Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Nacional acerta amanh calendrio

Melo Clemente - 08 de Outubro, 2018

Base Gerson Domingos tem sido uma das peas fundamentais do Interclube

Fotografia: Jos Soares| Edies Novembro

As formações da Academia Helmarc e do Grupo Desportivo Interclube defrontam-se amanhã, terça-feira, a partir das 16h00, no Pavilhão Arena do Kilamba, em partida de acerto de calendário referente a primeira jornada da primeira volta da fase regular da 41ª edição do Campeonato Nacional de basquetebol em seniores masculinos, vulgo Unitel Basket, prova a contar para a época desportiva 2018/2019.
Depois de ter consentido duas derrotas na dupla jornada do final de semana, diante do Clube Universidade Lusíada e do Grupo Desportivo Marinha de Guerra, por 70-75 e 73-75, respectivamente, a equipa adstrita à Polícia nacional vai procurar alcançar, amanhã, a sua segunda vitória na 41ª edição do Unitel Basket, competição que conta com nove equipas, em representação da capital do país, Luanda.
Sob liderança agora do técnico Alberto de Carvalho \"Ginguba\", antigo seleccionador nacional dos hendecacampeões africanos, a equipa do Grupo Desportivo Interclube vai procurar conquistar os dois pontos em disputa, a fim de desalojar a similar do Atlético Sport Aviação (ASA) do quatro lugar da tabela de classificação.
Com um plantel mais experimentado, onde se destacam as presenças de Gerson Domingos, Egídio Ventura, Alexandre Jungo, Paulo Márcio Barros, entre outros, a formação do Grupo Desportivo Interclube se apresenta com uma doze de favoritismo para o embate de amanhã, no Pavilhão Arena do Kilamba.
Mas, os pupilos de Alberto de Carvalho \"Ginguba\" terão que provar nas quatro linhas o favoritismo que lhes são atribuídos.
Hoje, segunda-feira, o técnico angolano ao serviço do Interclube vai ensaiar as estratégias a serem utilizadas amanhã, num prélio onde a formação forasteira está proibida de perder, sob pena de estar cada vez mais distantes dos lugares cimeiros da 41ª edição do Unitel Basket, competição liderada de forma irrepreensível pelo Atlético Petróleos de Luanda, com oito pontos, fruto de quatro triunfos, em igual número de partidas.
Já Academia Helmarc, conjunto que pelo segundo ano consecutivo disputa a prova maior da \"bola ao cesto\", vai tentar dificultar ao máximo as pretensões da formação do Grupo Desportivo Interclube.
Elvino Dias, técnico angolano que tem feito um trabalho notável  na Academia Helmarc, vai montar uma estratégia para tentar vergar os polícias, que estão na corrida para a conquista do título da 41ª edição do Unitel Basket, a semelhança do 1º de Agosto, actual campeão nacional, Atlético Petróleos de Luanda e Atlético Sport Aviação (ASA), respectivamente.
O equilíbrio vai seguramente marcar o desafio de amanhã, terça-feira, para o acerto de calendário referente a jornada número um da aludida competição.
Entretanto, sábado, a 41ª edição do Unitel Basket fez disputar a quarta jornada, onde o destaque foi sem sombras de dúvidas para o triunfo da formação do Grupo Desportivo Marinha de Guerra sobre o Grupo Desportivo Interclube, por escassos dois pontos de diferença (75-73).
O Atlético Sport Aviação (ASA) venceu o Futebol Clube Vila Clotilde, por 95-70, ao passo que a Academia Helmarc derrotou a recém promovida a primeira divisão, a equipa do CFDK, por  51-78.
Por seu lado, os petrolíferos da capital aplicaram chapa cem ao Clube Desportivo Universidade Lusíada, a quem venceram por 103-77, mantendo-se de pedra e cal na liderança da tabela classificativa da edição 41 do Unitel Basket.

 

Performance
Três formações já aplicaram chapa cem
Com quatro jornadas disputadas na presente edição do Unitel Basket, competição que amanhã acerta a jornada número um, três agremiações já conseguiram atingir a chapa cem.
Trata-se do Clube Central das Forças Armadas Angolanas (1º de Agosto), actual campeão nacional, Atlético Petróleos de Luanda, líder incontestável da 41ª edição do Campeonato Nacional de basquetebol em seniores masculinos, com oito pontos, e Grupo Desportivo Marinha de Guerra, equipa satélite do conjunto rubro e negro, respectivamente.
Entretanto, das equipas acima referenciadas, a formação da Marinha de Guerra, equipa da dupla Walter Costa e Domingos Garcia, antigos internacionais angolanos, é a que mais pontos anotou numa só partida. Os marinheiros cilindraram na última sexta-feira, a Academia Helmerc, por 122-78, sendo por isso, o jogo com mais pontos marcados (200 pontos).
A formação do Grupo Desportivo Marinha de Guerra detém ainda o segundo melhor ataque da competição, com 353 pontos marcados, contra 388 pontos do Atlético Petróleos de Luanda, como melhor ataque.
O Clube de Formação Desportivo do Kwanza, conjunto recém promovido a primeira divisão, tem nesta altura a pior defesa das equipas que disputam a 41ª edição do Campeonato nacional de basquetebol em seniores masculinos.
Em quatro jogos disputados até aqui, a equipa sofreu nada mais, nada menos, do que 348 pontos, o que representa uma média de 87 pontos sofridos por cada encontro.
O Atlético Petróleos de Luanda, equipa que mais reforços recebeu, com destaque para Olímpio Cipriano, Hermenegildo M´bunga, Benvindo Quimbamba, Aldemiro João, Manda João, todos angolanos, para além do norte-americano, Jeson Caine, continua imbatível na prova.       
 MC