Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Mingas assume luta por um lugar

Melo Clemente - 17 de Julho, 2014

Mingas assume luta por um lugar

Fotografia: Jornal dos Desportos

O extremo poste da formação do Recreativo do Libolo e da Selecção Nacional, Eduardo Mingas, assumiu a luta por um lugar entre os doze do "cinco" nacional, que de 30 de Agosto a 14 de Setembro vão representar as cores da Bandeira Nacional na 17.ª edição da Copa do Mundo em Espanha.

Depois de ter ajudado a sua agremiação a arrebatar o Campeonato Nacional de basquetebol em seniores masculinos, BAI Basket, o tetracampeão africano quer figurar na lista definitiva de Paulo Macedo, a fim de disputar a sua terceira Copa do Mundo.
Aos 35 anos de idade, 1,98 centímetros e 107kg, Eduardo Mingas tem sido um dos jogadores mais regulares nos últimos tempos, quer nas competições domésticas quer nas provas continentais.

Em declarações à comunicação social no dia do começo dos trabalhos das selecções nacionais que projectam a Copa do Mundo de Espanha e a Taça Borislav Stankovic, o internacional angolano aplaudiu a participação no Torneio Internacional do Brasil, prova que no seu entender vai permitir ao "cinco" nacional superar-se.

HOJE
Selecções nacionais trabalham repartidas



As Selecções Nacionais de basquetebol masculino (A e B) efectuam esta manhã, a partir das 10h00, a quinta sessão de treinos da semana, por sinal a única do dia.
A Selecção Nacional A  projecta a sua participação na Copa do Mundo de Espanha e vai utilizar o Pavilhão Victorino Cunha, e o conjunto B, sob liderança do técnico Emanuel Trovoada, vai realizar a sua sessão de treinos no Pavilhão Anexo número dois da Cidadela Desportiva.

Depois de terem trabalhado a componente física nos dois primeiros dias de preparação, Paulo Macedo e Emanuel Trovoada vão esta manhã apostar nos aspectos técnicos e tácticos.
Ontem, no período matinal, os dois conjuntos voltaram a trabalhar a vertente física no Estádio dos Coqueiros, sob liderança do preparador físico Pedro dos Santos.

A resistência dos pré-convocadas, quer para a Copa do Mundo, quer para a Taça Borislav Stankovic, foi mais uma vez testada.
Entretanto, no sábado, os dois conjuntos vão realizar um amistoso, no Pavilhão Victorino Cunha, apurou o Jornal dos Desportos junto do seleccionador nacional, Paulo Macedo.
M.C

AFRICANO DE SUB-18
Selecção Nacional em dia de concentração


A Selecção Nacional de basquetebol masculina de sub-18 concentra-se hoje, a partir das 10h00, nas instalações da Federação Angolana de Basquetebol, no Complexo da Cidadela Desportiva, a fim de começar os trabalhos de preparação tendo em vista a disputa do Campeonato Africano das Nações da categoria, Afrobasket, prova a decorrer de 1 a 12 de Agosto próximo, em Antananarivo, capital de Madagáscar.

Para esta campanha, o seleccionador nacional, Carlos Dinis, que tem como adjunto Jacinto Olím "Jabila", convocou 28 atletas que hoje tomam conhecimento do programa de preparação.

Atlético Petróleos de Luanda, com sete atletas, 1º de Agosto, Futebol Clube Vila Clotilde, Grupo Desportivo Interclube, todos com cinco, foram as equipas que forneceram o maior número de jogadores. Seguem-se o Atlético Sport Aviação (ASA), o Sporting de Benguela, ambos com dois, e o Sporting Petróleos do Bié, com um jogador.

Carlos Dinis chamou os seguintes atletas: Jerson Gonçalves, Simão Lutonda, Kelvin Carvalho, Martinho Paulo, António Congo; Jeciliano Pessoa, Bruno dos Santos (Atlético Petróleos de Luanda), Júlio Gerónimo, Hernani Domingos, Dilson Paulo, José Mputo, Maver Cristóvão (1.º de Agosto), Edilson Bernardo, Alexandre Jungo, Morais Paulo, Daniel Manuel, Gerson Domingos (Futebol Clube Vila Clotilde), Dongala Nfumu, Wilson André, Adilson Dala, Onezandro Ferreira, Anderson Silva (Grupo Desportivo Interclube), Bruno Balanga, Márcio Calukembe, Artur Tomé (Atlético Sport Aviação), João Panda, Bruno Neves (Sporting Clube de Benguela) e Moisés César (Sporting Petróleos do Bié).
M.C

EM ESPANHA
Cadetes procuram
terceira vitória


A Selecção Nacional masculina de sub-17 que prepara a sua participação na fase final da Copa do Mundo da categoria, a decorrer no Dubai,  de 8 a 16 de Agosto próximo, procura esta noite frente ao Misto de sub-20 ACB, a sua terceira vitória nos jogos de controlo que efectua em Espanha.

Depois do segundo desaire consentido diante do Misto de sub-19 ACB, na última terça-feira, ao perder por 51-66, os pupilos de Manuel da Silva "Gi" voltam a trabalhar esta manhã para defrontar logo à noite o Misto de sub-20 ACB. Em declarações ao Jornal dos Desportos, o seleccionador nacional assegurou que os jogos de controlo estão a servir para dotar a equipa de maior rodagem competitiva, visando uma participação airosa na fase final da Copa do Mundo de sub-17.

Amanhã, o "cinco" nacional volta a fazer um teste frente ao Misto de sub-19 ACB do País Basco.
Nos próximos dias, os campeões africanos de sub-16 vão prosseguir com a maratona de jogos de controlo, onde se destacam os confrontos com a similar de Espanha (sub-17), no dia 25 do mês em curso, e no dia 26, a Selecção Nacional vai medir forças com Porto Rico.

Antes destes dois desafios, o "cinco" nacional vai medir forças com o Misto de sub-19 da ACB no dia 22.
Em quatro partidas disputadas até aqui, o combinado nacional obteve duas vitórias e igual número de derrotas. Angola bateu a Fundação Granada, por 95-56, e no segundo jogo de controlo perdeu com os Estudiantes, por 60-67. Frente ao Misto de Sub-19 do País Basco, os angolanos venceram por 67-64.
M.C