Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

NBA domina ranking de maiores salários

21 de Novembro, 2016

NBA domina ranking

Fotografia: AFP

As franquias da NBA, encabeçadas pelo Cleveland Cavaliers, lideram o ranking mundial de equipas por salário médio anual da revista britânica "Sporting Intelligence", na qual o Manchester United e o Barcelona aparecem como as mais bem colocadas do futebol.

Campeões da última edição da liga americana de basquetebol, os Cavaliers saltaram da 23ª para a primeira posição da lista, com salário médio anual de  8,65 milhões de dólares,  1 milhão de dólares a mais que o segundo colocado, o New York Yankees, da MLB, a liga de beisebol dos Estados Unidos.

A franquia de Cleveland, que em Junho obteve o seu primeiro anel, deu um grande salto devido principalmente ao generoso contrato de televisão da NBA. O novo acordo inclusive permitiu a presença de outra a equipa da liga de basquetebol no top 5, o Los Angeles Clippers, terceiro colocado. No top 10, figuram também Portland Trail Blazers, Memphis Grizzlies e Dallas Mavericks, do sexto ao oitavo lugares, e o Orlando Magic, décimo.

Quanto ao futebol, o United é o mais bem colocado do ranking, na quarta posição, com salário médio anual de 7,61 milhões de dólares. Logo em seguida, aparece o Barça, com 7,45 milhões de dólares. Entre os dez melhores, há ainda o Manchester City, em nono lugar, com 7,15 de salário médio anual. Já o Real Madrid, vice-líder no ano passado, desceu para 19º, com  6,66 milhões de dólares.

Os dados de salário médio anual, obtidos pela "Sporting Intelligence" para o seu estudo denominado Global Sports Salaries Survey 2016, são calculados a partir da análise do custo do elenco principal das maiores ligas profissionais do mundo, dividido pelo número de jogadores.

A publicação inclui a análise do salário médio de equipas da NBA; os campeonatos de futebol de Inglaterra, Espanha, Alemanha, França, Itália, Escócia, China, Estados Unidos e Japão; as ligas de beisebol, hóquei no gelo e futebol americano dos EUA; a liga indiana de críquete; a liga japonesa de beisebol e a liga de futebol australiano.