Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Militares regressam ao pas aps estgio

Melo Clemente - 02 de Março, 2015

Os verde e brancos da cidade das Accias Rubras ocupam actualmente o sexto lugar da prova, com 23 pontos, mas com menos duas partidas.

Fotografia: Jornal dos Desportos

A equipa sénior masculina de basquetebol do 1.º de Agosto regressou ontem à capital do país, depois de cumprir um curto estágio de cerca de duas semanas em Cabo Verde, visando a fase de grupos da 37.ª edição do Campeonato Nacional da modalidade, BIC Basket.

Naquele arquipélago, os vice-campeões nacionais aproveitaram a pausa do Campeonato Nacional, devido ao compromisso da Selecção Nacional que disputou recentemente o torneio de apuramento aos Jogos Africanos do Congo Brazzaville, em Bulawayo, Zimbabwe, e efectuaram alguns jogos de controlo, com destaque para o confronto com a selecção de Cabo Verde, que a par de Angola, tem já assegurada a presença no Campeonato Africano das Nações, prova a decorrer de 10 a 30 de Agosto de 2015, na Tunísia.

A dupla técnica Paulo Macedo e Walter Costa aproveitou o curto estágio para manter a forma competitiva dos seus pupilos que estão apostados em desalojar o Recreativo do Libolo do título nacional. Armando Costa, Felizardo Ambrósio "Miller", Edson Ndoniema e Reggie Moore não seguiram viagem com a equipa, em virtude de terem estado ao serviço da Selecção Nacional que de 21 a 28 de Fevereiro disputou o apuramento aos Jogos Africanos.

Já o base Hermenegildo Santos "Gildo", não seguiu com a equipa rubro e negra para Cabo Verde, em virtude de ter sido submetido a tratamento, face a lesão que contraiu. Vencedor da fase regular da 37.ª edição do BIC Basket, com 35 pontos, a formação do 1.º de Agosto vai medir forças na primeira jornada da fase de grupos com o Sporting de Benguela, equipa-sensação do primeiro turno da competição. Os verde e brancos da cidade das Acácias Rubras ocupam actualmente o sexto lugar da prova, com 23 pontos, mas com menos duas partidas. 
M.C

LUTO
Anthony Mason
morre aos 48 anos


O antigo basquetebolista norte-americano Anthony Mason, que representou seis equipas da Liga Norte-americana de Basquetebol (NBA), morreu sábado, aos 48 anos, devido a problemas cardíacos, anunciaram os New York Knicks.

"Não havia adversário mais feroz que Anthony Mason. A sua presença sempre se destacou em campo", elogiou o actual presidente dos Knicks, Phil Jackson, que defrontou várias vezes Mason quando foi treinador dos Chicago Bulls na década de 1990.

Curiosamente, Anthony Mason, que se destacou mais pelos Knicks na década de 1990, começou a carreira profissional fora dos Estados Unidos, ao serviço da equipa turca do Efes Pilsen, em 1988, regressando a "casa" um ano depois, para vestir a camisola dos New Jersey Nets. Após passagem pelos Denver Nuggets, Mason assinou pelos New Yorck Knicks, clube que representou entre 1991 e 1996. Um ano depois, transferiu-se para os Charlotte Hornets, onde permaneceu até 2000.

Anthony Mason ainda alinhou pelos Miami Heat, em 2000-2001, e os Milwaukee Bucks, entre 2001 e 2003.
No primeiro ano ao serviço dos Bucks integrou a equipa All Star, terminando a carreira com uma média de 10,9 pontos e 8,3 ressaltos por jogo.