Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Paquete lamenta debilidades da seleco nacional de sub-16

Melo Clemente - 22 de Junho, 2013

Seleccionador nacional continua a trabalhar os fundamentos tcnicos antes de entrar para os aspectos tcticos

Fotografia: Kindala Manuel

As debilidades técnicas apresentadas pelas integrantes da pré-selecção nacional de basquetebol feminina de sub-16 que prepara o Campeonato Africano das Nações da categoria, prova a decorrer de 27 de Julho a 4 de Agosto próximo, em Harare, capital do Zimbabwe, está a preocupar o seleccionador nacional, Apolinário Paquete.

Ontem, em entrevista ao Jornal dos Desportos, logo após a sessão de treino do período matinal, realizada num pavilhão da Cidadela Desportiva, o seleccionador nacional afirmou com alguma tristeza que, apesar de estar já na terceira semana de preparação, o trabalho continua a incidir nos fundamentos técnicos, com principal realce para a mecânica de lançamento, passe e dribles, quando em situação normal estaria já a tratar de questões de fórum táctico.

“Estas primeiras três semanas de trabalho estão a ser bastante complicadas para nós. Prova disso é que estou quase sem voz de tanto gritar para as atletas. Infelizmente, as jogadoras estão com muitos problemas relacionados com os fundamentos de jogo, portanto, os básicos. Estou a referir-me à mecânica de lançamento, o passe, drible, as diferentes mudanças de direcção, as saídas em drible directo cruzado, drible directo e mudança de direcção entre as pernas, entre outros”, explicou o treinador.

Em face destas debilidades, o corpo técnico da pré-selecção nacional decidiu trabalhar durante as primeiras três semanas, período que pode ser alargado por mais uma semana, no aprimoramento dos fundamentos técnicos, porque no entender do treinador Apolinário Paquete fica difícil gizar qualquer pressuposto táctico sem que os fundamentos técnicos sejam totalmente dominados pelo grupo de trabalho.

Nesta perspectiva, a equipa técnica tem trabalhado no sentido de dotar o grupo de trabalho com um arsenal técnico que permita futuramente executar sem receio qualquer pressuposto táctico.

“Como se trata de formação, tem sido nesta perspectiva que temos conduzido todo o processo de trabalho”, disse. Apolinário Paquete esclareceu ainda que não se pode esperar por resultados satisfatórios do “cinco” nacional na fase final do Campeonato Africanos das Nações, porque se para tal acontecesse teriam que queimar etapas.

“Não devemos ter pressa, por isso não ambicionem resultados muito favoráveis, porque se tivermos que ir por aí, eu teria que pular etapas e sendo conhecedor daquilo que é a formação, aquilo que necessita um jogador em fase de formação é dominar os fundamentos técnicos”, explicou.

Apesar destes constrangimentos, o grupo tem melhorado alguns aspectos, fundamentalmente a mecânica de lançamento e a qualidade de passe. Apolinário Paquete lançou um apelo a todos os treinadores de formação no sentido de trabalharem cada vez mais para o melhoramento dos fundamentos técnicos, porque o tempo na selecção é bastante reduzido.


Afrobasket

Decacampeões encerram estágio no Bié


A pré-selecção nacional de basquetebol em seniores masculinos que prepara a sua participação no Campeonato Africano das Nações, vulgo Afrobasket, competição a disputar de 20 a 31 de Agosto próximo, na Costa do Marfim, encerra hoje o estágio que efectua na província do Bié.

Os decacampeões africanos que perseguem o título perdido em 2011, em Antananarivo, capital do Madagáscar, e, consequentemente, o apuramento ao Campeonato do Mundo de Espanha, a disputar-se em 2014, embarca amanhã para a cidade de Benguela, onde vai trabalhar igualmente por um período de uma semana.

A componente física dominou a primeira semana de preparação da pré-selecção nacional na capital biena, onde o “cinco” nacional foi recebida em apoteose pela população.

O extremo Olímpio Cipriano, que falhou os primeiros dias treinos, devido a gripe, já reintegrou o grupo de trabalho sem qualquer limitação. Carlos Almeida e Armando Costa, ambos do 1º de Agosto podem juntar-se ao grupo nas próximas horas.

A selecção nacional regressa a Luanda no dia 30 do mês em curso, rumando posteriormente para Espanha, para um estágio pré-competitivo.   
MC 

 

Revelação
“Falta muita coisa”


“Falta muita coisa”, foi desta maneira que o seleccionador nacional feminino de sub-16, Apolinário Paquete, respondeu sem qualquer rodeio quando indagado sobre as condições de trabalho proporcionado pela direcção da Federação Angolana de Basquetebol, liderada pelo Paulo Madeira.

De acordo com o seleccionador nacional, nos escalões de formação existem qualidades físicas que precisam de ser desenvolvidas. “Como sabe, a nível dos escalões de formação, as qualidades físicas precisam de ser desenvolvidas e este processo só é possível se tivermos bolas medicinais de um kilo, dois kilos e três kilos, porque é impossível eu tentar melhorar a mecânica de lançamento somente com bolas de basquete, porque chega uma determinada altura em que falta a execução do gesto técnico de força”, enfatizou.
MC


NBA
Miami Heat
revalida título

Os Miami Heat conquistaram na madrugada de ontem o segundo título consecutivo de campeões da NBA - o terceiro -, ao superarem, no sétimo e derradeiro encontro da final dos “play-offs”, em casa, os San Antonio Spurs, por 95-88.

LeBron James esteve à altura dos acontecimentos e foi o comandante dos Heat, marcando 37 pontos, aos quais juntou 12 ressaltos e 4 assistências. Na companhia de LeBron James esteve Dwyane Wade, com 23 pontos e fez uns impressionantes 10 ressaltos. Menos positivas foram as exibições de Chris Bosh e Mike Miller, titulares que terminaram a partida sem qualquer ponto.

Do lado contrário, Tony Parker esteve alguns furos abaixo do habitual (fez apenas 10 pontos e 4 assistências), sendo Tim Duncan o salvador da “pátria” texana, com 24 pontos e 12 ressaltos. Além de Tim Duncan, também Kawhi Leonard se evidenciou, com 19 pontos e 16 ressaltos, enquanto Manu Ginobili disfarçou a má ponta final com 18 pontos.

De referir que esta foi a primeira vez que os Spurs perderam numa final dos “play-offs”, depois de quatro conquistas nas outras decisões em que estiveram inseridos. Eis os parciais: 18-16; 28-28; 26-27; 23-17.


NBA
Utah adquire novo
sistema de placard


Com uma campanha tímida nesta temporada, que deixou a equipa a uma posição dos “Play-offs” (ficou em nono na Conferência Oeste, com 43 vitórias e 39 derrotas), o Utah Jazz decidiu fazer um grande investimento no campo, o Energy Solutions Arena. Os proprietários anunciaram a compra de um novo sistema de placard electrónico.

No centro da arena haverá quatro telas de alta definição, além de placas espalhadas, que mostram as estatísticas dos jogos. A implementação do novo sistema deve ser concluída até Outubro, antes do início da nova temporada.

Na última segunda-feira, o Utah Jazz recebeu o brasileiro Lucas Bebê, que treinou na equipa visando o “draft”. A equipa terá direito a duas escolhas na selecção.