Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Oito seleces tm assegurada presena nos Jogos Olmpicos

Anaximandro Magalhes | Beijing - 14 de Setembro, 2019

A posteriori formar-se-o grupos de seis seleces, jogando todos contra todos a uma volta e os vencedores de cada srie garantem os Jogos Olmpicos.

Fotografia: d

Oito selecções, são elas, Nigéria, por África, Espanha e França (Europa), Argentina e Estados Unidos (América), Irão e Japão, na qualidade de país organizador (Ásia), e Austrália (Oceânia), já têm presenças garantidas para em 2020, na cidade de Tóquio, disputarem os Jogos Olímpicos.
Por terem cumprido os critérios previamente estabelecidos pela Federação Internacional de Basquetebol Associado (FIBA), ser os dois melhores classificados da Europa e América, e os primeiros de África, Oceânia e Ásia, os referidos países asseguraram de modo directo o apuramento para a maior montra desportiva Mundial.A estas selecções, juntam-se quatro saídas da disputa, no próximo ano, de Torneios Pré-Olímpicos, cujo país sede ainda não foi indicado pelo órgão reitor da modalidade no Mundo.
Para o Pré-Olímpico, qualificam-se as 16 melhores classificadas da 18ª edição do Mundial a decorrer até amanhã, na China, e mais duas por cada continente a convite da FIBA.
Angola e Tunísia já estão confirmadas, Senegal também deve marcar presença, tal como por mérito estão apuradas igualmente as selecções da Sérvia, República Checa, Polónia, Lituânia, Itália, Grécia, Rússia, Brasil, Venezuela, Porto Rico, República Dominicana, Alemanha, Nova Zelândia, Canadá, Turquia, China e Coreia do Sul. Restando esperar por mais quatro sob indicação.
A posteriori formar-se-ão grupos de seis selecções, jogando todos contra todos a uma volta e os vencedores de cada série garantem os Jogos Olímpicos.