Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Ministro assegura presença de Angola

Melo Clemente - 20 de Junho, 2017

Selecção, Sub-19 vai disputar a fase final do Campeonato do Mundo

Fotografia: Jornal dos Desportos! Edições Novembro

A Selecção Nacional de basquetebol masculino de Sub-19 vai disputar a fase final do Campeonato do Mundo da categoria, prova que vai decorrer de 01 a 9 de Julho, na cidade do Cairo. A garantia foi dada ontem pelo ministro angolano da Juventude e Desportos, Albino da Conceição José, no final da sessão matinal realizada no Pavilhão Arena do Kilamba, com o número um dos desportos a fazer parte do treino.

De facto, o seleccionador nacional, Raul Duarte, viu a posição um (base) mais "reforçada", com a integração do ministro angolano da Juventude e Desportos, Albino da Conceição José, que durante três horas trabalhou com o grupo que projecta o mundial do Egipto. Em declarações à comunicação social, logo após o fim da sessão matinal, o ministro assegurou que esforços estão a ser feitos no sentido da Selecção Nacional de Sub-19 marcar presença na fase final do Campeonato do Mundo da categoria, gorado que está o estágio pré-competitivo que devia acontecer em Espanha.

"Dentro do que são as responsabilidade do Executivo Angolano, o ministério da Juventude e Desportos e o Ministério das Finanças trabalham em estreita colaboração para conseguir as verbas para que estes jovens atletas disputem a fase final do Campeonato do Mundo do Egipto", assegurou Albino da Conceição José.

Sem assegurar a data, em que a direcção da Federação Angolana de Basquetebol (FAB) tenha em sua posse a verba para suportar o transporte, e não só da delegação angolana, Albino da Conceição José garantiu que a verba vão ser alocadas. "Não posso afirmar taxativamente a data, em que a direcção do órgão reitor da modalidade no país terá em sua posse as verbas. Repito o nosso país já atravessou vários momentos difíceis, e o Executivo Angolano nunca deixou de apoiar o desporto. Portanto, estamos trabalhar no sentido destes jovens honrarem mais uma vez as cores da bandeira do nosso país".

Entretanto, Albino da Conceição José enalteceu por outro lado, o esforço empreendido pela direcção da Federação, encabeçada por Hélder Martins da Cruz "Maneda", que tem recorrido a parceiros privados para assegurar a preparação da Pré-Selecção Nacional de Sub-19. "Temos aqui de reconhecer o esforço que a  direcção da Federação está a fazer, na procura de parceiros privados para criar as condições mínimas de preparação, para as selecções nacionais que projectam as mais distintas provas internacionais", reconheceu o ministro angolano da Juventude e Desportos.

Ontem, a Pré-Selecção Nacional trabalhou em regime bi -diário, os aspectos técnicos e tácticos dominaram às duas sessões de treino, que culminaram com lançamentos a curta e longa distâncias. Valdir Manuel foi o grande ausente da sessão matinal, ao passo que a vinda de Bruno Fernando, que milita numa das universidades dos Estados Unidos da América, continua nos segredos dos deuses.

O combinado nacional trabalhar hoje, em princípio no Pavilhão Anexo número da Cidadela Desportiva.  A Selecção Nacional vai disputar a fase preliminar do Campeonato do Mundo, no Grupo D, ao lado das selecções dos Estados Unidos da América, actual campeão em título, Itália e Irão, respectivamente. Os angolanos enfrentam na estreia, a similar da Itália. No Grupo A, estão as selecções da Argentina, Nova Zelândia, Coreia e França. Alemanha, Egipto, país anfitrião, Porto Rico e Lituânia fazem parte do Grupo B, ao passo que Canadá, Japão e Mali, outro representante africano, figuram no Grupo C.

Lista dos convocados: Childe Dundão, Cley Cabango, Cristiano Xavier, Milton Valente, Tárcio Domingos, Jonatão Njungu, Glofate Buiamba, Sílvio Sousa, Bruno Fernando, Valdir Manuel, Levy Miguel, Éric Amândio, Rifen Miguel, Celton Miguel e Melvyn da Silva.