Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Mundialistas mostram serviço

Melo Clemente - 02 de Julho, 2014

Pupilas de Aníbal Moreira regressaram de Maputo na sexta-feira com o sentimento do dever cumprido apesar de terem averbado três derrotas com a vice-campeã africana

Fotografia: Paulo Mulaza

Mereciana Fernandes, Ana Gonçalves e Rosa Gala, três atletas que fazem parte do grupo das eleitas para o Campeonato do Mundo da Turquia, prova a realizar-se de 27 de Setembro a 5 de Outubro, estiveram em grande plano no Torneio Internacional de Maputo, competição cujo objectivo foi saudar os 39 anos de independência de Moçambique, assinalados a 25 de Junho.

A prova, enquadrada no âmbito da preperação das duas selecções que projectam à fase final do Campeonato do Mundo da Turquia, decorreu de 20 a 25 de Junho.

Merececiana Fernandes, do Grupo Desportivo Interclube, foi a melhor marcadora do combinado nacional, com 26 pontos, em três partidas, ao passo que Ana Gonçalves e Rosa Gala, ambas do 1º de Agosto, apontaram 25 e 24 pontos respectivamente.Elsa Eduardo, atleta repescada  para o Torneio Internacional de Maputo, também mostrou serviço, ao anotar 21 pontos.

Merececiana Fernandes foi ainda a melhor nos lançamentos dos dois pontos, obteve 80 por cento de aproveitamento. Helena Viegas, da Universidade Lusíada e Ana Gonçalves ocuparam os lugares imediatos, com 50,5 e 42,9 por cento de aproveitamento.

A base do 1º de Agosto e da Selecção Nacional, Rosa Gala, foi a rainha das assistências, com sete, para além de ter sido a melhor recuperadora a par da Ângelina Golombo, ambas com quatro recuperações.

Ângelina Golombe, 1,93m de alutra, 75kg, atleta que não faz parte do grupo seleccionado para o Campeonato do Mundo da Turquia, foi a melhor ressaltadora da Selecção Nacional, com 27 ressaltos, sendo nove ofensivos e 18 defensivos.
 Ana Gonçalves conseguiu 17 (5/12) ressaltos, contra 14 (3/11) da base Rosa Gala.

Das mundialistas, Ana Gonçalves foi a mais utilizada, com 80 minutos em três partidas, e obteve uma média 26,7 minutos por cada desafio, seguida de Rosa Gala, Mereciana Fernandes e Rosemira Daniel, com 76,6 minutos (25,5 por partida), 65,8 (21,9) e 51, 3 minutos (17,1) respectivamente.

Rosa Gala e Ana Gonçalves tiveram de valorização 24 e 23 respectivamente, contra 26 de Ângelina Golombe.
A concentração para o Campeonato do Mundo da Turquia acontece a 1 de Agosto próximo, altura em que o combinado nacional segue viagem para Espanha, a fim de cumprir o estágio pré-competitivo, antes de rumar para o palco da competição.

Entretanto, Angola integra o grupo D do Campeonato do Mundo de basquetebol sénior feminino, a realizar-se de 27 de Setembro a 5 de Outubro na Turquia, ao lado dos EUA, campeão do mundo, Sérvia e China.

Moçambique, outro representante africano, defronta na primeira fase a França, Turquia e Canadá.
Eis a composição dos demais grupos: Grupo-A (Ankara): Espanha, República Checa, Brasil e Japão. Grupo-C (Istambul): Austrália, Bielorrússia, Cuba e Coreia do Sul.

CONCETRAÇÃO
Stankovic atarefa FAB


A direcção da Federação Angolana de Basquetebol tem praticamente as condições administrativas criadas, para que a Selecção Nacional se concentre a 14 do mês em curso, para dar início aos trabalhos de preparação, com vista a disputa da Taça Borislav Stankovic, prova a decorrer de 30 de Julho a 10 de Agosto.

Os eleitos da dupla técnica Emanuel Trovoada e Jacinto Olim "Jabila" vão  apresentar-se no dia 14 nas instalações da Federação Angolana de Basquetebol, sita no Complexo da Cidadela Desportiva.Para a "operação" Stankovic, Emanuel Trovoada convocou 15 atletas, de que se destaca a presença do poste Joaquim Gomes "Kikas", hectacampeão africano.

