Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Mancho Lpez d ultimato a Yanick Moreira e Slvio

Melo Clemente - 07 de Julho, 2015

Seleco Nacional volta a trabalhar hoje a partir das 10h00 no Ginsio do Instituto Superior Politcnico de Cincias do Belas

Fotografia: M.Machagongo

O Seleccionador Nacional, Moncho López, estabeleceu o dia 12, como data limite para os dois atletas que militam em universidades norte-americanas, se apresentarem aos trabalhos da Selecção Nacional de basquetebol, em seniores masculino, com vista a disputa da 28ª edição do Campeonato Africano das Nações (Afrobasket), prova a decorrer de 19 a 30 de Agosto, na Tunísia.Trata-se de Sílvio Sousa e Yanick Moreira, este último que tenta ingressar na Liga Norte-Americana da “bola ao cesto”, por via dos Los Angeles Clippers.

Sílvio Sousa, campeão africano de sub-16, em 2013, solicitou dispensa, em virtude de estar a realizar exames escolares.Apesar de terem recebido o aval, do seleccionador nacional, para se apresentarem mais tarde aos trabalhos da Selecção Nacional, que vai em busca do apuramento aos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016, os dois jovens atletas devem apresentar-se, impreterivelmente, no dia 12, sob pena de serem afastados do lote dos 15 jogadores convocados para a 28ª edição do Campeonato Africano das Nações, vulgo Afrobasket.

“Os atletas comunicaram em tempo oportuno, que estariam indisponíveis nas primeiras semanas de preparação e eu como seleccionador nacional aceitei, porque quero o melhor para eles. O Sílvio está em provas e Yanick tenta ingressar na NBA o que é perfeitamente aceitável dadas as suas qualidades. Eles têm até ao dia 12 para integrarem o grupo de trabalho, alertou o técnico que conta já com 13 dos 15 atletas chamados para a operação Tunísia, depois da integração de Carlos Morais.

Depois de ter feito parte da Selecção Nacional, que disputou o torneio internacional do Egipto, em 2014, Sílvio Sousa, campeão africano de sub-16, mereceu a confiança do seleccionador nacional, que pretende apenas observá-lo, para  os futuros compromissos, com particular realce para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016.

O mesmo,  não se pode dizer do jovem Yanick Moreira, 23 anos de idade, 2,10 centímetros, que conquistou o lugar a nível da selecção principal, após a disputa do Campeonato do Mundo de Espanha, em 2014.Apesar do “cinco” nacional não ter transitado para a fase seguinte, o poste, Yanick Moreira, estabeleceu um recorde, ao anotar 38 pontos, na vitória de Angola sobre a Austrália, por 91- 83.

Entretanto, hoje, a partir das 10h00, o combinado nacional realiza no Ginásio do Instituto Superior Politécnico de Ciências, mais uma sessão de treinos, por sinal a penúltima, antes do embarque para o Reino de Espanha, palco do estágio derradeiro.A Selecção Nacional disputa a fase preliminar da 28ª edição do Afrobasket inserida no Grupo B, ao lado das selecções do Senegal, Marrocos e Moçambique.A Tunísia, país anfitrião, encabeça o Grupo A, do qual fazem parte o Uganda, Nigéria e a República Centro -Africana. O Egipto, Gabão, Mali e Camarões estão no Grupo C, ao passo que  a Costa do Marfim, Cabo Verde, Argélia e Zimbabwe completam o Grupo D.

Jogos de verão
Yanick Moreira entra em acção


O poste angolano, Yanick Moreira, volta a estar em acção esta noite, ao serviço do Los Angeles Clippers, quando defrontar a partir das 22h00, a equipa do Oklahoma City Thunder, na terceira partida da Summer League (Jogos de Verão).Depois da estreia sábado, frente ao Orlando Blue, em que a sua equipa perdeu por escasso um ponto de diferença (74-73),  o internacional actuou durante vinte minutos, anotou seis pontos.

Já no domingo, diante  dos Detroit Piston, os Los Angeles Clippers, perderam por 69-77,  o posto angolano marcou igualmente seis pontos, para além de conseguir sete ressaltos, sendo cinco defensivos e dois ofensivos, isto em 22 minutos.Amanhã, a formação dos Los Angeles Clippers defronta a equipa do Miami Heat, naquele que será o último jogo de exibição para atletas que tencionam militar na Liga Norte-Americana, a famosa NBA.

GONÇALVES MUANDUMBA
CUMPRIMENTA SELECÇÃO

O ministro da Juventude e Desportos, Gonçalves Muandumba, despede-se hoje, a partir das 15h00, na Galeria dos Desportos, da Selecção Nacional de basquetebol, em seniores masculino, que projecta a participação na 28ª edição do Campeonato Africano das Nações da Tunísia, prova a decorrer de 19 a 30 de Agosto.O combinado nacional deixa Luanda, na madrugada de quinta-feira, rumo a Lisboa, em transito para Espanha, palco da etapa derradeira do estágio pré-competitivo.