Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Moreira com discurso optimista para o mundial de Espanha

Melo Clemente - 12 de Julho, 2014

O cinco nacional orientado por Aníbal Moreira começa os trabalhos no próximo mês de Agosto

Fotografia: Domingos Cadência

A Selecção Nacional deBasquetebol sénior feminina pode fazer uma boa campanha durante a fase final do Campeonato do Mundo da Turquia, de 27 de Setembro a 5 de Outubro do ano em curso.

A revelação foi feita pelo seleccionador nacional, Aníbal Moreira, logo após o anuncio, em conferência de imprensa, das 20 eleitas para a “operação Turquia".

 Apesar de ser a estreia do combinado nacional numa competição do género, o técnico bicampeão africano acredita que as suas pupilas podem fazer história na Turquia.

 “Temos aqui um grupo  bastante bom e acredito que se trabalharmos muito bem durante a nossa preparação no país e no exterior temos uma palavra a dizer neste Campeonato do Mundo porque pretendemos dignificar o basqetebol angolano e africano no geral”, prognosticou o antigo internacional, hoje nas vestes de seleccionador nacional sénior de femininos.

 Para a materialização deste objectivo torna-se imperioso o cumprimento escrupuloso do programa de preparação que engloba jogos de controlo com selecções do continente Europeu e asiático, que curiosamente, vão disputar à fase final do Campeonato do Mundo, competição a ter lugar nas cidades turcas de Ankara e Istambul.

  “Recebemos a garantia por parte da direcção da Federação Angolana de Basquetebol de que vamos cumprir na integra com o nosso plano de preparação, antes de rumarmos para a Turquia, palco do Campeonato do Mundo”, disse.

 O seleccionador nacional disse que o grande objectivo deste grupo convocado para a campanha Turquia passa pela reconquista do título do Campeonato Africano das Nações, Afrobasket de 2015, prova a decorrer nos Camarões.

“Não há dúvidas de que a nossa grande ambição é formarmos  um grupo coeso que seja capaz de em 2015 reconquistarmos o Campeonato Africano das Nações, nos Camarões”.

Entre as partidas de controlo para a "operação Turquia!, destaque para o Torneio Internacional de Limoges, a disputar-se a partir do dia 28 de Agosto, prova onde a Selecção Nacional vai testar as suas capacidades com a França, integrante do Grupo B do Mundial, Brasil, inserido na série A, para além de Moçambique,  outro representante do continente africano que vai disputar a fase preliminar no Grupo B.

As selecções de Espanha, Sérvia e Japão, que também fazem parte do Campeonato do Mundo, vão defrontar o seleccionado angolano, nos dia 31 de Agosto, 4 e 8 de Setembro respectivamente.  As espanholas têm dois jogos amistosos com o "cinco" nacional, ao passo que a Sérvia defronta a Selecção Nacinal na cidade de Almería, enquanto o amistoso contra o Japão está marcado para a cidade Múrcia, Espanha.

De acordo com o seleccionador nacional, estes amistosos vão permitir dar maior rodagem competitiva ao combinado nacional que vai marcar a sua estreia numa competição do género.Angola parte para o local da competição no dia 25 de Setembro, dois dias antes do começo do Mundial. Antes da partida para Istambul, a Selecção Nacional prevê ainda realizar mais jogos de controlo. 

A Selecção Nacional está inserida no Grupo D, com sede em Istambul, juntamente com as selecções dos Estados Unidos da América, Sérvia e China. Espanha, República Checa, Brasil e Japão fazem parte do Grupo A. No B estão a França, Turquia, Canadá e Moçambique, ao passo que na série estão a Austrália, Bielorrússia, Cuba e Coreia do Sul.

ELEVADO NÚMERO
Treinador justifica
chamada de atletas


A resposta positiva dada por algumas atletas durante a disputa do Torneio Internacional de Maputo, "forçou" o seleccionador nacional, Aníbal Moreira, a alargar o seu grupo de convocadas para 20 atletas.

O facto foi revelado na última quinta-feira, aquando da apresentação oficial da convocatória do "cinco" nacional para o Campeonato do Mundo da Turquia.

"Nós tinhamos a pretensão de chamar 15 a 18 atletas mas como no Torneio Internacional de Maputo algumas jogadoras se destacaram fomos  obrigados a alargar o nosso grupo", justificou o seleccionador nacional.

Aníbal Moreira fez saber que deste grupo apenas 15 vão seguir viagem para Lisboa, Portugual, em trânsito para França, onde o "cinco" nacional vai disputar um torneio internacional.

"Antes de partirmos para a Europa temos de reduzir o nosso grupo porque  não podemos levar as 20 pré-convocadas. Para o estágio devem seguir apenas 15 atletas", asseverou Aníbal Moreira.
Questionado sobre uma eventual pressão na convocatória o seleccionador nacional foi catégorico em afirmar que em momento algum se sentiu pressionado.

