Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Macedo assume luta pelo ttulo

06 de Julho, 2019

Agora, as seleces podero juntar dois atletas que militam no estrangeiro para disputarem a competio, segundo uma directriz do organismo que tutela a modalidade no continente africano.

Fotografia: Jos Soares | Edies Novembro

Conquistar o título da primeira edição do Afrocan, prova a decorrer de 16 a 27 do mês em curso, em Bamako, capital maliana, constitui objectivo premente do seleccionador nacional B, Paulo Jorge Morais Rebelo de Macedo, que projecta em Luanda, a fase final da referida competição.
O antigo seleccionador nacional dos hendecacampeões africanos teceu estas  considerações, aquando da apresentação da Pré-Selecção Nacional B, que projecta no Pavilhão Victorino Cunha, a fase final do antigo Campeonato Africano das Nações, vulgo Afrobasket.
\"Estamos a trabalhar, para que possamos lutar pelo título desta primeira edição do Afrocan. Aliás, pelo estatuto que o nosso país granjeou a nível do continente, quando entramos para uma competição, temos a obrigação de lutar pelo troféu continental e é isso que vamos fazer\", asseverou Paulo Jorge Morais Rebelo de Macedo.
 O também treinador principal do Clube Central das Forças Armadas Angolanas (1º de Agosto), minimizou completamente o factor tempo, tendo afirmado que tudo farão no sentido de apareceram na aludida competição em plena forma desportiva.
\"Gostaríamos de ter mais tempo, para trabalharmos melhor esta prova. Temos pouco menos de duas semanas, para o início da competição, daí que, teremos que fazer um esforço suplementar, para estarmos em plena forma desportiva\", disse.
Entretanto, o extremo base da equipa militar, Edson Ndoniema já integrou o grupo de trabalho, para a satisfação da equipa técnica.
O atleta falhou as primeiras sessões de trabalho da Pré-Selecção Nacional de basquetebol, devido a problemas familiares.
Já o seu companheiro de equipa e da Selecção Nacional, Islando Manuel, solicitou a sua dispensa do grupo de trabalhos por razões pessoais, segundo deu a conhecer Aníbal Moreira, um dos adjuntos de Paulo Jorge Morais Rebelo de Macedo.
Hoje, sábado, a Pré-Selecção Nacional de basquetebol realiza mais uma sessão de treinos, no Pavilhão Victorino Cunha.
O aprimoramento da componente física, sem descurar os aspectos técnicos e tácticos, estão a dominar os trabalhos de preparação do \"Cinco Nacional\", que é apontado como um dos candidatos a conquista do título da primeira edição do Afrocan.
Inicialmente, o Afrocan, era uma competição reservada apenas para os atletas, que militam nos campeonatos locais (países africanos).
Agora, as selecções poderão juntar dois atletas que militam no estrangeiro para disputarem a competição, segundo uma directriz do organismo que tutela a modalidade no continente africano.