Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Pau Gasol define objectivos

08 de Julho, 2015

Espanhol Pau Gasol confiante no desempenho de Espanha no Europeu de Basquetebol

Fotografia: AFP

O espanhol Pau Gasol está confiante no desempenho de Espanha,  no EuroBasket 2015. A selecção busca o tri -campeonato (2009 e 2011), mas se conseguir chegar à final pode ficar automaticamente classificada para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Caso fique entre os cinco primeiros, a equipa pode ter a possibilidade de disputar o Pré-Olímpico. O titular absoluto do Chicago Bulls acredita, que a campeã mundial em 2006 deve  mirar a vaga olímpica, mas o foco principal é trabalhar duro,  para buscar o título europeu.

“O principal é que tenhamos vontade de competir e alcançar os nossos objectivos”, disse o atleta em entrevista ao “El País”. “Primeiro é conseguir a classificação para os Jogos do Rio, segundo é ganhar o torneio europeu. Não é questão de chegar entre os cinco primeiros ou à final, mas ganhá-la, com trabalho, ambição e humildade necessários para consegui-lo”, acrescentou Pau, que completou 35 anos na segunda-feira.

O EuroBasket conta com diversas estrelas da NBA, como o alemão Dirk Nowitzki, do Dallas Mavericks, os franceses Tony Parker e Boris Diaw, do San Antonio Spurs, o russo Timofey Mozgov (Cleveland Cavaliers) e os eslovenos Goran e Zoran Dragic (Miami Heat). O torneio vai ser realizado na Ucrânia, entre os dias 5 e 20 de Setembro, e vai ter a participação de 24 selecções divididas em quatro grupos.

O técnico da selecção de Espanha, Sergio Scariolo, pode ter uma baixa importante. O ala armador Juan Carlos Navarro, do Barcelona, vai fazer um tratamento na pré-temporada para se recuperar de um problema físico no pé direito e não vai estar à disposição. Gasol lamentou a ausência do companheiro.

“Sempre esteve na selecção, excepto no ano que operou o joelho. Mas é um momento importante para tomar a decisão, creio que tenha sido correcta, dado o seu estado físico e a perspectiva de aumentar a carreira”, avaliou o MVP (Jogador Mais Valioso) do título de 2009. Gasol vem de uma temporada boa na NBA, com médias de 18,5 pontos e 11,8 ressaltos por partida, números similares ao desempenho no Los Angeles Lakers em 2010. Os Bulls chegaram às meias-finais da Conferência Leste, mas foram eliminados pelos Cavaliers de LeBron James. Questionado sobre o segredo de uma carreira de sucesso, o espanhol foi directo ao ponto.

“Não há segredos. É uma mistura de entusiasmo e ambição de chegar ao alto nível. Isso, exige um esforço físico, talento, empenho e disciplina muito grandes. É algo que muitos querem, mas poucos estão dispostos a fazer o que for necessário”, avaliou.Mesmo depois de 14 anos na maior liga de basquetebol do mundo, o espanhol ainda não pensa aceitar os convites para regressar ao Barcelona. “Eu valorizo a minha carreira ano a ano e agora estou focado nos Estados Unidos”, finalizou o jogador.