Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Manuel Silva tem mais opes

Melo Clemente - 16 de Julho, 2016

Bruno Fernando foi destaque no torneio pr-olmpico de Belgrado

Fotografia: Jos Soares

O seleccionador nacional de basquetebol masculino de sub-18, Manuel Silva "Gi", viu aumentado o  leque de opções, com a integração de Sílvio Sousa e Bruno Fernando, dois atletas que estiveram recentemente ao serviço da Selecção Nacional, que disputou o torneio pré-olímpico de Belgrado, de 4 a 10 do mês em curso, prova selectiva aos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.

A única sessão de treino de ontem, realizada no Pavilhão Anexo número dois da Cidadela Desportiva, ficou marcada sem margens de dúvidas com a presença dos dois atletas, que apesar de desembarcarem em Luanda na quinta-feira, decidiram fazer parte da sessão de treino, virada essencialmente para a recuperação física dos pré-seleccionados, sem descurar os aspectos técnicos e tácticos, depois de terem defrontado na quinta-feira, o Misto do BIC Basket.

Com os olhos postos na melhoria do quarto lugar, alcançado na edição passada, a dupla técnica constituída por Manuel Silva "Gi" e Miguel Timóteo Pontes Lutonda, não escondeu a satisfação por ter os respectivos atletas, para o Campeonato Africano das Nações da "bola ao cesto", vulgo Afrobasket, competição a decorrer de 22 a 31 do mês em curso, em Kagali.

Com a integração de Sílvio Sousa, extremo poste, 17 anos de idade, dois metros e três,  e Bruno Fernando, extremo poste, 17 anos, dois metros e dois, atletas que militam numa das universidades dos Estados Unidos da América,  concretamente na Motverde Academy, o seleccionador nacional passa a contar com seis atletas, que em 2013 conquistaram o Campeonato Africano das Nações na categoria de sub-16, prova disputada em Antananarivo.

Trata-se de Milton Valente, Cristiano Xavier, Play Cabanga, Teodoro Hilário, Sílvio Sousa e Bruno Fernando respectivamente.

Ao serviço da Selecção Nacional principal, que disputou o torneio pré-olímpico, Sílvio Sousa e Bruno Fernando estiveram em grande plano, constituiu por isso, uma mais valia para o combinado nacional de sub-18, em busca do pódio no africano de Kigali.

Entretanto, hoje, já com o grupo de 16 atletas, o seleccionador nacional  realiza mais uma sessão de treinos, no Pavilhão Anexo número dois, da Cidadela Desportiva, a partir das 9h30 minutos, para acertar os aspectos finais, antes da viagem para o palco da competição.

Os pupilos de Manuel Silva "Gi" deixam a capital do país, com destino a Kigali, no dia 20 deste mês.

Devido à crise que assola o país, como resultante da queda do barril de petróleo no mercado internacional, Manuel Silva "Gi" privou-se de realizar um  estágio pré-competitivo, no exterior do país.

O combinado nacional realizou até aqui, sete jogos de controlo, somou quatro triunfos e averbou três derrotas.

Relação dos 16 atletas que trabalham para o africano de Kigali: Milton Valente, Cristiano Xavier, Teodoro Hilário, Childe Dundão, Ismael Monteiro, Geraldo Santos, Délcio Sebastião, Cristiano Gomes, Tárcio Domingos, Glofacto Buima, Jonatão Njungo, Gerson Varanda, Soline Teboxilo,Play Cabanga, Sílvio Sousa e Bruno Fernando. 


NBA
Varejão renova com os Golden 


O poste Anderson Varejão renovou nesta quinta-feira (14), o seu contrato com o Golden State Warriors,  joga pela franquia da Califórnia, na temporada 2016/17 da NBA.

O brasileiro chegou à equipa de Steph Curry e Klay Thompson, os Splash Brothers, em Fevereiro de 2016, depois estar envolvido uma troca entre Cleveland Cavaliers, Orlando Magic e Portland Trail Blazers. Varejão acabou dispensado do Portland depois de  duas horas de contrato,  ficou livre de assinar com o então campeão da NBA.

Na temporada passada, o Golden State Warriors, desta vez com Varejão, foi novamente finalista da NBA. Na decisão, acabou por ser derrotado pelos Cavaliers. O extremo poste, está na principal liga do basquetebol mundial, desde 2004.

"Queria ficar no Golden State e estou muito feliz, que tudo deu certo. Minha prioridade era permanecer na franquia, onde fui muito bem recebido por todos, mas só penso em NBA, daqui a alguns meses. Hoje, o meu foco está todo na Olimpíada, em terminar bem a fase de preparação. Estamos num ambiente muito bom, de bastante confiança, agora a minha concentração é só nos Jogos, só penso na Rio-2016", disse o jogador, logo depois de fechado o acordo .

Anderson, de 33 anos, defende  a selecção brasileira de basquete, nos Jogos. Além dele, outros quatro atletas da lista do treinador Rubén Magnano, também actuam na NBA - Varejão foi o último , a definir a equipa para a temporada que vem , do torneio norte-americano.

Leandrinho, outro que estava nos Warriors, foi para o Phoenix Suns, Nenê  transferiu-se para o Houston Rockets, Huertas renovou com o Los Angeles Lakers e Raúl manteve vínculo com o Utah Jazz.