lubango - 06 de Janeiro, 2017

O Lubango é palco a partir de hoje das provas nacionais de sub-16 que será disputada em duas fases

Fotografia: Rogério Tuty

Os Campeonatos Nacionais de Basquetebol nos escalões de sub-16, em masculino e feminino, arrancam hoje (sexta-feira), na cidade do Lubango, com a confirmação das equipas representantes das províncias da Huíla, Huambo, Benguela, Cuanza Sul e Luanda. 

A cerimónia de abertura da 29ª edição do campeonato nacional da bola ao cesto em masculino e 27ª em feminino, acontece às 15h00 no pavilhão Multiuso da Nossa Senhora do Monte e será presidido pelo governador provincial da Huíla, João Marcelino Tyipinge.

Para tal, foram convidados algumas entidades governamentais, religiosas, dirigentes desportivos para assistirem o acto e alguns músicos locais para abrilhantar o evento em termos culturais.

Henriques Albano, presidente da Associação Provincial de Basquetebol da Huíla (APBH), disse que até ontem (quinta-feira) confirmaram a presença na competição em masculino, as formações do Petro do Huambo, Recreativo do Libolo, Sporting Benfica do Sumbe, Sporting Clube de Benguela, Petro de Luanda, 1º de Agosto, Clube Desportivo da Huíla e Heja Sports Clube do Lubango.

Já no sector feminino, garantiram a sua presença as equipas do 1º de Agosto, Interclube de Luanda, Formigas do Cazenga, Interclube de Benguela, Sporting Clube de Benguela e Benfica Petróleos do Lubango.

Acrescentou que faltou por confirmar em masculino as formações do 1º de Maio de Benguela, Casa Pessoal do Porto do Lobito, Vila Clotilde, ASA e Escorpiões de Luanda. Enquanto em feminino, a Casa Pessoal do Porto do Lobito, Maculusso de Luanda e Sporting Benfica do Sumbe. O dirigente assegurou que a confirmação destas formações pode ocorrer atéa o início do certame.

Henriques Albano, assegurou que em termos de organização, não existir nenhum problema de maior pois todas as equipas participantes da prova, foram informadas de todos os andamentos sobre a competição. “Por isso é que estamos a vontade de maneira que temos a certeza que amanhã (hoje) arranca a competição”, garantiu.

O dirigente associativo, destacou que a realização dos nacionais da bola ao cesto na Huíla, constitui um incentivo imenso não só para a província mas também para aqueles que vão praticar, principalmente os atletas locais.

 “Ao trazermos esta prova para aqui, na província da Huíla, acreditamos que o público deve nos abraçar ou apoiar porque é um incentivo muito grande não só para a província mas também para aqueles que vão praticar principalmente os nossos atletas locais. Nós já não temos muito para dar aos nossos atletas, mas o calor do público é um incentivo muito grande que não tem preço”, sublinhou.

Destacou que os atletas que competem durante dez dias na província da Huíla são o futuro do basquetebol angolano por tratar-se de categorias de formação. 

“Estes atletas da categoria de sub-16, são a raiz ou semente que vão dar frutos para daqui há mais 4 ou 5 anos, sejam os futuros jogadores para alimentar às selecções nacionais”, sustentou Henriques Albano.

Nesta ordem de ideias, o presidente da associação de basquetebol da Huíla, apelou a população huilana amante da modalidade e não só a aderir em massa nos recintos de jogos para assistirem as partidas, aplaudir e puxarem pelos jovens promessas da bola ao cesto.

Henriques Albano, particularizou que o apoio para os atletas da Huíla é especial pelo facto de merecerem muito calor e carinho.
De acordo com o dirigente o que os atletas das formações locais já fazem “é um grande sacrifício”.

Apelou igualmente os encarregados de educação e os pais dos atletas sobretudo da Huíla para terem maior sensibilidade em dispensá-los, para facilitar que estejam presentes nos jogos a tempo e hora. “Acreditamos que todos nós estamos mobilizados para este grande evento”, disse.

O Jornal dos Desportos apurou junto da organização que a prova será disputada em duas fases, sendo a primeira no sistema de todos contra todos a uma volta, apurando-se as quatro primeiras formações para a segunda fase (classificativas, meias-finais e final).

Os jogos vão decorrer em dois pavilhões nomeadamente Multiuso da Nossa Senhora do Monte e do Benfica Petróleos do Lubango. As caravanas desportivas que começaram a escalar ontem no Lubango, algumas estão hospedadas no Complexo Escolar 14 de Abril, localizado no Complexo Turístico e Desportivo da Nossa Senhora do Monte e outras em unidades hoteleiras.

A formação do ASA é o campeão em título em masculino, enquanto o inter de Benguela, conserva o titulo na classe feminina