Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Moreira define grupo para Maputo

Melo Clemente - 13 de Setembro, 2013

Pupilas de Aníbal Moreira finalizam hoje o estágio pré-competitivo que efectuam em Madrid já com o grupo definido

Fotografia: Jornal dos Desportos

O seleccionador nacional, Aníbal Moreira, definiu já as doze jogadoras que vão representar o país na fase final do Campeonato Africano das Nações, vulgo Afrobasket, competição a decorrer de 20 a 29 do mês em curso, em Maputo, capital moçambicana, apurou o Jornal dos Desportos.

Trata-se de Catarina Camufal, Astride Vicente, Nguendula Filipe, Nadir Manuel, Sónia Guadalupe, Fineza Eusébio, Nacissela Maurício, Luísa Tomás, Clarisse Mpaka, Whitney Miguel, Madalena Félix e Felizarda Jorge.

Ficaram de fora as atletas Mereciana Fernandes, Ana Gonçalves e Artemies Afonso – esta última que participa no basquetebol português. Entretanto, ao contrário do que inicialmente estava programado, a Selecção Nacional encerra esta noite o ciclo de jogos amigáveis que efectua em Espanha, palco da derradeira etapa do estágio pré-competitivo, visando a disputa do Afrobasket de Maputo, prova selectiva ao Campeonato do Mundo da Turquia.

As actuais campeãs africanas em título vão medir forças esta noite com o Rivas, formação vice-campeã europeia. Terça-feira última frente ao Rivas, a equipa nacional que vai a Maputo com o propósito de revalidar o título continental, perdeu por 50-73, numa partida onde os graus de dificuldade foram enormes.

Hoje, as atletas orientadas por Aníbal Moreira e Eliza Pires prometem dar uma boa resposta às actuais vice-campeãs europeias. A Selecção Nacional regressa na madrugada da próxima segunda-feira ao país, para posteriormente seguir viagem para Maputo, palco do Afrobasket.

De acordo com o programa de preparação a que o Jornal dos Desportos teve acesso, as actuais campeãs africanas em título realizam ao princípio da noite de segunda-feira uma sessão de treino. Na terça-feira, acontece mais uma sessão de treino.

Ontem, a equipa nacional defrontou os Estudiantes mas, até ao fecho desta edição, o resultado final era desconhecido. Angola está inserida no Grupo B da fase final do Campeonato Africano das Nações, ao lado das selecções de Cabo Verde, Mali, Camarões, Quénia e Nigéria.

No Grupo A estão as selecções de Moçambique, país anfitrião, Senegal, Costa do Marfim, Egipto, Argélia e Zimbabwe. O Campeonato Africano das Nações apura os dois primeiros classificados para o Campeonato do Mundo da Turquia, marcado para 2014.


Provincial

Interclube e 1º de Agosto decidem liderança


As formações do Grupo Desportivo Interclube e 1º de Agosto defrontam-se esta noite, a partir das 19h00, no Pavilhão 28 de Fevereiro, em desafio referente a terceira jornada do campeonato provincial de basquetebol em seniores masculinos, que vai definir o líder da prova. As duas equipas estão igualadas a quatro pontos.

Sem os seus principais atletas que estiveram ao serviço da Selecção Nacional que a 31 de Agosto último conquistou o décimo primeiro título africano, nomeadamente, Joaquim Gomes “Kikas”, Armando Costa, Hermenegildo Santos, Reggie Moore, Carlos Almeida e Felizardo Ambrósio “Miler”, a equipa militar vai procurar surpreender os “polícias”, agora na versão Alberto Babo, antigo treinador do Petro de Luanda.

 Já com os préstimos de Edson N’doniema e Mutu Fonseca, atletas que reforçaram esta temporada os actuais campeões nacionais em título, a equipa rubro e negra vai tentar vergar em pleno Pavilhão 28 de Fevereiro a formação do Interclube.

Os “polícias” vão aproveitar o factor casa, aliado à “fragilidade” militar para conquistar os dois pontos em disputa e tomar de assalto a liderança do campeonato provincial.

Ainda hoje, o Atlético Sport Aviação (ASA) defronta o Amigos de Viana, ao passo que o Futebol Clube Vila Clotilde mede forças com o Progresso Associação do Sambizanga.

Amanhã, os “polícias” voltam a ter mais um teste a doer frente ao Petro de Luanda. O ASA terá pela frente o Vila, os Amigos de Viana defrontam a Lusíada e no fecho da 4ª jornada o Progresso recebe a formação do 1º de Agosto.
MC


Em Malange
Selecção mostra
Taça à população

A Selecção Nacional de basquetebol, que arrebatou recentemente o décimo primeiro título de campeão africano da modalidade, em Abidjan, Costa do Marfim, foi recebida ontem pelo governador da província de Malange, Norberto dos Santos.

À chegada no aeroporto, os actuais campeões africanos foram recebidos pelo vice-governador provincial para o Sector Político e Social, Manuel Campos, membros do governo e pelo delegado do Ministério do Interior, António Bernardo.

A Selecção Nacional manteve encontros com o director dos desportos, Caetano da Rita Tintas, com a administradora municipal de Malange, Rosa Lourenço, e o seu adjunto, Osvaldo Naval dos Santos, e o presidente da associação provincial da modalidade, Maria Efigénia.

O momento mais aplaudido da visita foi a apresentação da taça de campeão africano à população malangina.
VENÂNCIO VICTOR, em Malange


Eurobasket
Equipa francesa
sofre nova derrota 


A França, actual vice-campeã europeia de basquetebol, foi quarta-feira derrotada no arranque da segunda ronda do Eurobasket, que está a decorrer na Eslovénia, ao perder para a Lituânia por 76-62, no Grupo E.

Em Ljubljana, os gauleses foram surpreendidos por uma boa exibição do “cinco” da Lituânia, que ao intervalo já vencia por 32-27, tendo reforçado a vantagem na segunda parte.

Renaldas Seibutis, com 15 pontos, Linas Kleiza, com 11 pontos e sete ressaltos e Jonas Valanciunas, com 13 pontos e seis ressaltos, foram as figuras na equipa lituana, enquanto a estrela de França, o base Tony Parker, esteve longe das melhores exibições, tendo marcado 11 pontos.

Antes, a Sérvia suou para bater a Bélgica, por 76-69, com o poste Nenad Krstic, com 17 pontos e cinco assistências, a ser a figura da partida, pelo base Stefan Markovic, com 15 pontos. Do lado dos belgas, de nada valeu a boa exibição de Wen Mukubu, que registou 16 pontos, seis ressaltos e três assistências.

No encontro que marcou o início da segunda fase, a Letónia esmagou a Ucrânia, por 85-51.