Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Moxico em ascensão

12 de Dezembro, 2014

Moxico em ascensão

Fotografia: José Soares

A constatação é do vice-presidente da Associação Provincial da modalidade, Rotano Chinguri, durante uma entrevista de balanço ao Jornal dos Desportos, revelando que a estratégia está a ser bem encaminhada com o ponto de partida a ser a criação de núcleos escolares no subsistema de ensino do II ciclo do ensino secundário.

O dirigente destacou que face ao desenvolvimento da modalidade, foi possível no segundo ano de mandato a realização da “prova piloto”, que contou com cinco equipas, e neste ano de 2014 decorreu o provincial sénior, que tirou a modalidade do marasmo em que se encontrava há mais de uma década.

O vice-presidente da APBMX, ao proceder ao balanço das actividades realizadas, referiu que a efectivação das provas permitiu cumprir o plano anual a 50 por cento do previsto.

A redinamização da modalidade em que Angola é rainha em África, constante no seu programa de acção, está a atrair mais praticantes e devolver vida à cidade nos fins de semana.

O “provincial” tornou-se o impulso dinamizador para a promoção dos torneios regionais, com destaque para o “regional” em que participaram equipas de Luanda (Misto do Kilamba), da Lunda Sul (Misto do Saurimo) e duas da província anfitriã, sagrando-se campeão o Misto do Moxico.

Na aludida prova regional previa-se a participação, igualmente, de representantes da província de Malanje e do Bié, porém, as dificuldades de transporte retirou-os da inédita prova regional, enquadrada no calendário da massificação “e anúncio do renascimento do basquetebol na província”.

Após a actual direcção liderada por Félix de Jesus Caála tomar posse há dois anos, num mandato de quatro, este foi o ano da execução prática de acções do desenvolvimento do basquetebol no Moxico, após mais de uma década sem a prática do basquetebol na província.
Daniel Melgas, no Luena