Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Malanje est preparada para apuramento

Silva Cacuti - 09 de Maio, 2019

O torneio de Malanje apura quatro equipas para o campeonato nacional.

Fotografia: Edies Novembro

A cidade de Malanje tem as condições de alojamento e de infra-estruturas para acolher o torneio de qualificação para o Campeonato Nacional de basquetebol em cadeiras de rodas que começa amanhã. A garantia é de António da Luz, secretário-geral do Comité Paralímpico Angolano (CPA) que trabalhou naquela cidade para avaliar as condições disponíveis.

\"As condições são aceitáveis, os alojamentos estão criados. Estamos a montar lá a nossa cozinha. O grosso das equipas, mormente, as das províncias de Cuanza Sul, Cabinda e Benguela segue hoje para Malanje. Essas equipas já estão há alguns dias em Luanda. Tivemos alguma sensibilidade de alguns governos provinciais que facilitaram parte da deslocação das delegações e transportamo-las de Luanda para Malanje e vice-versa\", disse.

As equipas das províncias do Huambo, Moxico e Namibe não precisaram de vir a Luanda. Seguiram direito para Malanje. A Huíla pode falhar a competição.

\"Até agora, infelizmente, não pudemos garantir a presença da Huíla\", lamentou António da Luz.

O torneio de Malanje apura quatro equipas para o campeonato nacional. Um aspecto de realçar é o facto de que as equipas vão apresentar-se melhor apetrechadas. A prova de Malanje é disputada poucos dias depois do CPA ter cumprido com o programa de distribuição de equipamentos às equipas de basquetebol de todas as províncias.

No momento em que na cidade de Malanje os basquetebolistas lutam por vagas no principal campeonato nacional, em Luanda, as pré-selecções nacionais masculina e feminina de atletismo já deram início à preparação, visando a participação no meeting internacional da Tunísia de 24 a 30 de Junho. O grupo de atletas vai trabalhar também tendo em vista o campeonato do mundo de Dubai, de 1 a 15 de Novembro. Ambas provas qualificam para os Jogos Paralímpicos do Tóquio\'2020.

José Manuel, seleccionador nacional, tem sob a sua liderança dos atletas José Chamolea, Júlio da Silva (T11), Manuel Jaime (T46), Oliveira André e João Numa (T12), Daniel Quintas e Menezes Chivinda (F54), Mbiavanga Vital (T36), Artur Chimburigo (T37) e Dorivaldo Mateus (T13).

Na classe feminina, o treinador trabalha com Esperança Gicaso, Regina Ndumbo, Emeloide Adelino e Juliana Moko (T11), Rode Fernando (T12), Olinda Figueiredo (F56), Luísa Murça (F57) e Maravilha Matoso (T37).

A equipa Técnica integra o técnico adjunto José Sayendo e as fisioterapeutas Constância Tomás e Donona Dinis.