Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Macedo reencontra Austrália

Melo Clemente - 05 de Fevereiro, 2014

Paulo Macedo, vai reencontrar a selecção da Austrália no Mundial de Basquetebol

Fotografia: Jornal dos Desportos

O seleccionador nacional, Paulo Macedo, vai reencontrar a selecção da Austrália no Mundial de Basquetebol, 28 anos depois de ter defrontado os australianos, em 1986, em Espanha, quando fazia parte da Selecção Nacional que disputou pela primeira vez uma fase final de um Campeonato do Mundo, tendo contribuído para a vitória de Angola sobre a Austrália, por 74-69.

Paulo Macedo volta a defrontar os australianos, agora na condição de seleccionador nacional.Com uma Selecção Nacional onde pontificavam nomes como Josué Campos, Aníbal Moreira, David Dias, Artur Casimiro Barros, Manuel de Sousa "Necas", o falecido José Assis, Adriano Baião, Gustavo da Conceição, José Carlos Guimarães, Francisco Gungulo para além de Paulo Macedo, os angolanos ganharam aos australianos, naquele que foi o único triunfo do combinado nacional na fase preliminar do Campeonato do Mundo de Espanha.

Depois de ter conseguido uma vitória sobre a Austrália (74-69), na sua estreia numa fase final de um Campeonato do Mundo, Paulo Macedo vai seguramente procurar alcançar a segunda vitória, agora como seleccionador. Macedo vai dirigir a Selecção Nacional pela primeira vez numa fase final de um Campeonato do Mundo.No Campeonato do Mundo de 2010, competição disputada na Turquia, a Selecção Nacional, com Luís Magalhães, perdeu com a Austrália, por 55-76.A Selecção Nacional também já defrontou por duas ocasiões a Coreia do Sul.

O primeiro confronto data de 1990, no Campeonato do Mundo da Argentina, onde os angolanos aplicaram a chapa cem ao seu opositor (104-93).Em 1994, em Toronto (Canadá), a Selecção Nacional perdeu com a Coreia do Sul, por 71-75. Os angolanos vão defrontar pela primeira vez numa fase final (preliminar) de um Mundial, as selecções da Lituânia, México e Eslovénia.A Selecção de Angola está no Grupo D, ao lado das selecções da Lituânia, quarta classificada do ranking mundial, Eslovénia (nono lugar), Austrália (13º lugar), Coreia do Sul e México. Angola ocupa actualmente a 15ª posição do ranking, com 143 pontos.

MUNDIAL 2014


Grupo A- Sede Granada
Espanha
Sérvia
França
Brasil
Egipto
Irão

Grupo B - Sede Sevilha
Argentina
Senegal
Filipinas
Croácia
Porto Rico
Grécia

Grupo C - Sede em Bilbao
EUA
Finlândia
Nova Zelândia
Ucrânia
República Dominicana
Turquia

Grupo DSede nas Canárias
Lituânia
Angola
Coreia do Sul
Eslovénia
México
Austrália

SORTEIO DO MUNDIAL
Espanha no grupo da morte

e EUA com a vida mais fácil

O sorteio do Mundial’2014 de basquetebol colocou os EUA, actuais campeões em título, num grupo acessível, enquanto a Espanha foi atirada para o “grupo da morte” juntamente com França, campeã europeia, Sérvia, Brasil, Egipto e Irão. Embora os quatro primeiros de cada grupo passem aos oitavos de final, neste Grupo A há menos margem para deslizes, mas as selecções sabem que não encontram os EUA antes de uma presença na final. Os apurados da “poule” cruzam-se na segunda fase com os do Grupo B, em Sevilha, e no qual o sorteio, realizado em Barcelona, colocou as selecções da Argentina, Grécia, Croácia, Porto Rico, Filipinas e Senegal.

O sorteio ditou que os EUA ficam no Grupo C, teoricamente mais acessível e com sede em Bilbau, onde têm como adversários a Turquia, vice-campeã mundial, a República Dominicana, a Finlândia, a Nova Zelândia e a Ucrânia. Nos oitavos de final, os quatro qualificados do Grupo C enfrentam os apurados do Grupo D, que é encabeçado pela Lituânia, vice-campeã da Europa, e por Angola, campeã africana, contando ainda com Austrália, Eslovénia, Coreia do Sul e México. O Mundial’2014 de basquetebol começa a 30 de Agosto e termina a 14 de Setembro, com a final marcada para Madrid.

NBA
Wizards supera Portland


O Washington Wizards, que contou com boa actuação ofensiva e defensiva do extremo poste brasileiro Nené, venceu o Portland Trail Blazers em casa por 100-90, chegando a um aproveitamento superior aos 50 por cento na temporada.Nené foi titular e jogou por pouco mais de 30 minutos. O brasileiro marcou 13 pontos e ganhou sete ressaltos, todos eles defensivos, além de dois roubos de bola e uma assistência. Além do brasileiro, o base John Wall (22 pontos) e o extremo Trevor Ariza (20 pontos) estiveram em destaque na 24ª vitória da equipa da capital na temporada.

Com pouco mais de 50 por cento de aproveitamento, o Washington está na quinta posição do Leste e recebe em casa, hoje, o San Antonio Spurs, do poste brasileiro Tiago Splitter.Pelos Blazers, o cestinha foi o base Damian Lillard, com 25 pontos, seguido pelo extremo LaMarcus Aldridge, com um “double-double” de 20 tantos e dez ressaltos. O Portland está na terceira posição do Oeste, com a marca de 34-14, e enfrenta hoje o New York Knicks no Madison Square Gar