Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Militares e libolenses lutam pelo primeiro lugar do grupo

Melo Clemente - 15 de Abril, 2016

Pupilos de Ricard Casas vão tentar desforrar-se da derrota sofrida na última terça-feira em pleno Pavilhão Victorino Cunha

Fotografia: M.Machangongo

As formações do 1º de Agosto e do Recreativo do Libolo defrontam-se hoje, a partir das 18h00, no Pavilhão Victorino Cunha, em partida referente à quinta e última jornada do Grupo A da 38ª edição do Campeonato Nacional de basquetebol em seniores masculino, vulgo BIC Basket.

A equipa militar ocupa nesta altura o primeiro lugar do referido grupo, com nove pontos, menos um que o representante da vila de Calulo (oito pontos), na segunda posição.Depois de ter sido eliminado pelo Recreativo do Libolo nas meias-finais da 32ª edição da Taça de Angola na última terça-feira, em pleno mítico Pavilhão Victorino Cunha, ao averbar uma derrota por escassos dois pontos (68-70), o Clube Central Das Forças Armadas Angolanas vai procurar alcançar a tão almejada "desforra" no desafio de mais logo, para o encerramento da fase de grupos do BIC Basket. Aliás, nas duas ocasiões em que se defrontaram para o Campeonato Nacional de basquetebol em seniores masculino, a equipa rubro e negra levou da melhor, pelo que, hoje vai procurar repetir a proeza, alcançando a terceira vitória consecutiva no BIC Basket diante do Recreativo do Libolo.

Ricard Casas, técnico espanhol ao serviço do 1º de Agosto de Agosto, não vai poder contar com os préstimos de Johne Pedro e Mohamed Malick Cissé, ambos lesionados.O poste Johne Pedro recupera satisfatoriamente da intervenção cirúrgica a que foi submetido num dos joelhos na cidade do Porto, Portugal, ao passo que Mohamed Malick Cissé, medalha de ouro nos XI Jogos Africanos de Brazzaville, tem o pé esquerdo no gesso.

Com o apuramento assegurado para a fase de Qualificação, as duas agremiações vão apenas lutar pelo prestígio. As duas agremiações entram para última jornada do Grupo A sem qualquer derrota. Ontem, na derradeira sessão de treinos, Ricard Casas voltou a incidir os seus trabalhos no aprimoramento da componente defensiva, sector que esteve mal no prélio de terça-feira e que tenha contribuído para o afastamento da equipa militar das meias-finais da Taça de Angola.

Apesar de reconhecer o potencial da formação do Recreativo do Libolo, o técnico espanhol, que cumpre o seu primeiro ano de contrato com o 1º de Agosto não esconde o desejo de terminar a fase de grupos de forma invicta.

"Tal como na terça-feira, a partida de amanhã (hoje) é de elevado grau de dificuldades, mas, ainda assim, vamos lutar no sentido de mantermos o ciclo de vitórias na fase de grupos", asseverou o comandante do clube central das Forças Armadas Angolanas.Hermenegildo Santos, jovem que tem se destacado no 1º de Agosto, deve merecer novamente a confiança de Ricard Casas para assumir a condução do jogo ofensiva dos militares, auxiliado sempre pelo experiente Armando Costa, para além do irreverente Francisco Sousa.

Já o técnico Norbeto Alves, português ao serviço do Recreativo do Libolo, tem praticamente as principais unidades à disposição, com a excepção do internacional angolano, Braúlio Morais, que deve ser submetido nos próximos dias a uma intervenção cirúrgica num dos joelhos.

Tal como o 1º de Agosto, o Recreativo do Libolo ainda não perdeu na fase de grupos da 38ª edição do BIC Basket, pelo que, vai procurar manter a marcha triunfal. O desafio é de difícil prognóstico, a julgar pela qualidade dos dois planteis. Aliás, os dois planteis constituem o núcleo duro da Selecção Nacional que no mês de Julho vai competir no torneio pré-olímpico de Belgrado, Sérvia, competição selectiva aos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, Brasil, em 2016.

O 1º de Agosto lidera o Grupo A, com nove pontos, seguido do Recreativo do Libolo e Atlético Petróleos de Luanda, com oito e seis pontos respectivamente. Marinha de Guerra e Atlético Sport Aviação (ASA) ocupam as posições imediatas, ambos com cinco pontos cada, ao passo que o Interclube ocupa a cauda da tabela classificativa, com apenas quatro pontos.


GRUPO B
Progresso recebe
hoje o Sporting

A equipa do Progresso Associação Sambizanga recebe hoje, a partir das 16h00, no Pavilhão Anexo número dois da Cidadela, o Sporting Clube de Benguela, em partida a contar para a última jornada do Grupo B da 38ª edição do Campeonato Nacional de basquetebol em seniores masculino (BIC Basket).

A jogar em casa, os sambilas vão procurar o factor casa para alcançarem mais uma triunfo na fase de grupos do BIC Basket.

Por seu turno, os verde e branco da cidade das Acácias Rubras vão tentar surpreender o Progresso Associação Sambizanga, em pleno Pavilhão Anexo número dois da Cidadela Desporto.

Entretanto, amanhã para a conclusão da última jornada do Grupo B, o Futebol Clube Vila Clotilde defronta a Universidade Lusíada, a partir das 16 h00, no Pavilhão 28 de Fevereiro.

Futebol Clube Vila Clotilde e Sporting de Benguela partilham a liderança do Grupo B, ambos com quatro pontos cada, seguido da Lusíada e Progresso Associação Sambizanga, com três e dois pontos respectivamente.        
M.C