Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Marinha entre as \\\\\\\"elites\\\\\\\"

Melo Clemente - 28 de Fevereiro, 2017

As formações do Recreativo do Libolo e 1º de Agosto dominaram a fase regular da 39ª edição do BIC Basket

Fotografia: Jornal dos Desportos

A semelhança da edição passada, a formação do Clube Desportivo Marinha de Guerra voltou a estar em grande na fase regular do Campeonato Nacional de basquetebol em seniores masculino, vulgo BIC Basket, estando entre as \"elites\" que vão lutar pelo ceptro nacional.

Sob liderança do técnico angolano, Paulo Macedo, a equipa satélite do Clube Central das Forças Angolanas, conseguiu ombrear de igual para igual, com as chamadas equipas grandes, nomeadamente, Recreativo do Libolo, Atlético Petróleos de Luanda, 1º de Agosto e Grupo Desportivo Interclube.
Sem grandes estrelas no seu plantel, a formação do Clube Desportivo Marinha de Guerra tem apostado fundamentalmente no seu jogo colectivo, onde é visível a  irreverência da sua juventude.

A cumprir o seu segundo ano a frente dos destinos da formação da Marinha de Guerra, Paulo Macedo, antigo internacional angolano, tem conseguido montar uma equipa altamente competitiva, patenteando boas exibições na 39ª edição do BIC Basket, cuja a fase regular foi vencida de forma competente pela equipa do Recreativo do Libolo.

Quem também esteve em bom plano foi a formação do Progresso Associação do Sambizanga, que no início da temporada 2016/2017 contratou o técnico angolano, Alberto de Carvalho \"Ginguba\", antigo seleccionador dos hendecacampeões africanos da \"bola ao cesto\".

Com o arranque da fase de Grupos previsto para esta sexta-feira, dia 03 de Março, as nove formações que disputam a 39ª edição do Campeonato Nacional de basquetebol em seniores masculino (BIC Basket), continuam a preparar com todos os cuidados o segundo turno da aludida competição.
Entretanto, as equipas têm até ao dia de hoje, terça-feira, para procederem à inscrição de jogadores estrangeiros, tendo em vista o reforço dos respectivos plantéis.

Neste conjunto de equipas não está a formação do Recreativo do Libolo, que já fechou o seu plantel, visando a época desportiva 2016/2017.
Sexta-feira, para a primeira jornada do Grupo A, a equipa do 1º de Agosto recebe no Pavilhão Victorino Cunha, a partir das 18h00, a formação do Grupo Desportivo Interclube, num duelo de difícil prognóstico, a julgar pelo potencial das duas colectividades.

Já o Atlético Petróleos de Luanda vai receber  a aguerrida equipa da Marinha de Guerra, ao passo que o Recreativo do Libolo, vencedor da fase regular vai medir forças com o Progresso Associação do Sambizanga, num prélio onde os libolenses são claramente favoritos à conquista dos dois pontos em disputa.

Ainda sexta-feira, mas para o Grupo B, o Futebol Clube Vila Clotilde vai defrontar o Atlético Sport Aviação (ASA), folgando por imperativo de calendário o Clube Universidade Lusíada.

NBA
Oklahoma City Thunder vence Pelicans

Pela 29ª vez na temporada 2016-2017 da NBA, Russell Westbrook fez um triplo-duplo e foi o grande nome na vitória do Oklahoma City Thunder sobre o New Orleans Pelicans, na noite de domingo, por 118-110, na Chesapeake Energy Arena. Cestinha da partida, o base do Thunder fez 41 pontos, 11 ressaltos e 11 assistências. Steven Adams também fez uma boa partida, com um duplo-duplo, marcando 13 pontos e dez ressaltos.

Anthony Davis, com 38, foi maior marcador dos Pelicans. DeMarcus Cousins foi outro que teve boa participação, com um duplo-duplo, fazendo 31 pontos e dez ressaltos. O Toronto Raptors enfrentou o Portland Trail Blazers, no Air Canada Centre, e venceu por 112-106.

DeMar DeRozan, da franquia canadense, foi o cestinha com 33 pontos. O brasileiro Lucas "Bebê" Nogueira jogou por 9min41, sem pontuar, mas conseguindo dois ressaltos e uma assistência. Nos Blazers, Damian Lillard foi o melhor marcador com 28 pontos. No Palace of Auburn Hills, o Boston Celtics derrotou o Detroit Pistons, dono da casa, pelo placar de 104-98.

