Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Malanje vai receber campeonato de sub-16

Melo Clemente - 03 de Janeiro, 2019

Delegaes comeam a seguir viagem para Malanje a partir de sbado

Fotografia: DR

A menos de cinco dias para o arranque dos Campeonato Nacionais de Sub-16, em ambas as classes, a província de Malanje tem todas as condições criadas para fazer disputar de oito a 19 do mês em curso, no Pavilhão Arena Palanca Negra Gigante, a referida competição. A revelação foi feita ontem ao Jornal dos Desportos, por Mauro Jorge Sebastião Mateus, presidente da Associação Provincial de Basquetebol de Malanje.
O homem forte da Associação Provincial de Basquetebol de Malanje acredita que até a data do arranque da prova, tudo estará salvaguardado para o êxito da competição.
\"Prá nós é extremamente gratificante a nossa província acolher os campeonato nacionais de Sub-16, em ambas as classes. O comité organizador tem estado a trabalhar para crias todas as condições para as delegações que vão disputar os campeonatos nacionais. Com o aproximar da data do início da competição creio que temos tudo assegurado para o êxito da prova\", revelou Mauro Jorge Sebastião Mateus.
De acordo ainda com o presidente da Associação Provincial de Basquetebol da terra da Palanca Negra Gigantes, a Escola de Formação de Professores e o Instituto Médio Agrário do Quéssua são os locais que vão acolher as delegações.
\"Nesta altura estamos preparado para começar a receber e alojar as delegações que farão parte dos campeonatos nacionais. Em princípio as equipas estarão alojadas na Escola de Formação de Professores e no Instituto Médio Agrário do Quéssua. Acredito que os nossos visitantes ficarão satisfeitos com as condições que nós criamos\", disse.
O Pavilhão Arena palanca Negra Gigante, infra-estrutura construída em 2013, no âmbito da realização no país da 41ª edição do Campeonato do Mundo de Hóquei em Patins, foi palco escolhido para albergar os jogos.
\"Todos os jogos serão realizados no Pavilhão Arena Palanca Negra Gigante, ao passo que os campos de jogos do Valódia, escola do Magistério Primário de Educação Física vão acolher os treinos das equipas participantes\".
As delegações começam a seguir para a província de Malanje a partir do dia cinco do mês em curso, ou seja, a partir de sábado.
\"Nós estamos preparado para começar a receber as delegações a partir de sábado. Portanto, as equipas que gozam saúde financeira poderão escolher outras unidades hoteleiras para albergarem os seus atletas\".  
Entretanto, o silêncio a que esta remetida a direcção da Federação Angolana de Basquetebol (FAB), encabeçada por Hélder Martins da Cruz \"Maneda\", \"forçou\" o presidente da Associação Provincial de Basquetebol de Malanje a deslocar-se à capital do país, Luanda, para se fazer os últimos acertos.
\"Lamentavelmente, a direcção da federação tem estado no silêncio. Nós recebemos o secretário-geral da FAB na primeira quinzena do mês de Dezembro e até hoje (ontem) nunca mas tivemos contacto, razão pela qual, estou em Luanda para junto da federação tratarmos dos últimos acerto, até porque os campeonatos nacionais são da inteira responsabilidade do órgão reitor da modalidade e não se aceita que estando a cinco dias do início da competição não sabermos ainda que vai coordenar dos campeonatos nacionais\", desabafou Mauro Jorge Sebastião Mateus. Mais de dez equipas, em ambas as classes, haviam manifestado interesse em participar da prova.