Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

"Maneda" eleito presidente da Federao

19 de Fevereiro, 2017

Maneda destrona Paulo Madeira do cadeiro da Federao Angolana de Basquetebol

Fotografia: Santos Pedro

A lista A, liderada por Hélder Cruz, venceu neste sábado as eleições na Federação Angolana de Basquetebol (FAB), batendo na "corrida" a lista B, encabeçada pelo presidente cessante, Paulo Madeira.

O elenco vencedor conquistou 16 votos contra nove do adversário, tendo perdido apenas na província da Huíla (1-3). Venceu no Bié (4-1), Luanda (9-3), ao passo que em Benguela registou-se um empate (2-2).

No entanto, os resultados definitivos serão divulgados no dia 22 deste mês, sendo que o período de 20 a 21 está reservado para reclamações.

O acto contou com a votação de 19 clubes e seis associações, não tendo se registado qualquer abstenção ou votos nulos.

Deste modo, Hélder Cruz será o novo presidente de direcção da FAB no ciclo olímpico 2016/2020.

Entretanto, mandatário da lista B, derrotada ontem nas eleições da Federação Angolana de Basquetebol (FAB), Ngouabi Salvador, mostrou-se disponível em apoiar a lista vencedora (A) e elogiou a comissão eleitoral pela forma como conduziu o processo.

Falando à Angop, após divulgação dos resultados finais, em acto realizado na sede da FAB, em Luanda, o representante do elenco cessante afirmou que, apesar da derrota, estão dispostos a contribuir para o desenvolvimento da modalidade e ajudar a nova direcção da federação sempre que necessário.

“Somos homens do basquetebol e vamos continuar a trabalhar para modalidade, embora do outro lado da bancada. Estaremos nos campos e sempre disponíveis para apoiar”, frisou o antigo vogal de direcção.

Realçou a forma como decorreu o processo e enalteceu a postura da comissão eleitoral e da lista adversária. “Decorreu com lisura e quando assim acontece ganha o desporto”, acrescentou.

A lista A, liderada por Hélder Cruz, venceu por 16-9.