Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Militares procuram terceiro título

Melo Clemente - 07 de Junho, 2014

1º de Agosto procura triplo da época

Fotografia: Jornal dos Desportos

A formação do 1º de Agosto recebe esta noite, a partir das 19h00, no Pavilhão Victorino Cunha, a equipa do Grupo Desportivo Interclube, em partida referente à primeira mão da final da Taça de Angola de basquetebol em seniores feminino, com o pensamento  no triplete da época desportiva 2014.

O desafio da primeira mão estava marcado inicialmente para o Pavilhão 28 de Fevereiro, mas os dois emblemas acordaram  e transferiram a partida para o Pavilhão Victorino Cunha.

Depois de  destronarem do título nacional a equipa adstrita à Polícia Nacional, para além de arrebatar o campeonato provincial, sob batuta do seu novo treinador, Jaime Covilhã, o Clube militar vai tentar conquistar o seu terceiro troféu da época.

A jogar no seu reduto, a equipa militar vai seguramente tentar vergar esta noite a sua similar do Grupo Desportivo Interclube.
Entretanto, as comandadas de Apolinário Paquete já manifestaram publicamente o interesse em se desforrarem das rivais, depois de perderem o Campeonato Provincial de Luanda e o  Campeonato Nacional.

Em face disse, aguarda-se por uma partida muito disputa do primeiro ao último minuto, a julgar pela qualidade das jogadoras dos dois emblemas.
O Pavilhão Victorino Cunha vai seguramente registar uma enchente, já que vão estar em confronto as duas melhores equipas da actualidade a nível do basquetebol feminino.

A equipa rubro e negra vai tentar vencer esta noite as polícias e amanhã, no Pavilhão 28 de Fevereiroa, confirmar a conquista de mais um troféu na presente época desportiva.

Apolinário Paquete, técnico do Grupo Desportivo Interclube e Jaime Covilhã, treinador do 1º de Agosto, vão poder contar com as suas principais executantes para o prélio desta noite, elevam ainda mais a incerteza no desfecho final da partida.

Entretanto, em caso de igualdade em termos de vitória, vai recorrer-se  a uma finalíssima, partida a ser disputada na próxima terça-feira, no Pavilhão Principal da Cidadela Desportiva.

Para atingir a final, a formação do Interclube eliminou o Grupo Desportivo O Maculusso nas meias-finais, jogada a duas mãos, venceu-o por 92-32 e 69-42 respectivamente, ao passo que a equipa militar deixou pelo caminho a formação da Universidade Lusíada, com duas soberbas vitórias, por 79-36 e 84-36.

FORMAÇÃO
Alexandre Neto
elogia iniciativa


Alexandre Neto, técnico principal da Universidade Lusíada, enalteceu a iniciativa da Associação Nacional de Treinadores de Basquetebol que promove desde ontem no Pavilhão Victorino Cunha, o terceiro clinic internacional dirigido a treinadores, ligados fundamentalmente aos escalões de formação.
O categorizado técnico que durante vários anos esteve ligado aos escalões de formação do Grupo Desportivo O Maculusso, lançou atletas que hoje fazem furor no basquetebol angolano, casos de Nacissela Maurícia, antiga captiã da Selecção Nacional, Felizarda Jorge, entre outras, destacou as qualidades dos prelectores da acção formativa que hoje termina.

"É de louvar a iniciativa da Associção Nacional de Treinadores de Basquetebol, que decidiu brindar os técnicos nacionais com mais uma acção formativa, que ao fim e ao cabo, vai elevar cada vez mais os nossos conhecimentos sobre  treino desportivo, dada a importância dos temas que foram seleccionados para este curso. Há muito que precisavamos de um refrescamento, por isso, é que o clinic está a ser muito bem aproveitado pelos técnicos, que felizmente estão aqui em grande número", disse.

Temas como construção de defesa  homem a homem, princípios do ataque contra homem a homem, construção da defesa zona 3/4, entre outros, vão marcar hoje o último dia da acção formativa.

Moncho Lopés com o tema exercícios para aperfeiçoar a técnica individual e colectiva, técnica e táctica individual (Paco Redondo), músculos que intervêm no lançamento, como treiná-los (Artur Casimiro Barros) e direcção de equipa no treino, antes, durante e depois do jogo (Pedro Fernandes),  "animaram" o primeiro dia da acção formativa.

Raúl Duarte chamou a atenção sobre a necessidade dos treinadores ligados aos escalões de formação acompanharem a vida social (saber onde vivem, como vivem e com quem, vida académina etc) do atleta para além do treino desportivo.      
M.C