Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Matamba na lista de Hélder Cruz

Melo Clemente - 23 de Dezembro, 2016

Antigo internacional angolano vai reforçar a lista de Hélder Martins da Cruz

Fotografia: Eduardo Pedro

O antigo médico da Selecção Nacional de basquetebol em seniores masculino, Agostinho Matamba, é o nome proposto pela lista A, encabeçada por Hélder Martins da Cruz “Maneda”, para ocupar a presidência da Mesa da Assembleia-Geral da FAB, em substituição do deputado Carlos Almeida, para o pleito eleitoral dos novos carpos sociais do órgão reitor da modalidade no país, para o quadriénio 2016/2020, segundo apurou do Jornal dos Desportos de fonte segura.

Hélder Martins da Cruz, vice-presidente cessante da Mesa da Assembleia-Geral da Federação Angolana de Basquetebol e, um dos concorrentes ao pleito eleitoral do órgão que controla a modalidade no país, cumpriu deste modo com a deliberação saída do encontro tripartido realizado na terça-feira, numa das salas do Ministério da Juventude e Desportos, sob liderança do ministro Albino da Conceição, com a presença dos cabeças de listas.

Depois da sua lista ter sido chumbada pela Comissão Eleitoral Nacional, presidida por Carlos Manuel dos Santos Teixeira, antigo presidente da Federação Angolana de Atletismo, em virtude de ter violado os artigos 55º pontos 2 e 3, o artigo 16º ponto da Lei do Desporto e o artigo 34º ponto 1 da Lei das Associações Desportivas, Hélder Martins da Cruz apresentou uma reclamação ao órgão que cuida do processo para a renovação de mandato.

Esta reclamação "forçou" a Comissão Eleitoral Nacional a adiar, "sine die", o pleito eleitoral que estava inicialmente marcado para o dia 22 do mês em curso.

Em face disso, o Ministério da Juventude e Desportos, na pessoa do seu titular, Albino da Conceição, promoveu terça-feira um encontro com as partes envolvidas, em que foi decidido o afastamento do antigo capitão dos ex-campeões africanos, Carlos Almeida, hoje, nas vestes de deputado à Assembleia Nacional pelo partido MPLA.

Entretanto, o artigo 55º no seu ponto 2 e 3, diz que o exercício de funções de direcção dos órgãos sociais das associações desportivas, obriga o cumprimento integral do que prevê a Lei da Probidade Pública sobre a matéria, com as devidas adaptações. Para efeitos do número anterior o exercício de funções directivas nos órgãos das associações desportivas é incompatível com exercício de funções de deputado à Assembleia Nacional, desempenho  de funções executivas a nível do Governo, titularidade  do cargo de Presidente do Conselho de Administração de empresa pública, desempenho cumulativo de funções noutras associações desportivas.

A Comissão Eleitoral Nacional vai elaborar nos próximos dias o novo calendário eleitoral para o sufrágio na Federação Angolana de Basquetebol, para o quadriénio 201672020, acto que contará com a participação de dois candidatos, nomeadamente, Hélder Martins da Cruz, líder da lista A, e Paulo Alexandre Madeira, comandante da lista B.


NBA
City Thunder
vence Pelicans


 O Oklahoma City Thunder venceu na noite de quarta-feira o New Orleans Pelicans por 121-110, em partida da temporada regular da NBA. O base Russell Westbrook conseguiu um duplo-duplo de 42 pontos e dez ressaltos. O Thunder (17-12), com seis vitórias nos últimos dez jogos, continua em segundo na Divisão Noroeste. Já o Washington Wizards derrotou por 107-97 o Chicago Bulls, em noite de John Wall, que marcou 23 pontos. O Sacramento Kings venceu por 94- 93 o Utah Jazz, que somou duas derrotas seguidas. O Memphis Grizzlies venceu o Detroit Pistons por 98- 86, enquanto o Minnesota Timberwolves derrotou por 92-84 o Atlanta Hawks.

CAVS VENCE
MILWAUKEE BUCKS

O Cleveland Cavaliers venceu na noite de quarta-feira o Milwaukee Bucks, por 113-102, em mais uma partida da temporada regular da NBA. O cestinha da partida foi o base Kyrie Irvin, que conseguiu duplo-duplo de 31 pontos e 13 ressaltos.

Os Cavaliers (21-6) acumulam três vitórias consecutivas que lhes permitem manter liderando a Divisão Central. O extremo base LeBron James marcou 29 pontos e conseguiu nove ressaltos. Os Bucks (13-14) chegam a duas derrotas consecutivas e continuam em penúltimo lugar na divisão dominada pelos Cavaliers.

Eis os resultados: Cleveland Cavaliers 113 Milwaukee Bucks 102, Atlanta Hawks 84 Minnesota Timberwolves 92, Detroit Pistons 86 Memphis Grizzlies 98, Chicago Bulls 97 Washington Wizards 107, New Orleans Pelicans 110 Oklahoma City Thunder 121, Utah Jazz 93 Sacramento Kings 94, Phoenix Suns 111 Houston Rockets 125, Portland Trail Blazers 95 Dallas Mavericks 96.