Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Militares miram segundo lugar

Melo Clemente - 17 de Janeiro, 2014

Equipas do 1º de Agosto e Clube Amigos de Viana jogam esta tarde no Complexo Desportivo do Dream Space em Viana

Fotografia: Jornal dos Desportos

O clube militar, quinto classificado, com 11 pontos, menos cinco que a formação do Recreativo do Libolo, comandante da prova, pode subir três degraus.

Diante do último classificado, com seis pontos, a equipa militar liderada pelo técnico Paulo Macedo vai seguramente aproveitar o desafio desta tarde para colocar os atletas menos utilizados, poupando os jogadores mais influentes, com vista ao prélio de amanhã, frente ao Atlético Sport Aviação (ASA).

Com um plantel superior ao seu opositor, quer em termos de valores individuais, quer em termos colectivos, o 1º de Agosto vai seguramente garantir com maior ou menor dificuldade a conquista dos dois pontos.

A equipa rubra e negra vai aproveitar o desafio frente ao Clube Amigos de Viana para testar a capacidade dos seus jogadores, que estão "proibidos" de fracassar novamente frente à turma aviadora.

Depois de ter conquistado a Taça dos Clubes Campeões Africanos, a equipa militar tem agora as baterias viradas para o BAI Basket e a Taça de Angola, provas nas quais o Recreativo do Libolo, actual líder do Campeonato Nacional, também está apostado.

Em caso de vitória, o 1º de Agosto soma 13 pontos, a mesma pontuação do Clube Universidade Lusíada, conjunto que ocupa actualmente a segunda posição do BAI Basket.

Ainda hoje, para acerto da terceira jornada, o Sporting de Benguela, que na terça-feira perdeu com o Libolo em casa, por 54-73, recebe o Progresso do Sambizanga.

A jogar em casa, e em face das exibições que tem patenteado neste seu regresso ao convívio dos grandes, os verde e branco de Benguela apresentam-se como principais candidatos à conquista dos dois pontos.

A prova volta a acertar amanhã o calendário, com o Sporting de Benguela a receber o Vila Clotilde, ao passo que o ASA recebe o 1º de Agosto, no Pavilhão Anexo número dois da Cidadela Desportiva. 

A classificação do BAI Basket está assim ordenada: 1º Libolo 16 pontos, 2º Lusíada 13, 3º Petro de Luanda 12, 4º Interclube 12, 5º 1º de Agosto 11, 6º Vila 11, 7º ASA oito, 8º Progresso sete, Sporting de Benguela seis e 10º Clube Amigos de Viana seis pontos.


NBA
Formação dos Bulls
mantém boa forma


A equipa dos Chicago Bulls deslocou-se na madrugada de ontem ao terreno do Orlando Magic para vencer um dos encontros mais emocionantes de toda a época.

Num encontro com três prolongamentos e muita emoção, os comandados por Tom Thibodeau triunfaram por 128-125, somando a sétima vitória nos últimos dez encontros.

O poste Joakim Noah foi a grande estrela da partida, com 26 pontos e 19 ressaltos. Outro que teve papel fundamental na vitória foi Jimmy Butler, que foi o jogador que mais tempo permaneceu em quadra no confronto, actuando por 60 minutos. Com jogadas decisivas, o extremo base terminou a partida com 21 pontos, 7 ressaltos e 6 assistências.

Victor Oladipo, com 35 pontos, brilhou para a equipa de Orlando mas não conseguiu evitar a derrota. Com esta vitória, os Bulls somam agora 18 vitórias e 19 derrotas, que lhes dão o sexto lugar na Conferência Este, bem dentro dos lugares de acesso aos play-off. Os Magic contam com dez vitórias e 29 derrotas e estão no 14º e penúltimo lugar da Conferência.


Desilusão
Cleveland Cavaliers
soma nova derrota


O Cleveland Cavaliers sofreu nova derrota na NBA. Na noite de quarta-feira, o responsável foi o Portland Trail Blazers, que jogando em casa derrotou a equipa do brasileiro Anderson Varejão por 108-96, em grande noite do extremo LaMarcus Aldridge, que marcou 32 pontos e apanhou 18 ressaltos no duelo disputado no Moda Center.

Varejão jogou durante 38 minutos, anotando oito pontos e apanhando 14 ressaltos. O principal homem dos Cavaliers foi Luol Deng, com 25 pontos e seis ressaltos. A dupla ainda contou com boa colaboração de Kyrie Iriving, responsável por 21 pontos, mas não foi suficiente para evitar novo resultado negativo.

Os Cavaliers aparecem na 11ª colocação da Conferência Oeste da NBA com 14 vitórias e 25 derrotas. A equipa enfrenta hoje o Denver Nuggets, novamente fora de casa. Os Trail Blazers são vice-líderes do Oeste.

O San Antonio Spurs não contou novamente com o brasileiro Tiago Splitter, afastado por conta de uma lesão no ombro direito. Mesmo desfalcada, a equipa do Texas derrotou o Utah Jazz por 109-105 e atingiu a sua sexta vitória consecutiva. Os Spurs lideram a Conferência Oeste com 31 vitórias e apenas oito derrotas.

Outra equipa que não pôde contar com o seu atleta nacional foi o Phoenix Suns, que derrotou em casa o Los Angeles Lakers por 121-114. O duelo marcou o reencontro de Leandrinho Barbosa com a claque do Arizona no seu regresso à equipa, mas ele não jogou por dores no ombro direito. A expectativa é que ele volte a jogar na partida de hoje frente ao Dallas Mavericks.