 Aníbal Moreira chamou as seguintes atletas: Ana Gonçalves, Fineza Eusébio, Helena Francisco, Letícia André, Luísa Tomás, Nacissela Maurício, Rosa Gala e Sónia Guadalupe (1.º de Agosto), Angelina Golome, Catarina Camufal, Clarisse Mpaka, Elsa Eduardo, Mereciana Fernandes, Nadir Manuel, Ngiendula Filipe e Rosemira Daniel (Grupo Desportivo Interclube), Artemís Afonso e Mafalda Barcelos, ambas a militar em Portugal, para além de Whiney Miguel, a actuar em França.  
M. C

REACÇÃO
Golome surpreendida com a convocatória


A poste Angelina Golome, do Grupo Desportivo Interclube, mostrou-se surpreendida com a sua chamada à Selecção Nacional de Basquetebol em seniores femininos, que de 27 de Setembro a 5 de Outubro do ano em curso vai competir no Campeonato do Mundo da Turquia.
Angelina Golome foi "repescada" para o Torneio Internacional de Maputo, prova que visou saudar os 39 anos de independência daquele país irmão, e mereceu a confiança do seleccionador nacional, Aníbal Moreira, devido à mercê da excelente participação na competição, onde foi a melhor ressaltadora, com 27, sendo nove ofensivos e 18 defensivos.

Em três partidas, a jovem atleta conseguiu anotar 15 pontos, em 84,2 minutos, uma média de 28,1 por cada desafio.   Em declarações ao Jornal dos Desportos, a poste do Grupo Desportivo Interclube, de 26 anos de idade, 1,93 metros, prometeu trabalhar a fim de conseguir um lugar entre as doze que vão representar as cores da Bandeira Nacional do Campeonato do Mundo da Turquia.

"Sinceramente eu não esperava ser chamada à pré-selecção nacional, apesar de ser o sonho de qualquer atleta. Creio que tive uma boa prestação no Torneio Internacional de Maputo e isto terá pesado em certa medida para a minha chamada. Vou dar o meu melhor durante o período de preparação porque agora tenciono constar na lista definitiva para o Campeonato do Mundo", perpectivou a jovem jogadora.

 Angelina Golome reconheceu que vai ser uma tarefa bastante difícil, a julgar pela qualidade das jogadoras convocadas.
"Conheço perfeitamente o grupo, porque jogamos todas em Angola, excepção as que actuam no estrangeiro. Esta selecção tem jogadoras com muita qualidade mais ainda assim vou trabalhar de forma árdua para conquistar mais uma vez a confiança do seleccionador nacional", finalizou.

Por seu lado, Elsa Eduardo, extremo do Grupo Desportivo Interclube, não se mostrou surpreendida com a sua chamada muito em função da boa época que teve.À semelhança de Angelina Golome, Elsa Eduardo Também esteve em grande  no Torneio Internacional de Maputo. A extremo foi uma das melhores marcadoras do cinco nacional, com 21 pontos, em três partidas. Elsa Eduardo foi utilizada durante 89,3 minutos, dando uma média de 29,9 minutos por cada partida.

"Obviamente que é sempre motivo de grande satisfação quando somos chamadas para integrar os trabalhos da pré-selecção nacional. Vou trabalhar para estar entre as 12 que vão para o Campeonato do Mundo", disse.  
M.C

NA HUÍLA
Provincial começa hoje


O campeonato provincial de basquetebol na Huíla, começa hoje, no Lubango, com a participação de seis formações nas categorias de iniciados, cadetes, juniores e seniores, em ambos os sexos. Diogo Rodrigues Gomes, secretário-geral da Associação Provincial de Basquetebol da Huíla, assegurou que participam na competição as equipas do Sporting Clube do Lubango, Clube Desportivo da Huíla, Heja Spor Clube, Clube Desportivo do Tchioco, Núcleo da Logo Sport Clube e Benfica Petróleo do Lubango.

 Afirmou que os jogos disputam-se apenas aos sábados a duas voltas nos pavilhões multiusos de Nossa Senhora do Monte e no Gimno Desportivo do Benfica do Lubango."Vamos contar com os campos polivalentes existentes nos Institutos Politécnicos, Escolas Secundárias da Arimba e Nambanbe, assim como do Instituto Médio de Economia do Lubango, para a realização de treinos. 
G. H, no Lubango


NBA
Steve Blake e Chris Kaman
apontados para o Portland


Após uma boa temporada, o Portland Trail Blazers movimentou o primeiro dia em que estava liberado para as equipas da NBA assinarem contratos oficialmente com os jogadores. A franquia da conferência Oeste anunciou a chegada de Steve Blake e Chirs Karman, que estavam na lista de agentes livres da liga norte-americana.

Com 34 anos, Steve Blake já tem onze temporadas na NBA. Na última temporada, o base, que actuou por quatro anos no Los Angeles Lakers, defendeu o Golden State Warriors.

 Chirs Karman, por sua vez, já estava fechado desde o dia 3, mas só pôde ser anunciado oficialmente na quinta-feira.
A espera para apresentar o jogador é explicada pelo regulamento da NBA, que permite que sejam feitas as negociações livremente, mas coloca o dia 10 como data de abertura da janela oficial. Desta forma, quinta-feira foi o dia em que as equipas podiam mostrar os novos reforços para a próxima temporada.

Os próximos dias, aliás, devem ser movimentados na NBA.
Ainda sem acertar a renovação com o Miami Heat, o astro LeBron James desperta o interesse de muitos clubes, como, por exemplo, o Cleveland Cavaliers, clube pelo qual começou a carreira, mas não ganhou nenhum título.

Quem também movimenta agentes livres e desperta interesse dos grandes clubes da NBA é Carmelo Anthony, que ainda não chegou a um acordo com o New York Knicks. O experiente Pau Gasol, pivot  que defendia o Los Angeles Lakers, também não tem futuro definido.