Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Lusíada e Progresso partilham a liderança

Melo Clemente - 29 de Abril, 2015

Lusíada, Progresso e Marinha de Guerra lideram a prova

Fotografia: M. Machangongo

As formações da Universidade Lusíada, Marinha de Guerra e Progresso Associação do Sambizanga lideram a série B da 37ª edição do Campeonato Nacional de basquetebol em seniores masculino, agora designado BIC Basket, todos com três pontos.

A formação universitária, liderada pelo técnico angolano Raul Duarte, venceu na jornada inaugural da referida série a Marinha de Guerra, por 69-45, e baqueou na ronda dois, frente ao Sporting de Benguela, no terreno deste, por 68-84.

Depois de ter realizado uma campanha sensacional durante a fase regular do BIC Basket, tendo feito parte do grupo dos seis primeiros. Após ter folgado na ronda inaugural, por imperativo de calendário, os verdes e brancos da cidade das Acácias Rubras fizeram jus ao factor casa e bateram os universitários  de forma convincente.
 Já a formação do Futebol Clube Vila Clotilde surpreendeu o Progresso do Sambizanga, ao derrota-lo por 70-71. Na segunda jornada o Progresso voltou a perder, desta vez, diante da Marinha de Guerra, por 65-68.

À entrada da terceira jornada, Lusíada, Progresso e Marinha de Guerra lideram a prova, todos com três pontos, seguidos do Sporting de Benguela e Futebol Clube Vila Clotilde, ambos com dois pontos cada. 
M.C


NBA
Williams faz 35 pontos
e empata para os Nets


O comando de quadra prevaleceu na noite desta segunda-feira, nos play-off da NBA. Dos três vencedores do dia, dois estavam a jogar com a claque a empurrar, entre eles o Brooklyn Nets, que contou com Deron Williams inspirado, marcou 35 pontos na vitória contra o Atlanta Hawks que empatou a série em 2 - 2.

Outra equipa da casa que venceu foi o Portland Trail Blazers, que superou o Memphis Grizzlies e  manteve-se vivo na série. Já o Chicago Bulls não teve a mesma sorte e foi derrotado dentro de seu ginásio pelo Milwaukee Bucks.

 O base Deron Williams, dos Nets, foi o destaque da partida, anotou 35 pontos, agarrou cinco ressaltos, deu sete assistências e ainda conseguiu três roubos de bola.
Esta foi a maior pontuação da carreira de Williams nos play-off. Na temporada regular, o base dos Nets teve média de apenas 13 pontos por jogo, mas nesta segunda-feira ele  mostrou-se calibrado e acertou sete bolas de três.

 “Precisávamos dessa vitória para seguir na série. Fiz um dos meus melhores jogos neste ano e também um dos melhores desde que estou nos Nets”, declarou Williams.

 Até então, quem jogou em casa nessa série levou a melhor. Os Hawks venceram os dois primeiros em Atlanta e os Nets descontaram em Nova York. A próxima partida vai ser novamente em Atlanta.

Jogando em casa para fechar a série, os Bulls não conseguiram vencer e têm agora que viajar para Milwaukee para o duelo de amanhã.
Principal pontuador dos Bucks no jogo, Michael Carter-Williams teve de superar uma torção no tornozelo direito sofrida no terceiro quarto. Ele foi atendido no balneário e mais tarde voltou à quadra, fechou a partida com 22 pontos.

 “Tive uma dor instantânea, mas pude levantar-me, fiz uma proteção, alguns exercícios e voltei para o jogo. Queria voltar para jogar o máximo que podia e ajudar meus companheiros”, disse Carter-Williams.

 Depois de perder os três primeiros embates da série, os Blazers conseguiram enfim vencer uma e impediram a “varrida” dos Grizzlies.
Com oito ou menos desperdícios de bola nos três primeiros jogos, o Memphis anotou nove “turnovers” nesta segunda-feira. Os poucos erros dos Grizzlies nas três partidas iniciais fizeram da equipa o melhor neste fundamento nos play-off da Conferência Oeste desde a temporada 2007-2008.

 A vitória parcial no primeiro tempo foi a primeira dos Blazers, desde 8 de Abril. Nos oito jogos seguintes, o time sempre levou a pior nos dois primeiros quartos.
Três jogadores dos Blazers terminaram com double-doubles: Nicolas Batum fez 12 pontos e pegou 13 ressaltos e Marcus Aldridge fez 18 pontos e pegou 12 ressaltos e Meyers Leonard teve 13 pontos e 13 ressaltos.