O cestinha da partida foi Isaiah Thomas, dos Celtics, com 33 pontos. Pelo lado dos Pistons, o destaque foi Andre Drummond, fazendo um duplo-duplo, com 17 pontos e 15 ressaltos. Encerrando a rodada, o Los Angeles Clippers venceu o equilibrado confronto com Charlotte Hornets, no Staples Center, decidido na prolongamento, por 124-121.

Blake Griffin, dos Clippers, foi o grande nome da noite, terminando o jogo como cestinha e fazendo um duplo-duplo, com 43 pontos e dez ressaltos. Já Kemba Walker, dos Hornets, deixou a quadra com 34 pontos.

SPURS VERGA
LOS ANGELES

Vice-líder da Conferência Oeste, o San Antonio Spurs conquistou a sua quarta vitória consecutiva ao superar o Los Angeles Lakers, na noite de domingo, no Staples Center, por 119-98, pela temporada 2016-2017 da NBA. Kawhi Leonard foi o principal jogador na 45ª vitória dos Spurs, fazendo 25 pontos e terminando a partida como cestinha.

Já pelos Lakers, que conheceram o 41º revés, o principal nome foi Brandon Ingram, com 22 pontos. No Bradley Center, o Milwaukee Bucks recebeu o Phoenix Suns e venceu o confronto por de 100-96. O cestinha da partida foi Giannis Antetokounmpo, dos Bucks, com 28 pontos. Nos Suns, TJ Warren foi quem mais pontuou com 23 cestas. O brasileiro Leandrinho Barbosa atuou por 18min30, fazendo seis pontos, três assistências e um ressalto.

Liderado por Mike Conley, o Memphis Grizzlies derrotou o Denver Nuggets, no Pepsi Center, por 105-98. O base dos Grizzlies foi o cestinha da partida, marcando 31 pontos. Pelos Nuggets, o maior pontuador foi Danilo Gallinari, com 24 pontos. O Utah Jazz visitou o Washington Wizards, no Verizon Center, e venceu a partida, por 102-92.

Gordon Hayward, do Jazz, foi o cestinha com 30 pontos. Outro destaque da equipa foi Rudy Gobert, com um duplo-duplo, fazendo 15 pontos e 20 ressaltos. Nos Wizards, o principal jogador foi John Wall, também com um duplo-duplo, marcando 23 pontos e 11 assistências.

DESELANCE
Marcelinho Huertas
dispensado dos Rockets


Dois dias depois de ser trocado pelo Los Angeles Lakers com o Houston Rockets, o base brasileiro Marcelinho Huertas foi dispensado pela equipa texana e agora se apresenta sem equipa na NBA. A informação, que foi prevista por um jornalista especializado dos Estados Unidos, foi confirmada neste sábado pelos Rockets.

Através do twitter oficial da equipa, o Houston afirmou que o gerente da equipa, Daryl Morey, anunciou que Marcelinho havia sido dispensado do elenco texano. Uma das causas prováveis para a saída do brasileiro é a necessidade dos Rockets de abrir espaço na sua folha salarial.

Recentemente, a equipa trocou Derek Brewer mais uma escolha de primeira rodada no draft de 2017 por Lou Williams, reserva com maior número de pontos na actual temporada. Na vitória da equipe sobre o Minnesota Timberwolves deste sábado, Lou saiu de quadra com 17 pontos, quatro assistências e três roubos de bola.

Aos 33 anos, Huertas, que estava na NBA desde 2015, se junta à Anderson Varejão como brasileiros sem clube na Liga. O poste brasileiro ídolo do Cleveland Cavaliers vinha sofrendo com lesões e, com poucos minutos na temporada, foi dispensado pelo Golden State Warriors.

Ao contrário da dupla recém dispensada, os postes Nenê (Rockets), Cristiano Felício (Chicago Bulls) e Lucas Bebê (Toronto Raptors) e o extremo base Leandrinho Barbosa (Phoenix Suns) seguem com bons desempenhos nas suas respectivas equipes.

Já o base Raulzinho Neto (Utah Jazz) perdeu espaço com a chegada de Gordon Hayward e vem tendo poucas oportunidades no elenco. Ainda assim, o jogador acredita que nos próximos dias poderá recuperar a titularidade. O base mostrou-se disponível para representar  a sua selecção.