Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Militares derrotam Polcias

Juscelino da Silva - 30 de Março, 2019

Os militares derrotaram os polcias por 79-73 no jogo a contar para a nona e ltima jornada da fase regular do Unitel Basket 2018-2019

Fotografia: Edies Novembro

Com quinze pontos do extremo-poste norte-americano Andres Harris, o 1º de Agosto quebrou ontem, no pavilhão Victorino Cunha, o ciclo vitorioso do Interclube, que vinha de dez triunfos consecutivos. Os militares derrotaram os polícias por 79-73 no jogo a contar para a nona e última jornada da fase regular do Unitel Basket 2018-2019. Com a vitória, a equipa de Paulo Macedo cimenta a liderança, agora, com 59 pontos.

Em casa alheia, o treinador Alberto de Carvalho \"Ginguba\" entrou com um cinco virado para o ataque. Os polícias terminaram empatados no primeiro quarto (17-17). No segundo quarto, as fragilidades permitiram abertura no marcador. Os militares deram a \"volta ao texto\", fruto da boa dinâmica ofensiva e venceram por 31-26.

No reatamento da partida, Paulo Macedo e pupilos voltaram do balneário com a disposição de fugir no placard. O base Armando Costa abriu as hostilidades com um triplo, um claro aviso do que seria o terceiro quarto. Os militares pisaram no acelerador e conseguiram cumprir com as orientações do timoneiro. No final, venceram por 61-51. Os dez pontos de diferença espelhavam bem a superioridade dos militares. 

Alberto de Carvalho entrou para o quarto e último período com o objectivo de anular os pontos fortes do adversário. A estratégia surtiu efeito desejado. O resultado da boa defesa obrigou os militares a cometer inúmeros erros defensivos e ofensivos. O extremo da equipa da Polícia Nacional, Jonatão Jungo, era o mais inconformado e anotou 14 pontos, insuficientes para impedir a derrota da equipa. 

Aos seis minutos do final da partida, os polícias ainda conseguiram reduzir a desvantagem pontual para seis, mas não tiveram a calma suficiente na hora da finalização. A situação custou caro nas contas finais da partida. O 1ºde Agosto venceu por 79-73.

Alberto Carvalho \"Ginguba\" lamentou a ausência do principal base, Gerson Domingos, que está adoentado. O extremo dos militares, Andres Harris, foi o cestinha da partida com 15 pontos, seguido por Jonatão Jungo com 14.

Noutras partidas da jornada, o Petro de Luanda visitou e venceu no Arena do Kilamba o Atlético Sport Aviação por 114-100, a Universidade Lusíada vergou a Academia Helmarc por 97-94 e a Marinha de Guerra derrotou no seu pavilhão o Futebol Clube Vila Clotilde por 96-87. O 1º de Agosto lidera o Unitel Basket com 59 pontos, seguido pelo Petro de Luanda com 58.