Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Militares superam polícias

Melo Clemente - 18 de Maio, 2017

1º de Agosto recebeu e venceu

Fotografia: Jornal dos Desportos | Edições Novembro

O 1º de Agosto recebeu e venceu ontem, no Pavilhão Victorino Cunha, a congénere do Interclube, por 99-78, na primeira partida do play-off para as classificativas do terceiro lugar da 39ª edição do Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores masculinos, vulgo BIC Basket, a melhor de três.
O desafio ficou marcado sem sombras de dúvidas, pela a ausência das duas claques.

Com uma defesa organizada e um ataque eficiente, fundamentalmente, no primeiro quarto, onde era privilegiada a circulação da bola em todas as zonas de jogo,  a equipa militar acabou por superiorizar-se, ante um adversário que se mostrava bastante apática  nos seus movimentos.

Sem o apoio da sua exigente claque, que não marcou presença ontem, no Pavilhão Victorino Cunha, em protesto à má campanha que o grémio está a efectuar na presente época desportiva, onde perdeu os cinco troféus mais importantes, designadamente, Taça dos Clubes Campeões Africanos da \"bola ao cesto\", torneio Victorino Cunha, Supertaça Wlademiro Romero e a Taça de Angola, os comandados de Casas conseguiram conseguiram proporcionar uma exibição acima da média, principalmente, nos dois primeiros períodos.

No primeiro quarto a equipa visitada venceu no parcial, por 23-14, ao passo que no segundo período, o Clube Central das Forças Armadas Angolanas, actual campeão nacional em título, marcou 27 pontos, contra 24, da equipa adstrita a Polícia Nacional, que perfez 50-38, ao cabo dos primeiros 24 minutos, à favor da turma rubro e negra. Os internacionais angolanos, Hermenegildo Santos, base, é Edson Ndoniema, extremo base, estavam entre os mais inconformados no lado do 1º de Agosto, com 14 e 13 pontos, respectivamente.

O inevitável Gerson Domingos, base, e Paulo Márcio Barros, eram os destacados, com 11 e dez pontos. Com o reserva Vladimir Ricardino, extremo poste, a liderar as ações ofensivas da equipa rubro e negra, os actuais campeões nacionais em título voltaram a suplantar a jovem equipa do  Interclube, vencendo no terceiro quarto pelo parcial de 23-19.

A vencer por uma margem confortável de 16 pontos (73-57), a entrada do quarto derradeiro, os militares se limitaram a gerir a marcha do marcador, apesar da equipa forasteira em algumas etapas da partida ter reduzido a vantagem para apenas oito sete pontos.

Hermenegildo Santos, com 26 pontos, foi o cestinha da partida, ao passo que Gerson Dimingos, do Interclube, terminou com 20 pontos.
Miguel Kiala, Interclube, e Islando Manuel, do 1º de Agosto, foram os reis dos ressaltos, com nove cada. As duas equipas voltam a jogar amanhã, sexta-feira, no Pavilhão 28 de Fevereiro.

FICHA TÉCNICA

Pavilhão: Victorino Cunha
Comissário: David Dias
Arbitragem: ANTÓNIO Bernardo, Felisberto ANTÓNIO e Mbunga Pedro

1º de Agosto: Edson Ndoniema ( 18 ), Johne Pedro (  2), Vlademir Ricardino ( 16 ), Joaquim Gomes \"Kikas\" (  0), Mutu Fonseca (  6), Emanuel Quezada ( 10), Tárcio Domingos (3), Hermenegildo Santos (26), Wilson Ambrósio ( 0), Islando Manuel (14), Mihamed Malick Cissé ( 6 ).
Treinador: Ricard Casas

Interclube: Gerson Domingos ( 20 ), José Salvador ( 3 ), Francisco Horácio ( 6 ), Ngombo Rogério (5 ), Paulo Márcio Barros (10  ), Paulo Santana ( 5 ), Miguel Kiala ( 10 ), Egidio Ventura ( 2), André Miguel ( 0), Godalfim Freitas ( 0 ), Alexandre Jungo (15), Adilson Ramos ( 2).
Treinador: Alberto Babo

Marcha do marcador:

23-14, 50-38, 73-57, 99-78

CLASSIFICATIVAS
Progresso recebe hoje o Vila Clotilde


A formação do Progresso Associação do Sambizanga recebe hoje, a partir das 16h00, no Pavilhão Anexo número dois da Cidadela Desportiva, a similar do Futebol Clube Vila Clotilde, na primeira partida do play-off para as classificativas do sétimo lugar da 39ª edição do Campeonato Nacional de basquetebol em seniores masculino, vulgo BIC Basket, a melhor de três partidas.

O desafio estava inicialmente marcado para terça-feira, por questões de ordem técnica, o mesmo foi remarcado para hoje. Depois de falharem as classificativas do quinto lugar, as duas colectividades vão  bater-se para o sétimo lugar da  competição.

O equilíbrio , seguramente, marca o prélio desta tarde, a julgar pela qualidade dois  planteis, que têm como ponto forte o jogo colectivo.
 Alberto de Carvalho "Ginguba", técnico principal do Progresso Associação do Sambizanga, tem o grupo completo e disponível para superar logo mais, a similar do Futebol Clube Vila Clotilde, formação liderada pelo técnico Elvino Dias.

Em declarações ao Jornal dos Desportos, Elvino Dias não escondeu o desejo de derrubar esta tarde o Progresso Associação do Sambizanga.
"Vamos lutar para conseguirmos uma vitória, apesar de reconhecer as qualidades do Progresso. Tudo faremos para vencer o nossa adversário", prognosticou  o jovem treinador angolano.

Na terça-feira, para as classificativas do quinto lugar da edição 39 do BIC Basket, o Grupo Desportivo Marinha de Guerra recebeu e derrotou o Atlético Sport Aviação (ASA), por 88-78.
M.C