Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Nigelec e NPA Pythons decidem qualificao

Antnio Ferreira - 02 de Novembro, 2019

O Nigelec Club do Níger e o NPA Pythons da Libéria jogam hoje para a penúltima ronda do Grupo E – Divisão Oeste – das preliminares da Liga Africana de Basquetebol (BAL), cujo desfecho terá o condão de definir o primeiro apurado para a Elite 16. Com um pé na fase seguinte está o actual líder do Grupo, o Abidjan Basket da Costa do Marfim que defronta o ASPAC do Benin.
Os costamarfinenses que somam vitórias nos prélios disputados, necessitam de apenas mais um triunfo para lograrem a segunda fase. Na abertura do grupo “despacharam” o Nigelec Basket Club (Níger), por 74-68 e na noite de ontem venceram o NPA Pythons da Libéria, pela marca de 76-62, o quarto triunfo num espaço de nove meses, com desfechos de 45-53, 62-82 e 55-81, respectivamente.
Nos prélios já disputados, destaque paras derrotas do ASPAC do Benin ante os Bravos da Alfândega e Nigelec Baskete, por 59-82 e 60-65, respectivamente, enquanto os NPA Pythons registaram o seu primeiro triunfo na prova, desta diante dos Bravos da Alfândega, por 74-70.
Hoje, penúltimo dia de competição, estão previstos os prélios ASPAC-Abidjan Basket Club e NPA Pythons-Nigelec Basket Club. A Divisão Oeste encerra amanhã, domingo, com prélios cujos resultados não terão grandes implicâncias na classificação final, já que o quadro de apurados está praticamente definido. NPA Pythons-ASPAC e Bravos da Alfândega-Abidjan Basket Club são os jogos em agenda, a terem lugar no Arena de Cotonou.
Na Divisão Leste, no arranque da prova, o Beau Vallon Heat das Ilhas Seychelles perdeu diante do Cobra do Sudão do Sul, por 44-94, enquanto o anfitrião Gendarmie Nationale Basket Club (Madagáscar), cilindrou o Usoni (Comores), por 124-53.
Para hoje, no Palácio dos Desportos Mahamasina de Antananarivo, Madagáscar, estão programadas as partidas Autoridade Portuária do Quénia-Cobra do Sudão do Sul (15H00) e Gendarmie Nationale Basket Club (Madagáscar)- Beau Vallon Heat das Ilhas Seychelles (17H30).
Até ao momento têm já assegurada a sua presença na segunda fase as formações do Forças Armadas e Polícia de Basquetebol FAP (Camarões), AS Police (Mali), Grupo Dessportivo de Pétroliers (Argélia), Manga (Gabão), Patriots BBC (Ruanda), City Oilers (Uganda), Ferroviário de Maputo (Moçambique) e Jozi Nuggets (África do Sul).
No total de 12 equipas, avançam para a próxima ronda. A estas mais quatro equipas serão convidadas a competir no \"Elite 16\", a segunda ronda dos torneios de qualificação, assim como no que diz respeito às cidades sedes, outras duas serão determinadas a posterior.
As seis principais equipas classificadas do Elite 16 se juntarão aos campeões de Angola, Egipto, Marrocos, Nigéria, Senegal e Tunísia, para completar o lote de equipas para a temporada regular da Bal.
A Liga Africana de Basquetebol (BAL), que começa em Março de 2020, com as 12 equipas divididas em duas conferências, será a primeira colaboração da NBA com uma liga fora da América do Norte.