Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Naturais e amigos do Bié apoiam fomento desportivo

Sérgio V.Dias, no Cuito - 11 de Agosto, 2016

Modalidades como o basquetebol tem merecido o apoio para o seu fomento no Bié

Fotografia: Jornal dos Desportos

Um grupo de indivíduos naturais, amigos e descendentes da província do Bié vai proceder no final deste mês de Agosto a oferta de bolas à Direcção da Juventude e Desportos local para o fomento de várias modalidades desportivas na região.

Os naturais, amigos e descendentes do Bié que programam uma excursão, por estrada, à cidade do Cuito, capital biena, designada “Caravana da Saudade”, têm agendada ainda outras actividades que se inserem nas festividades da província.

Nessa perspectiva o grupo de excursionistas que se desloca ao Cuito além da ofertas de bolas à direcção local do Ministério da Juventude e Despotos (Minjud), vai proceder também a entrega de livros para a biblioteca dos lares dos órfãos.

No rol das actividades a desenvolver estão também programadas pelo grupo de excursionistas um almoço de confraternização com crianças das Casas Lares do Cuito, assim como uma “farra da saudade” no restaurante Miguel Filipe.

A 27 de Agosto, antes do regresso dos excursionistas aos seus pontos de origem dia 28, realiza-se neste restaurante o programa intitulado “Bons tempos”, com espaço de antena de 120 minutos na Rádio Bié, para homenagear ex-atletas e dirigentes desportivos. 
Situada no centro do país, a província do Bié tem uma área de 70.314 quilómetros quadrados e uma população estimada em mais de 1 milhão e 500 mil habitantes.

Além da sua capital, o Cuito, o Bié conta ainda com os municípios do Andulo, Camacupa, Catabola, Chinguar, Chitembo, Cuemba, Cunhinga e Nharea.

Lembre-se que a excursão a ser realizada insere-se nas festividades do Bié, que este ano vão na sua quarta edição após ganhar formato provincial, face as coincidências de datas das comemorações dos municípios do Cuito, Nharea e do Chinguar a 31 de Agosto.
Cuito, a título particular, assinala dia 31 deste mês Agosto 91 anos da sua elevação à categoria de cidade.
 
OUTRAS ACTIVIDADES

À margem desta actividades a serem realizadas no Cuito, o grupo de excursionistas vai  promover no Pavilhão do Sporting Petróleos do Bié encontros com atletas de basquetebol feminino, andebol, futebol salão e hóquei em patins com vista demonstrar a apetência da juventude nessas modalidades.

O Jornal Desportos apurou, ainda, que durante os festejos da província do Bié estão marcados igualmente a realização do torneio de futebol infantil e a prova de atletismo “Cuito cidade invicta”.

O torneio infantil, denominado Taça “Cidade do Cuito”, visa homenagear a figura de Domingos Adriano ou simplesmente “Tio Minguito”, como era conhecido nas lides do futebol bieno o autor do primeiro golo da história do Girabola.