Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Nacional sem expatriados

Melo Clemente - 01 de Novembro, 2018

Paulo Macedo continua a espera do base Emanuel Quezada

Fotografia: Jos Cola| Edies Novembro

O primeiro turno da 41ª edição do Campeonato Nacional de basquetebol seniores masculino, vulgo Unitel Basket, competição que faz os acertos nos próximos dias, para a sua conclusão, está a ser jogada sem expatriados.
A crise financeira que assola o país, nos últimos tempos, tem dificultado os principais emblemas de assegurar a contratação de atletas estrangeiros, para reforçarem as respectivas agremiações.
O 1º de Agosto, actual campeão nacional, Atlético Petróleos de Luanda, Atlético Sport Aviação (ASA) e Grupo Desportivo Interclube, clubes que normalmente contratam atletas expatriados, em função do orçamento que ostentam por um lado, por outro, dado os objectivos que perseguem, quer a nível doméstico, quer a nível do continente berço, inscreveram até aqui, apenas atletas nacionais.
Entretanto, o base dominicano, naturalizado norte-americano, Emanuel Quezada, atleta que foi uma das peças fundamentais na conquista do 19º troféu para o Clube Central das Forças Armadas Angolanas (1º de Agosto), continua ausente do país, alegadamente porque a direcção do clube do Rio Seco, liderado por Carlos Hendrick, continuar em falta com o atleta, razão pela qual ainda não se juntou ao grupo, liderado pelo técnico angolano, Paulo Macedo.
Atlético Petróleos de Luanda e Atlético Sport Aviação (ASA), equipas que mais se reforçaram com vista  à época desportiva 2018/2019, muito em função da extinção da formação do Sport Libolo e Benfica, ao que tudo indica, vão continuar apostar apenas na prata da casa, evitando deste modo, engenharias financeiras a que têm sido submetidos para satisfazer os expatriados.
Apesar de ter perdido o extremo Fidel Cabita, para a formação do 1º de Agosto, a equipa do Grupo Desportivo Interclube, agora na versão Alberto de Carvalho \"Ginguba\", entra igualmente nas contas para a conquista do anel doméstico.
 
UNITEL BASKET
ACERTA CALENDÁRIO

A formação do 1º de Agosto recebe hoje, às 19h00, no Pavilhão Victorino Cunha, a Academia Helmarc, desafio  para o acerto de calendário referente a sétima jornada da primeira volta da fase regular da 41ª edição do Campeonato Nacional de basquetebol em seniores masculino, vulgo Unitel Basket.
O desafio não se efectivou na data prevista, em função da participação do clube militar no zonal de apuramento à Afroleague, prova que se realizou em Bulawayo, Zimbabwe.
O Clube Central das Forças Armadas Angolanas que venceu o zonal, suplantando na final o arqui-rival, Atlético Petróleos de Luanda, por 90-77, apresenta-se como favorito à conquista dos dois pontos em disputa, a julgar pela qualidade do seu plantel.
Os militares voltam a jogar nos dia 7 e 9, com o Clube Universidade Lusíada e Clube de Formação Desportivo Kwanza, desafios referentes à oitava e nona jornadas, respectivamente.
Por seu turno, o Atlético Petróleos de Luanda, conjunto que assegurou o passe para a fase final da Afroleague, vai medir forças com a Academia Helmarc,  e  o Atlético Sport Avição (ASA) nos dias 7 e 9 do mês em curso, para acerto de calendário referente à oitava e nova jornadas da primeira volta da fase regular do Unitel Basket.

UNITEL BASKET
CLASSIFICAÇÃO


EQUIPAS          J     V   D      PM     PS    Pts

1º  ASA            7    5   2       583    548     12
2º  Vila             8    4   4       572    619     12
3º Interclube   7    4   3       561    501     11
4º Petro           6    5   1      555     420     11
5º Marinha       7    4   3       604    584     11
6º Helmar        6    2   4       414    459     08
7º Lusíada       6    2   4       441    470     08
8º 1º Agosto   4    3   1       365    299     07
9º CFDK          7    0   7       436     631     07