Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Lubango pronto para nacionais

Gaudêncio Hamelay, no Lubango - 03 de Janeiro, 2016

Jovens de Luanda vão prolongar jejum das equipas do interior sem título na prova nacional

Fotografia: Paulo Mulaza

 O secretário-geral da Associação de Basquetebol da Huíla, Diogo Gomes, ressaltou que a logística e o transporte, bem como a componente desportiva estão todos assegurados.

Em declarações ao Jornal dos Desportos, Diogo Gomes assegurou que as condições organizativas de alojamento e de recintos de jogos estão todas criadas para o sucesso do certame.

“As condições estão criadas, desde a realização dos campeonatos nacionais de escalões de Sub-14. Decidimos fazê-lo em simultâneo, em função dos custos. Nesse momento, estamos a melhorar os aspectos negativos detectados na competição anterior, sobretudo, na inteiração com o Instituto Nacional de Emergências Médicas para que estejam presentes ao longo de todos jogos”, explicou.

Diogo Gomes ressaltou também que a organização está a trabalhar na melhoria do saneamento básico dos pavilhões e do Complexo Escolar 14 de Abril, local escolhido para alojar as delegações desportivas participantes da prova.

No tocante aos recintos de jogos, Diogo Gomes disse estar tudo garantido. Nesse momento,  falta apenas efectuar a manutenção numa das tabelas do pavilhão Multiuso da Nossa Senhora do Monte, recinto que vai albergar o maior número de jogos. O pavilhão Gimnodesportivo do Benfica do Lubango é outro espaço com condições aceitáveis para albergar a competição. O recinto vai receber apenas jogos no período diurno por apresentar dificuldades de iluminação.

As equipas participantes da prova nacional vão realizar os treinos nos campos de algumas instituições escolares. O pavilhão anexo da Nossa Senhora do Monte tem as tabelas com problemas hidráulicos. O curto espaço de tempo, que separa ao início da prova, não permite a superação dos mesmos.

Os campeonatos nacionais vão ser disputados por 14 equipas masculinas e sete femininas. No primeiro grupo disputam o troféu as equipas do 1º de Agosto, Petro de Luanda, Progresso Sambizanga, ASA, Vila Clotilde, Interclube (A e B), Sporting de Benguela, Clube de Amigos de basquetebol de Benguela, Estrela Clube 1º de Maio de Benguela, Heja Spor Clube do Lubango, Clube Desportivo da Huíla, Recreativo do Libolo do Cuanza Sul e Casa Pessoal do Porto do Lobito.

Em feminino, o 1º de Agosto, Formigas do Cazenga, Casa Pessoal do Porto do Lobito, Sporting de Benguela, Inter de Benguela, Benfica do Lubango e Inter de Angola vão disputar o lugar mais alto do pódio.

As equipas participantes de outras províncias começam a chegar amanhã na cidade de Lubango. Às 20h00 do mesmo dia está agendado a reunião técnica na sala de conferência de imprensa do pavilhão Multiusos da Nossa Senhora do Monte. À mesa de trabalho vão estar os moldes de disputa e o emparceiramento das equipas.