Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Militares dominam Grupo A

Melo Clemente - 13 de Abril, 2014

Clube Central das Forças Armadas Angolanas superou todos os seus adversários na principal competição basquetbolística nacional

Fotografia: Santos Pedro

A formação do 1º de Agosto dominou o Grupo A do Campeonato Nacional de basquetebol, ao ocupar o primeiro lugar, com 15 pontos, fruto de sete vitórias e uma derrota.

Depois de ter sido o segundo colocado na primeira volta do Grupo A, com sete pontos, menos um que o Recreativo do Libolo, o  Clube Central das Forças Armadas Angolanas fez jus ao estatuto de campeão nacional em título e dominou por completo o segundo turno do BAI Basket.

 Das chamadas equipas grandes (Atlético Petróleos de Luanda, Recreativo do Libolo e 1º de Agosto), a formação militar foi a única que conseguiu fazer o pleno, em quatro partidas disputadas, a turma do Rio Seco somou igual número de vitórias.

Desprovido de três das suas principais unidades, Cedrick Ison, dispensado pela direcção do clube para assistir ao nascimento da filha nos Estados Unidos, Joaquim Gomes Kikas, a recuperar de uma lesão no joelho, e Carlos Almeida, que se prepara para se despedir, o técnico Paulo Macedo conseguiu manter os níveis da sua colectividade e suplantar os principais concorrentes no segundo turno da competição.

Durante a segunda volta do Grupo A, a equipa militar conseguiu ainda quebrar o enguiço do Recreativo do Libolo, a quem venceu pela primeira vez na presente edição do BAI Basket, por escassos dois pontos (88-86).

Na véspera, os militares derrotaram o arqui-rival, por 83-82, triunfos que os catapultaram para o primeiro lugar.

No adeus à fase de grupos, a equipa militar não teve dificuldade em despachar a formação do Grupo Desportivo Interclube, por 81-77, num embate em que o equilíbrio dominou grande parte do desafio.

INTERCLUBE
SURPREENDE

O Grupo Desportivo Interclube foi sem sombras de dúvidas a grande surpresa no Grupo A. Depois de não estarem muito bem, quer durante a fase regular, quer na primeira volta do Grupo A, os polícias conseguiram ultrapassar os petrolíferos da capital e os libolenses, por 101-71 e 104-90.

Na derradeira jornada do Grupo A, ontem, ronda em que o 1º de Agosto folgou por imperativo de calendário, os pupilos de Alberto Babo suplantaram o Clube Universidade Lusíada, conjunto que durante a fase de grupos não conseguiu qualquer triunfo.

Recreativo do Libolo, equipa vencedora da fase regular do BAI Basket, esteve muito abaixo do seu rendimento.

As formações do 1º de Agosto, Recreativo do Libolo, Atlético Petróleos de Luanda e Grupo Desportivo Interclube estão apuradas para a “Final Four” que arranca na segunda quinzena de Abril.


NBA
San Antonio Spurs
com melhor registo


Os San Antonio Spurs asseguraram na última sexta-feira o melhor registo da fase regular da NBA, ao derrotarem os Phoenix Suns (112-104), relegando Oklahoma City para a segunda posição da Conferência Oeste.

Com 62 triunfos em 80 jogos, a equipa texana já não pode perder o primeiro posto da conferência, mas, para garanti-lo, teve de recuperar 21 pontos de desvantagem frente aos Suns e deve-o em grande parte a Danny Green, que fez sete triplos e totalizou 33 pontos.

O primeiro lugar da fase regular dá aos Spurs a vantagem de poder jogar mais jogos em casa no play-off até à final.

Com o final da fase regular à porta, a equipa de Phoenix, por seu turno, ainda luta com Memphis pela oitava e última vaga de Oeste no play-off.

Os Oklahoma City Thunder, com um saldo de 58 triunfos e 21 vitórias, têm de se contentar com o segundo lugar no Oeste, depois de terem derrotado os New Orleans Pelicans (116-94), com 27 pontos de Kevin Durant e 24 de Russell Westbrook.

HEAT DERROTAM
PARCERS

No jogo grande da ronda de sexta-feira, os Miami Heat, bicampeões em título, derrotaram os Indiana Pacers (98-86) e tomaram o comando da Conferência Este, com um registo de 54 vitórias e 25 derrotas, enquanto o adversário soma para já mais um desaire.

No pior período da época para ambas as equipas - 11 derrotas em 21 jogos para Miami e 12 em 20 para Indiana - a equipa da Florida, privada do lesionado Dwyane Wade pelo nono jogo consecutivo, fez a diferença com uma parcial de 16-0 no terceiro período. LeBron James contribuiu com 36 pontos para o triunfo.

Os Atlanta Hawks foram vencer no terreno dos Brooklyn Nets (93-88) e deram um passo importante para assegurarem o oitavo lugar no Este. Com 36 triunfos e 43 desaires, têm duas vitórias de avanço sobre os New York Knicks (34-45), quando faltam disputar três jogos da fase regular.


Provincial feminino
Interclube  e 1º de Agosto
acertam contas amanhã


As equipas do 1º de Agosto e do  Interclube defrontam-se amanhã, a partir das 19h00, no Pavilhão Vitorino Cunha, em partida de maior cartaz da terceira jornada do campeonato provincial feminino unificado sénior/júnior.

A jornada reserva ainda os encontros ente as formações B da Universidade Lusíada e do 1º de Agosto, à mesma hora, no Pavilhão Jean Jacques, e Interclube B - Universidade Lusíada A.

Na segunda jornada, disputada quinta-feira à noite, a equipa A do Interclube venceu por 60-24 a formação B do mesmo clube. O 1º de Agosto A venceu a sua equipa B por 90-32, enquanto o Maculusso A ultrapassou o B por 75-20.