Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Manuel Silva aponta quarto lugar

Juscelino da Silva - 24 de Fevereiro, 2020

Manuel Silva trabalha com cinco estreantes no campeonato nacional

Fotografia: Dombele Bernardo | Edies Novembro

A recuperação do quinto lugar na tabela de classificação geral constitui a missão primordial de Manuel Silva "Gi", técnico principal da Universidade Lusíada, no Campeonato Nacional de basquetebol sénior masculino da época 2019/2020. A equipa de estudantes de Luanda ocupa a sétima posição e atravessa situações anómalas ligadas à organização administrativa e técnica.
Em declarações ao Jornal dos Desportos, Manuel da Silva assegurou que a má prestação da equipa está relacionada com as condições de trabalho. O pavilhão da Universidade Lusíada é o do Ferroviário de Angola e está a beneficiar de obras de restauro para acolher os jogos do campeonato nacional.
"Há seis meses, trabalhamos fora do nosso pavilhão. Treinamos num campo comunitário próximo ao Largo da Independência sem condições de trabalho, não há balneários e água; temos de pagar uma taxa de limpeza todos os dias, porque o encontramos sempre sujo. Os miúdos jogam no recinto e não têm cuidado com a limpeza", disse Manuel Silva.
O treinador prometeu apresentar uma equipa mais competitiva na quarta e última volta da fase regular da competição. O treinador assegurou melhorias "em todos os aspectos". Os constrangimentos administrativos e técnicos vão ser superados nos próximos dias.
"O penúltimo lugar da tabela geral de classificação não nos preocupa. O campeonato é longo. Brevemente, vamos voltar ao nosso pavilhão, onde vamos treinar condignamente para lutar pelo quarto lugar", prometeu.
A Universidade Lusíada entrou mal na competição. Além de treinar num campo com condições inapropriadas, perdeu a maior parte dos atletas que conquistaram o quinto lugar na época anterior. O grupo agregou cinco novos jogadores estreantes no campeonato nacional. Manuel Silva prometeu potenciar o grupo de jovens na recta final da fase regular.
No ano de estreia no comando técnico da Universidade Lusíada, Manuel Silva logrou o sétimo lugar do Unitel Basket 2017-2018 com 10 vitórias e 26 derrotas. Na época 2018-2019, levou a equipa ao sexto lugar com 14 vitórias e 18 derrotas.
Manuel Silva trabalha com os atletas Simão Lutonda, Tiago Dias, Moisés César, António Deográcio, Pascoal Konde, Cesaltino Neto, Kevin Albino, Dário Pereira, Nsingue André, Pedro Chita, Cley Cabango, Filipe Diela e Sebastião Varandas.