As formações do 1º de Agosto e Atlético Petróleos de Luanda forneceram o maior número de atletas, num total de quatro cada, seguido do Recreativo do Libolo e Grupo Desportivo Interclube, ambos com dois jogadores cada.

Eis os convocados para a Taça Borislav Stankovic: Hermenegildo Santos, Edson Ndoniema, Mutu Fonseca e Joaquim Gomes "Kikas" (1º de Agosto), Pedro Bastos, Miguel Kiala, Leonel Paulo e Hermenegildo Mbunga (Atlético Petróleos de Luanda), António Monteiro e Braúlio Morais (Recreativo do Libolo), Adilson Ramos e André Miguel (Grupo Desportivo Interclube), Johne Pedro (ASA), António Deogracio (Sporting de Benguela) e Leandro da Conceição (New Jersy University).   
M.C

RECONHECIMENTO
Bruno Fernandes aplaude estágio em Espanha


O extremo do 1º de Agosto e da selecção de sub-17, Bruno Fernandes, aplaudiu a iniciativa da direcção da federação pelo facto de ter proporcionado um estágio pré-competitivo ao combinado nacional de aproximadamente 40 dias em Espanha, com vista  o Campeonato do Mundo da categoria, prova a decorrer de 8 a 16 de Agosto do ano em curso, no Dubai.

Depois de ter feito parte da Selecção Nacional sénior masculina, que de 22 a 26 de Junho último participou no Torneio Internacional de Alexandria- Egipto, prova enquadrada no âmbito da preparação do "cinco" Nacional que projecta a sua participação na 17ª edição do Campeonato do Mundo de Espanha, o extremo, de dois metros e dois centímetros de altura, 16 anos de idade, ressaltou a passagem pela Selecção A,  mostra-se preparado para ajudar a selecção de sub-17 a conseguir bons resultados no Dubai.

"Acredito que foi uma boa experiência para nós, termos feito parte da Selecção A. Eu particularmente acabei por beber da experiência dos mais velhos durante a nossa estadia no Egipto, onde disputamos o Torneio Internacional. Vamos aproveitar o estágio em Espanha para nos aparecermos bem na fase final do Campeonato do Mundo, porque apesar de ser a nossa estreia numa prova do género, queremos fazer uma boa campanha", disse o campeão africano.

A Selecção Nacional de sub-17 cumpre desde ontem, no Centro de Estágio de Serra Nevada, um estágio pré-competitivo que vai ter a duração de 15 dias. Neste período os comandados de Manuel da Silva "Gi" vão aprimorar a condição físico-atlética.
Estão previstos jogos de controlo com selecções jovens de Espanha, como fez saber Eurico Araújo, vice-presidente para as selecções nacionais da FAB.

 A Selecção Nacional sub-17 estreia-se no mundial da categoria, no Dubai, Emirados Árabes Unidos, no grupo A, ao lado do detentor do título (Estados Unidos da América).

Além dos norte-americanos, os angolanos, treinados por Manuel Silva "Gi", vão defrontar na primeira fase gregos e filipinos.
Japão, França, Canadá e Austrália (grupo B), Porto Rico, Emirados Árabes Unidos, Itália e Espanha (C), Argentina, Sérvia, China e Egipto (D) completam o quadro de participantes da prova.                                                               
 M.C

NBA
Kidd orienta os Bucks


Nesta altura do ano, começa a dança dos rumores, transferências e contratos milionários distribuídos um pouco por toda a NBA. Ora, uma das primeiras principais trocas chega no que toca a treinadores, com Jason Kidd a mudar-se de Brooklyn rumo a Milwaukee, para treinar os Bucks. O antigo jogador este ano  estreou-se  como técnico, vê Milwaukee dar duas escolhas de segunda ronda nos drafts de 2015 e 2019 para contar com os seus serviços. Assim, vai substituir Larry Drew, que levou os Bucks a um registo de 15 vitórias e 67 derrotas esta temporada. Kidd teve uma época de estreia muito positiva, já que levou Brooklyn aos play-offs, com  44 vitórias e 38 derrotas, mesmo depois de um arranque menos bom. A caminhada terminou nas meias-finais de conferência, nas mãos dos Miami Heat, que venceram por 4-1.