Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Moncho Lpez analisa adversrios do Afrobasket

Melo Clemente - 30 de Março, 2015

Seleccionador nacional esteve em Luanda e observou os potenciais para o africano da Tunsia

Fotografia: AFP

A pouco menos de uma semana do sorteio do Afrobasket2015, o seleccionador nacional Moncho Lopez tem estudado dados relativos às equipas por si consideradas principais oponentes de Angola na disputa do título, nomeadamente a Tunísia, Nigéria e o Senegal. O facto foi dado a conhecer, em Luanda, pelo técnico, salientando ter noção da tarefa bastante difícil na sua primeira missão em África, visto ter de jogar, num território que caracteriza hostil, a prova cujo campeão garante o único lugar reservado ao continente nos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro.

De acordo com o treinador, todos os elementos do grupo de trabalho sabem que a Tunísia é uma equipa forte e o facto de jogar em casa é uma mais-valia para eles, o que obriga  maior atenção e redobrar de esforços para marcar presença na final.“Temos de trabalhar muito para que o factor-casa não seja difícil para nós”, advertiu o substituto de Paulo Macedo no comando do “cinco” nacional, prometendo não defraudar os angolanos na perseguição ao 12º troféu.

Antevendo os contratempos, explicou, está a desenvolver uma série de trabalhos tendentes a conhecer e melhor interpretar a forma de jogar dos “hipotéticos” adversários em fases derradeiras do torneio, baseado em “scouting” (análise de dados estatísticos e de audiovisual), ao mesmo tempo que procura munir-se de informação sobre a sua equipa.

Quanto ao apoio institucional, afirmou estarem as coisas bem encaminhadas, a julgar pelo primeiro contacto que manteve com a direcção da federação, quinta-feira, em Luanda, durante o qual foram analisados aspectos inerentes à preparação do grupo.No entanto, Moncho Lopez reservou-se na abordagem da programação, indicando apenas que se está a trabalhar com a federação na calendarização de estágios e jogos de controlo, datas que ainda não podem ser divulgadas.

O sorteio do Afrobasket2015 acontece no dia 4 de Abril, em Tunes, enquanto a prova decorre de 19 a 30 de Agosto nas cidades tunisinas de Nabeul e Hammamet.Estão qualificadas a Tunísia (organizador), Angola (campeão em título), Marrocos, Mali, Cabo Verde, Costa do Marfim, Camarões, Gabão, Egipto, Uganda, Zimbabwe e Moçambique.

NBA
Knicks já são os piores da história


Os New York Knicks sofreram uma pesada derrota em Chicago, diante dos Bulls (80-111), e já sabem que vão terminar esta temporada com o pior registo de toda a sua história. O desaire da última madrugada foi o 60.º na presente fase regular, um novo máximo absoluto negativo desta "franchise".Pau Gasol, que continua a realizar uma época sensacional, assinou o 48.º duplo-duplo em 2014/15 (lidera a NBA nesta contabilidade) graças aos seus 19 pontos e 12 ressaltos. O rookie Nikola Mirotic voltou a estar em bom plano, com 24 pontos. Do lado dos Knicks, Andrea Bargnani foi o melhor elemento com 14 pontos e sete ressaltos.

Nas restantes partidas, destaque para os Golden State Warriors, que ao vencerem os Bucks em Milwaukee (108-95) alcançaram duas marcas fantásticas: asseguraram a liderança do Oeste e consequente vantagem do fator-casa no playoff nesta conferência e, ao mesmo tempo, estabeleceram um novo recorde de triunfos da equipa, com 60 (em 73 jogos até agora realizados). Stephen Curry voltou a destacar-se, com 25 pontos, seis assistências e quatro ressaltos.