Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Misto da Huíla ambiciona conquista

Gaudêncio Hamelay | Lubango - 30 de Agosto, 2014

O Misto da Huíla em basquetebol sénior masculino pretende subir ao pódio no torneio da FESA

Fotografia: Jornal dos Desportos

Diogo Gomes, secretário-geral da Associação Provincial de Basquetebol da Huíla (APBH) garantiu que a caravana está a postos para concretizar o intento preconizado de ocupar os lugares cimeiros. Os huilanos partiram ontem para o local da competição.

O dirigente referiu que a equipa treinou de forma bi-diária para aumentar os níveis competitivos e técnicos. Reconheceu que o conjunto treinado por Francisco Tchamuanga está a demonstrar um bom basquetebol, não obstante haver  alguns atletas que precisam de melhorar. “Apesar disso, estamos convictos que vamos para a prova para  lutar pelo troféu, ou então ficarmos em segundo lugar”, disse.

Diogo Gomes afirmou que a Associação tem prestado todo o apoio, técnico, moral e logístico, assim como trabalha na sensibilização dos atletas, esclareceu que o torneio serve não só para ocupar os jovens nos tempos de férias, como contribui também para saudar mais uma vez o aniversário do Presidente da República, José Eduardo dos Santos.

Disse que para dotar os atletas de maior performance competitiva, a Associação da modalidade promoveu na última terça-feira um jogo amistoso entre o Misto da Huíla e  Misto do Namibe, com a equipa anfitriã a vencer por 81-54.

Yambi Escurinho, treinador do Misto da Huíla adiantou que o amistoso foi proveitoso num momento em que o conjunto encontra-se na fase final da preparação para o torneio da FESA a decorrer este fim-de-semana, no Sumbe. “Temos de ter mais convites do género para dar maior rodagem competitiva aos atletas”, defendeu.


Basquetebol/BIÉ
Provincial inicia hoje


O presidente da Associação Provincial de Basquetebol (APB) do Bié, Paulo Rufino Eduardo “Príncipe” confirmou ao Jornal dos Desportos que o campeonanto local da modalidade arranca amanhã.

Apesar da confirmação do arranque da prova, Paulo Rufino Eduardo “Príncipe” não avançou quais as equipas que devem desfilar neste “provincial” do Bié. A anteceder a realização do “provincial” de basquetebol, disputou-se o torneio de abertura da modalidade em masculinos e femininos unificados.

Em masculino a formação leonina A totalizou 14 pontos, mercê das vitórias obtidas nos sete jogos que disputou, ficou  assim à frente da Escola Superior Politécnica, que ficou na segunda posição com 13 pontos. Em terceiro lugar ficou a equipa B do Sporting do Bié, com 12 pontos, em quarto o Recreativo do JASCK, com onze, enquanto a quinta posição foi ocupada pela turma do Sport do Andulo e Benfica, com 10 pontos.

O Projecto Logo do Cuito quedou-se na sexta posição com nove pontos, ao passo que o Benfica do Cunje e o Recreativo do Cunhinga ocuparam os sétimo e oitavo lugares, respectivamte, com oito e sete pontos.

Já em femininos, a formação do Sporting do Bié passeou classe no torneio da abertura, conquistou  dez pontos, mercê de cinco triunfos nos cinco jogos que efectuou.

A equipa B do Sporting do Bié ocupou o segundo lugar com seis pontos, ao passo que a turma do Recreativo do JASCK quedou-se na última posição com apenas quatro.
SÉRGIO V. DIAS- CUITO