Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Olímpio Cipriano integra o grupo

Melo Clemente - 15 de Junho, 2016

Triplista do Recreativo do Libolo falhou primeira sessão de treino dos hendecacampeões africanos

Fotografia: Nuno Flash

A integração do extremo base, Olímpio Cipriano, constituiu ontem a atracção da segunda sessão de treino da pré-selecção nacional de basquetebol em seniores masculino, que projecta no Pavilhão Victorino Cunha, a sua participação no torneio pré-olímpico de Belgrado, Sérvia, de 04 a 12 de Julho, prova selectiva aos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, Brasil, competição a decorrer em Agosto do ano em curso.

Depois de ter falhado a primeira sessão de treino na segunda-feira, o internacional angolano, tetra campeão africano, trabalhou sem qualquer limitação física, para  satisfação do seleccionador nacional, Carlos António Dinis, que pretende contar com os préstimos do extremo base para a grande odisseia, onde a meta passa pela conquista do passe de acesso à maior cimeira desportiva mundial, no caso,  os Jogos Olímpicos.

Já o poste Yanick Moreira que militou na temporada transacta no Múrcia de Espanha, onde efectuou mais de meia dúzia de jogos, não treinou com o resto do grupo, apesar de ter marcado presença no Pavilhão Victorino Cunha, palco escolhido para acolher a preparação dos hendecacampeões africanos que pelo segunda vez consecutiva  disputam o torneio pré-olímpico, depois de participar no torneio de repescagem de 2012, em Caracas, Venezuela.

O jovem jogador  que se notabilizou ao serviço do cinco nacional no Campeonato do Mundo de Espanha, está a resolver assuntos pessoais, razão pelo qual, ainda não integrou o grupo.Quem também observou o treino a partir da bancada, foi o extremo base Carlos Morais, atleta que conta com quatro Campeonatos Africanos das Nações, vulgo Afrobasket´s, ganhos.

Morais, deve nos próximos dias integrar os trabalhos da pré-selecção, segundo apurou o Jornal dos Desportos, junto da equipa técnica.O triplista do Recreativo do Libolo e da Selecção Nacional  procura a sexta presença em Jogos Olímpicos, depois da estreia em Barcelona, Espanha, em 1992, seguiram-se as presenças em Atlanta, Estados Unidos da América,  1996, Sidney, Austrália, 2000, Atenas, Grécia, em 2004 e Pequim, China, em 2008. O atleta extraiu um dente, pelo que obteve  a anuência do seleccionador nacional, Carlos António Dinis, para repouso.

Entretanto, dos 13 atletas que actuam no país, o poste Valdelício Joaquim que  solicitou dispensa, continua ausente dos trabalhos da pré -selecção nacional que  segue viagem no sábado dia 18, para a cidade de Madrid,  Espanha, palco do estágio pré-competitivo, antes de rumar para a capital da Sérvia (Belgrado).Na capital espanhola, o combinado nacional  efectua cinco jogos de controlo, que são testes  de antecâmara para o torneio pré-olímpico de Belgrado.   

Angola disputa o torneio pré-olímpico de Belgrado inserido no Grupo A, ao lado da similar da Sérvia, país anfitrião, e  de Porto Rico que é o adversário de estreia. No Grupo estão as selecções do Japão, Letónia e República Checa. Em Turim,  estão as selecções da Grécia, México e Irão no Grupo A, ao passo que no Grupo B estão as selecções da Itália, Croácia e Tunísia, outro representante do continente africano.Em Manila, outra sede do torneio pré-olímpico, estão as selecções da Turquia, Senegal, outro embaixador do continente berço, e o Canadá, ao passo que no Grupo B estão os combinados de França, Nova Zelândia e o país anfitrião, Filipinas.

Pré-olímpico
Antigos campeões aprimoram físico


A pré-selecção nacional de basquetebol em seniores masculino realiza hoje, quarta-feira, no Pavilhão Victorino Cunha, a terceira sessão de treinos da semana, virada essencialmente para o aprimoramento da condição física.Ontem, na segunda sessão da semana, o preparador físico Miguel Hoyo Ramos consumiu cerca de uma hora, sob  o olhar atento do seleccionador nacional, Carlos António Dinis.

De acordo com o seleccionador nacional, a componente física  vai dominar a semana de preparação do combinado nacional, sem descurar os aspectos técnicos - tácticos."Nós vamos trabalhar essencialmente a componente física, sem descurar como é evidente, os aspectos técnicos e tácticos, porque pretendemos estar ao mais alto nível durante a disputa do torneio pré-olímpico de Belgrado. Para estarmos bem na competição, teremos de necessariamente cuidar da parte física", asseverou o seleccionador nacional.

Entretanto, os atletas "americanos" convocados para o torneio pré-olímpico, continuam sem data de chegada, situação que começa preocupar o técnico Carlos António Dinis que tenciona observar os respectivos jogadores, nomeadamente, Bruno Fernando e Sílvio Sousa, ambos campeões africanos de sub-16, em 2013, prova disputada em Antananarivo, para além de Valdir Manuel, MVP (Jogador Mais Valioso) da última edição do campo de férias, realizada em Joanesburgo, em 2015. 

Lista dos convocados: Gerson Gonçalves, Leonel Paulo e Reggie Moore (Petro de Luanda), Armando Costa, Hermenegildo Santos, Edson Ndoniema, Islando Manuel e Felizardo Ambrósio (1º de Agosto), Valdelício Joaquim, Carlos Morais, Olímpio Cipriano e Roberto Fortes (Libolo), Gerson Domingos (Interclube), Yanick Moreira (Múrcia de Espanha), Bruno Fernando, Sílvio Sousa e Valdir Manuel (American School).