Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Minjud recebe delegação da FAB

Melo Clemente - 07 de Junho, 2017

Homem forte da federação apresentou as inquietações que afligem a sua instituição

Fotografia: José Cola | Edições Novembro

O ministro angolano da Juventude e Desportos, Albino da Conceição José, recebeu na segunda-feira, numa das salas de reuniões do seu pelouro, sita no largo dos ministérios, a delegação da Federação Angolana de Basquetebol (FAB), encabeçada pelo presidente Helder Martins da Cruz \"Maneda\".

\"Maneda\" fez-se acompanhar de técnicos que recentemente foram nomeados para dirigirem as  distintas selecções nacionais, em ambas as classes, nas provas internacionais que se avizinham, designadamente,  Campeonato Africanos das Nações , com realce para os seniores, em ambas as classes,  além dos campeonatos dos Sub-16 e Sub-18, bem como o Campeonato do Mundo do Egipto, na categoria de Sub-19, em masculino.

Na ocasião, Helder Matins da Cruz \"Maneda\" que cumpre o seu primeiro mandato à frente dos destinos da direcção da Federação Angolana de Basquetebol, expôs ao titular dos desportos as principais dificuldades que o órgão reitor da modalidade no país atravessa,  resultante da falta de verbas para gizar cabalmente os programas elaborados, com vista aos mais diversos compromissos internacionais.

A \"comitiva\" do Ministério da Juventude e Desportos (Minjud) ouviu atentamente as inquietações da direcção da FAB, tendo ficado a promessa de serem solucionados alguns casos pontuais.

Entretanto, a fase final do Campeonato do Mundo de Sub-19 em masculinos, prova a decorrer de 01 a 9 de Julho próximo, na cidade de Cairo, capital política do Egipto, assim como a disputa dos Afrobasket´s seniores, am ambas as classes, constituem prioridades prementes da direcção da Federação Angolana de Basquetebol.

Apesar das dificuldades que a direcção da FAB atrevessa, resultante da falta de verbas, a Pré-Selecção Nacional masculino de Sub-19 que projecta o Campeonato do Mundo do Egipto, começou a trabalhar desde quarta-feira, no Pavilhão Arena do Kilamba.

Sob liderança do técnico Raul Duarte, o cinco nacional trabalha apenas com os atletas que militam no país, num total de dez, sendo que os sete atletas que militam no estrangeiro mais concretamente nos Estados Unidos da América e França, respectivamente, continuam ausentes.

Quanto à Selecção Nacional sénior masculina que prepara a fase final do Campeonato Africano das Nações, competição que  pode vir a ser disputada em Angola, tem no comando técnico o jovem treinador Manuel Silva \"Gi\", que conseguiu o passe de apuramento ao Afrobasket de 2017, prova que decorreu em Lusaka.

O técnico Jaime Covilhã foi reconduzido ao cargo de seleccionador nacional sénior feminina, ao passo que Aníbal Moreira e Apolinário Paquete vão conduzir os destinos das selecções de Sub-16 e Sub-18, respectivamente, enquanto que Eliza Pires assumiu a Selecção Nacional de Sub-16, em femininos.