Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Nuno Teixeira exonerado na FAB

Hélder Jeremias - 23 de Novembro, 2014

Nuno Teixeira deixa a direcção da Federação Angolana de Basquetebol depois da Isabel Major no primeiro mandato de Paulo Madeira

Fotografia: Nuno Flash

O coordenador da Comissão Técnica Nacional de Basquetebol, Nuno João Fernandes Teixeira, foi exonerado ontem do cargo, na sequência das deliberações da reunião ordinária dos corpos sociais, data do dia 5 do corrente.

O presidente de direcção da Federação Angolana de Basquetebol, Paulo Alexandre Madeira Rodrigues, nomeou António Soares de Campo para exercer as funções de director, cuja missão se circunscreve na liderança de "uma direcção (constituída) com a responsabilidade de coordenar, mediante dependência hierárquica da direcção, os campeonatos nacionais de seniores masculinos (Bic Basket)".

"Exonero do cargo de coordenador da Comissão Técnica Nacional do Basquetebol o senhor vogal de direcção, Nuno João Fernandes Teixeira, devendo, contudo, após concertação com os demais membros indicar uma entidade consensual para a ocupação do cargo de coordenador deste órgão de consulta da direcção", lê-se no documento chegado à nossa redacção.

O Jornal dos Desportos tentou contactar Paulo Madeira para prestar esclarecimentos sobre os motivos que estão na base das mexidas de grande vulto na sua direcção, mas teve sucesso através de contactos telefónicos.

O despacho da FAB está desprovido de qualquer suporte de justificação sobre as razões que levaram ao afastamento de Nuno Teixeira das suas funções a escassos dias do arranque da época 2014/2015. O técnico de basquetebol encontra-se nos Estados Unidos da América a acompanhar as selecções de juniores masculina e feminina, que se preparam para os Jogos da SADC, a decorrer em Dezembro, em Bulawayo, no Zimbabwe.

No quadro de provimento das vagas, Paulo Madeira nomeou António Celestino Sofrimento Manuel para exercer as funções de secretário-geral. Tony Sofrimento acumula, assim, o novo cargo com as de director para o marketing e relações internacionais da FAB.

No início do ano, Isabel Major pediu a demissão de cargo de secretária geral alegadamente devido a incompatibilidades burocráticas no exercício das suas funções.