Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Militares recuperam campeonato

02 de Junho, 2014

Equipa do Jaime Covilhã resgata o troféu de campeã nacional perdido no ano passado.

Fotografia: Jornal dos Desportos

A equipa sénior feminina do 1º de Agosto conquistou o troféu de campeã nacional de basquetebol no pavilhão Acácias Rubras, em Benguela. Perante um naipe de luxo do desporto angolano, as comandadas de Jaime Covilhã alcançaram "a décima" do seu historial com uma vitória de 65-59 sobre o Interclube, campeã africana.Com um lote de luxo, em que figuram  Fineza Eusébio, Leia Dongue, Luísa Maculo, Nacissela Maurício, Latia Williams, Letícia Amtre, Rosa Gala, Isabel Francisco, Indira José, Sónia Guadalupe, Helena Francisco e Ana Gonçalves, o 1º de Agosto desforrou-se da derrota (65-70) sofrida em Fevereiro último, na cidade de Cuito, província do Bié.

As campeãs nacionais dominaram a primeira parte da final. O arranque "matador" da equipa de Jaime Covilhã estremeceu a de Apolinário Paquete, que não via as "ruas" para a tabela. A forte defesa militar e o excesso de lançamentos não certeiros ditaram o diferencial (23-15) no fim da primeira período.A experiência da equipa da Polícia Nacional integrada por Italee Lucas, Meya Pirera, Nadir Manuel, Angelina Golombe, Elsa Fernandes, Catarina Camufal, Judith Queta, Merciana Fernandes, Rosimira Damião, Astrida Vicente, Guendula Filipe e Ângela Cardoso veio ao de cima no segundo quarto.

Em busca da defesa da honra, as polícias aceleraram e conseguiram equilibrar o placard: 26-24. Face à forte pressão das polícias, as militares procuraram apostar nos lançamentos exteriores. A táctica resultou. Num ápice, distanciaram-se da equipa das polícias. Apolinário Paquete apostou no jogo interno, mas as lançadoras falharam demasiado. Ao intervalo, as campeãs já venciam por 34-25.

No reatamento, o 1º de Agosto foi mais consistente e aumentou a vantagem em 51-36. Jaime Covilhã explorou o tempo de lançamento e geriu a seu bel-prazer a vantagem gorda. Com o controlo de resultado, as militares respondiam à medida das adversárias. O forte poderio das militares tem um nome: Leia Dongue. A poste de Moçambique permaneceu na quadra 38min34s, marcou 20 pontos e ganhou 14 ressaltos. A contrapô-la na quadra, Italee Lucas, do Interclube, esteve em evidência ao apontar 12 pontos e ganhar quatro ressaltos.A consagração do 1º de Agosto trouxe equilíbrio no ranking das campeãs nacionais. A par do Interclube, as duas equipas co-lideram com dez títulos cada.A final foi apitada por Carlos Júnior, Francisco Tando e Elena Afonso. Na marcha de marcador, o 1º de Agosto sempre esteve à frente: (23-15), (36-25), (51-38) e (65-59).

CLASSIFICATIVAS
Equipa do Maculusso
ficou com o bronze


A equipa sénior feminina do Maculusso venceu por 55-44 a Universidade Lusíada, no jogo pontuável para a classificativa do terceiro e quarto lugares da 29ª edição do campeonato nacional de basquetebol. Com este resultado, o conjunto do Maculusso, orientado por Januário Santos, manteve o terceiro lugar que tinha conquistado na última edição da prova.

Ao intervalo, as duas equipas estavam empatadas a 19 pontos, mas no terceiro e último quarto o Maculusso liderou o jogo e venceu com uma diferença de nove pontos. Noutro jogo, o Sporting de Benguela bateu o Misto da Huíla, por 44-38, e quedou-se na quinta posição da tabela geral de classificação, relegou o adversário para o sexto e último posto. O Sporting do Bié terminou na última posição.

NBA
San Antonio Spurs eliminam Thunder


O San Antonio Spurs vai disputar a final da NBA contra o Miami Heat, após derrotar fora de casa por 112 a 107 o Oklahoma City Thunder no prolongamento da sexta partida das Finais da Conferência Oeste, que ganharam por quatro a três na série melhor de sete jogos.O poste francês Boris Diaw marcou 26 pontos e comandou o ataque dos Spurs, a equipa com a melhor marca da liga (62-20), na revalidação do título de campeões da Conferência Oeste.A partir da próxima quinta-feira, o Miami Heat, vencedor na Conferência Leste, e os San Antonio Spurs vão reviver as finais da NBA da época passada, vencida pela equipa de Miami por quatro jogos a dois.

O duelo entre Sant Antonio Spurs e o Miami Heat vai ter o atractivo da grande rivalidade desportiva, mas desta vez com a diferença de que a vantagem de campo está em poder da equipa de San Antonio, que inicia a série no AT&T Center.O veterano extremo-poste Tim Duncan conseguiu um duplo-duplo de 19 pontos e 15 ressaltos. A 19,5 segundos do tempo extra, fez um lançamento certeiro que deu a vantagem decisiva aos Spurs. A nota negativa para os San Antonio Spurs foi a lesão no primeiro tempo do base francês Tony Parker que sentiu dores no tornozelo esquerdo e não regressou à quadra.

O cestinha do Thunder com 34 pontos foi Russel Westbrook, com oito assistências, sete ressaltos e seis recuperações de bola.O extremo Kevin Durant também conseguiu um duplo-duplo de 31 pontos e 14 ressaltos, que não impediram a derrota e a eliminação dos Thunder, que ficam de fora da final da NBA pelo segundo ano consecutivo.