Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Macedo actualiza conhecimentos

Melo Clemente - 05 de Julho, 2018

Reconquistar a Taa dos Clubes Campees Africanos a meta

Fotografia: JOS COLA| Edies Novembro




O técnico principal do 1º de Agosto, Paulo Macedo, encontra-se desde segunda-feira na capital portuguesa, Lisboa, onde a partir de sábado até domingo, vai participar num “clinic” internacional, actividade  a decorrer no Pavilhão Municipal Luís de Carvalho, em Barreiro, segundo apurou o Jornal dos Desportos, junto do técnico campeão nacional da recém terminada época desportiva.
Até à segunda quinzena do mês de Agosto, o antigo seleccionador nacional dos hendecacampeões africanos vai participar em vários “clinic´s” internacionais, naquele país do velho continente.
Seis prelectores, três de nacionalidade portuguesa, igual número de espanhóis, vão dirigir a acção formativa que arranca no sábado, no Barreiro.
Temas como “Reacções no bloqueio directo lateral e central na organização ofensiva”, “Construção de uma equipa de alto rendimento”, “Construção ofensiva para poder jogar diferentes conceitos no ataque”, “Defesa do bloqueio indirecto”, Construção de um jogo livre por conceitos”, Jogo de contra ataque, mentalidade”, “Construção da transição defensiva”, “Ataque de defesa zona com bloqueio directo”, Scouting e preparação de um jogo de alto rendimento”, “Defesa do bloqueio directo numa equipa de alto rendimento, assim como coordenação técnica de um clube, vão dominar os dois dias da acção de formação dirigidas a técnicos de alto rendimento e não só.
O técnico português, Norberto Alves, antigo treinador do Recreativo do Libolo do Cuanza- Sul, actualmente a dirigir a formação portuguesa do Oliveirense de Portugal, vai abordar os temas relacionados com “Reacções no bloqueio directo lateral e central na organização ofensiva e construção de uma equipa de alto rendimento”.
O técnico espanhol, Ibon Navarro Pérez de Albéniz, vai proferir temas como defesa do bloqueio indirecto, construção ofensiva para poder jogar diferentes conceitos no ataque.
O seu compatriota Natyo Lezcano vai debruçar-se sobre a construção de um jogo livre por conceitos, jogo de contra  ataque, mentalidade.
A construção da transição defensiva e ataque de defesa zona com bloqueio directo vai ter como prelector, Maros Kovacik.
Nuno Manarte vai falar sobre Scouting e preparação de um jogo de alto rendimento, defesa do bloqueio directo numa equipa de alto rendimento, ao passo que a portuguesa Isabel Ribeiro dos Santos, técnica principal da equipa feminina do Benfica, vai abordar o tema, coordenação técnica de um clube.
Entretanto, o técnico angolano, Paulo Macedo, sagrou-se, recentemente, campeão nacional da “bola ao cesto”, ao serviço do Clube Central das Forças Armadas Angolanas (1º de Agosto), para além de arrebatar igualmente o troféu da Taça de Angola. A equipa militar conquistou ainda o troféu Victorino Cunha e a Taça Cidade de Maputo.
A equipa rubro - negra vai abrir as  oficinas, na segunda quinzena do mês de Agosto. Do plantel que disputou a época desportiva 2017/2018, dois atletas estão praticamente de saída, com realce para o extremo poste Sebastião Quicuame, atleta que disputou a primeira janela de qualificação da zona africana para a Copa do Mundo da China, ao serviço do cinco nacional.

Mundial
Sessenta países asseguram passes


Dos 80 países que inicialmente entraram para a corrida à Copa do Mundo de 2019, prova que vai decorrer em oito cidades da República Popular da China, só 60 nações  alcançaram os passes de acesso à segunda fase da aludida competição.
O continente europeu colocou na segunda fase da Copa do Mundo, cujo arranque está previsto para  Setembro, 24 selecções, contra 12 do continente berço da humanidade (África), 12 do americano e 12 do asiático, que perfaz um total de 60 selecções.
Para a segunda e última fase de apuramento da Copa do Mundo de 2019, mais 30 selecções devem ser afastadas, qualificam-se 30 nações.
A estes devem juntar-se o país organizador da 18ª edição da Copa do Mundo da \"bola ao cesto\", prova que vai disputar-se pela terceira vez no continente asiático, para além de um país convidado, totalizam 32 selecções.