Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Militares partem para Maputo

Melo Clemente - 07 de Novembro, 2014

Delegação militar parte confiante numa boa prestação na prova selectiva à fase final da Liga dos Clubes Campeões Africanos

Fotografia: Paulo Mulaza

As equipas seniores de basquetebol do 1.º de Agosto, em ambas as classes, seguem hoje para Maputo, onde a partir de amanhã e até ao dia 15 começam a disputar o zonal de apuramento à fase final da Taça dos Clubes Campeões Africanos.

Ontem, os pupilos de Paulo Macedo testaram com a formação da Universidade Lusíada, no Pavilhão Victorino Cunha, desafio que serviu para o técnico rubro e negro aferir o potencial do seu grupo.

Moralizado com a conquista do Torneio Internacional Victorino Cunha, a formação do 1.º de Agosto, actual campeã africana em título, traçou como meta a luta por um dos passes de acesso à fase final da Taça dos Clubes Campeões Africanos da "bola ao cesto".

Mesmo desprovido de uma das suas melhores unidades, o extremo base norte-americano Cedrick Ison, que recupera da sua lesão nos Estados Unidos da América, Paulo Macedo não esconde o desejo de conseguir o passe de acesso à fase final da competição.

O "comandante" da equipa militar deposita total confiança no grupo capitaneado pelo internacional Joaquim Gomes "Kikas".

"Tenho plena confiança no grupo, por isso, tudo vamos fazer para conseguirmos a qualificação para a fase final da Taça dos Clubes Campeões Africanos de basquetebol em seniores masculinos", disse recentemente Paulo Macedo, em entrevista ao Jornal dos Desportos.

Com oito títulos africanos conquistados, o Clube Central das Forças Armadas Angolanas é nesta altura o conjunto mais titulado do continente africano, o que eleva ainda mais a responsabilidade do técnico militar.

Entretanto, a reunião técnica do zonal de apuramento à XXIX e XX edições da Taça dos Clubes Campeões Africanos em seniores masculinos e femininos, respectivamente, realiza-se às primeiras horas de amanhã.

Representantes de dez países vão marcar presença no certame, Angola, Zâmbia, Zimbabwe, Suazilândia, Namíbia, África do Sul, Botswana, Lesoto, Malawi e Moçambique. 

A prova apura os dois primeiros classificados para a fase final.

Para a "operação Moçambique", Paulo Macedo vai contar com os seguintes atletas: Armando Costa, Francisco Sousa, Hermenegildo Santos, Islando Manuel, Edmir Lucas, Edson Ndoniema, Mohamed Cissé, Agostinho Coelho, Reggie Moore, Joaquim Gomes "Kikas", Felizardo Ambrósio, Mutu Fonseca e Johne Pedro.


Zonal
Inter realiza
último treino


A formação do Grupo Desportivo Interclube realiza hoje a sessão derradeira de treino, antes da estreia, amanhã, no zonal de apuramento, com palco em Maputo, Moçambique, para a fase final da Taça dos Clubes Campeões Africanos.

Desde segunda-feira em terras moçambicanas, a equipa sénior feminina do Grupo Desportivo Interclube tem como meta o alcance de um dos passes de acesso à fase final da XX edição da Taça dos Clubes Campeões Africanos da "bola ao cesto".

Actual campeã africana em título, tudo vai fazer para assegurar a qualificação, para que possa lutar na fase final pela coroa africana.

Para além do Interclube, a prova conta com a participação do 1.º de Agosto, que destronou a equipa da Polícia do título nacional.

Desportivo de Maputo, Grupo Desportivo Interclube e 1.º de Agosto são as principais favoritas à conquista dos dois passes de acesso à fase final da "Liga Africana".
M.C